Ameaças recentes

Foram reportadas as seguintes ocorrências baseadas no envio de mensagens de correio eletrónico (email) para os clientes do NBnet/NBnetwork.

 

Nessas mensagens são pedidos todos os dados de acesso ao serviço, posições da matriz de assinatura e outros dados de identificação, bem como atualização de dados do cliente e oferta de dispositivos de segurança para acesso ao serviço, que deverão ser instalados no computador através de um link disponível no texto da mensagem.

 

Tratam-se de emails fraudulentos que não foram enviados pelo NOVO BANCO e que não deverão ser respondidos. Caso detete uma situação desta natureza entre de imediato em contacto com o NOVO BANCO através do serviço NBdireto 707 24 7 365.

 

Relembramos que o NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos, nem lhe enviará emails a solicitar todos os dados da mesma.

CASO 1
(19/10/2016)

"Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz".

Este e-mail contêm um link (Botão Actualizar) que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.

Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não clicar em links ou seguir falsas instruções.
NUNCA E EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA, forneça mais do que três posições do seu cartão matriz em qualquer página da internet. O NOVO BANCO nunca pedirá este tipo de procedimentos.

Suspeite sempre de links e ficheiros em e-mails. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer ação ou interação, já que podem conter vírus indetetáveis.

Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

CASO 2
(15/09/2016)

"Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz".

Este e-mail contêm um link (Botão Actualizar) que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.

Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não clicar em links ou seguir falsas instruções.
NUNCA E EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA, forneça mais do que três posições do seu cartão matriz em qualquer página da internet. O NOVO BANCO nunca pedirá este tipo de procedimentos.

Suspeite sempre de links e ficheiros em e-mails. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer ação ou interação, já que podem conter vírus indetetáveis.

Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

CASO 3
(25/07/2016)
Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz.

Este e-mail contêm um link (ACTIVAR CARTÃO Matriz) que o redireciona para um WebSite fraudulento, com uma imagem muito aproximada ao Site NB.

Caso tenha recebido este e-mail, deverá apagar de imediato. Não clicar em links ou seguir falsas instruções.
NUNCA E EM CIRCUNSTÂNCIA ALGUMA, forneça mais do que três posições do seu cartão matriz em qualquer página da internet. O NOVO BANCO nunca pedirá tal coisa.


Suspeite sempre de links e ficheiros em e-mails. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer ação ou interação, já que podem conter vírus indetetáveis.

Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.
CASO 4
(19/07/2016)

Tentativa de fraude através de um e-mail que solicita uma suposta Ativação do Cartão Matriz.

Caso tenha recebido este e-mail, apague de imediato. Não responda e não clique em links nem abra ficheiros.

Suspeite sempre de links e ficheiros em e-mails. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer ação ou interação, já que podem conter vírus indetetáveis.

Em caso de dúvida contacte a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

CASO 5
(27/05/2016)

Tentativa de fraude através de email indicando "MENSAGEM IMPORTANTE :: Utilizador Desactivado".

 

Minimize os riscos associados às tentativas de obtenção fraudulenta das suas credenciais de utilização dos serviços de Internet banking do NOVO BANCO.
Caso tenha sido confortado com estas páginas fraudulentas por favor contacte o serviço NBdirecto através do nº 707 24 7 365.

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.
O NOVO BANCO nunca lhe pedirá, em condição alguma, que introduza mais do que 3 dígitos do seu Cartão de Canais Diretos.

Esteja atento!

CASO 6
(02/03/2016)

Tentativa de fraude com a apresentação de ecrãs fraudulentos após introdução do nº adesão/pin, visando a recolha das 192 posições da Matriz do cartão de acesso ao Canais Directos do NOVO BANCO.

 

Minimize os riscos associados às tentativas de obtenção fraudulenta das suas credenciais de utilização dos serviços de Internet banking do NOVO BANCO.
Caso tenha sido confortado com estas páginas fraudulentas por favor contacte o serviço NBdirecto através do nº 707 24 7 365.

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.
O NOVO BANCO nunca lhe pedirá, em condição alguma, que introduza mais do que 3 dígitos do seu Cartão de Canais Diretos.

Esteja atento!

CASO 7
(29/02/2016)

Tentativa de fraude com a apresentação de ecrãs fraudulentos no acesso ao site do Portal das Finanças.

 

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!

CASO 8
(28/10/2015)

Tentativa de fraude com a apresentação de ecrãs fraudulentos após introdução do nº adesão/pin no Internet Banking, visando a recolha das 192 posições da Matriz do cartão de acesso ao Canais Directos do NOVO BANCO e o Número de Telemóvel.

 

Minimize os riscos associados às tentativas de obtenção fraudulenta das suas credenciais de utilização dos serviços de Internet banking do NOVO BANCO.
Caso tenha sido confortado com esta página fraudulenta por favor contacte o serviço NBdirecto através do nº 707 24 7 365.

 

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!

CASO 9
(26/10/2015)

Receção de um email fraudulento, onde o utilizador é levado a realizar uma suposta reativação do seu cartão matriz.

O email fraudulento poderá conter o assunto "Reactivação Cartão Matriz - Novo Banco" e remete para a necessidade de reativação da chave em virtude da anterior ter expirado, falando de um custo de €70,90 pelo envio da nova chave após 24 horas.

Caso tenha recebido este email fraudulento apague-o de imediato sem consultar o seu conteúdo.
Os destinatários destas mensagens são induzidos a aceder a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, as quais, simulando os serviços de Internet Banking do NOVO BANCO que visam a recolha de dados bancários e outra informação confidencial para uso ilícito.

 

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!

CASO 10
(08/10/2015)

Receção de um email fraudulento, onde o utilizador é levado a realizar uma suposta atualização de segurança do seu NBnet.
Apresentação de ecrãs fraudulentos após introdução do nº adesão/pin no Internet Banking, visando a recolha das 192 posições da Matriz do cartão de acesso ao Canais Directos do NOVO BANCO.
Minimize os riscos associados às tentativas de obtenção fraudulenta das suas credenciais de utilização dos serviços de Internet banking do NOVO BANCO.
Caso tenha sido confortado com esta página fraudulenta por favor contacte o serviço NBdirecto através do nº 707 24 7 365.

 

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!

CASO 11
(17/09/2015)

Tentativa de fraude com a apresentação de ecrãs fraudulentos após introdução do nº adesão/pin no Internet Banking, visando a recolha das 192 posições da Matriz do cartão de acesso ao Canais Directos do NOVO BANCO.
Minimize os riscos associados às tentativas de obtenção fraudulenta das suas credenciais de utilização dos serviços de Internet banking do NOVO BANCO.
Caso tenha sido confortado com esta página fraudulenta por favor contacte o serviço NBdirecto através do nº 707 24 7 365.

 

Mantenha o seu computador atualizado.
Instale um programa anti-spyware /Anti-malware que o proteja de programas que recolhem informações pessoais sem o seu consentimento.
Conheça as nossas recomendações de segurança.

 

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!

CASO 12
(29/06/2015)

Receção de um email fraudulento, onde o utilizador é levado a realizar uma suposta atualização de segurança do seu NBnet.

Ao selecionar o botão "Acede aqui ao NBnet" são apresentados ecrãs a solicitar os seguintes dados/informações sensíveis:

- Adesão e PIN;
- Matriz completa;
- Dados sensíveis de Cartões de Crédito (nº de Cartão; CVV; Data de Validade);
- Nome e NIF.

O email fraudulento poderá conter o assunto "Mais segurança para você!" e remete para a necessidade de preencher dados e fazer essa atualização em todos os computadores que o Cliente pode utilizar.

Caso tenha recebido este email fraudulento apague-o de imediato sem consultar o seu conteúdo.
Os destinatários destas mensagens são induzidos a aceder a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, as quais, simulando os serviços de Internet Banking do NOVO BANCO que visam a recolha de dados bancários e outra informação confidencial para uso ilícito.

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!

CASO 13
(22/06/2015)

Receção de um email fraudulento, onde o utilizador é levado a realizar uma suposta reativação do seu cartão matriz.

O email fraudulento poderá conter o assunto "Reactivação Cartão Matriz - Novo Banco" e remete para a necessidade de reativação da chave em virtude da anterior ter expirado, falando de um custo de €90,00 pelo envio da nova chave após 24 horas.

Caso tenha recebido este email fraudulento apague-o de imediato sem consultar o seu conteúdo.
Os destinatários destas mensagens são induzidos a aceder a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, as quais, simulando os serviços de Internet Banking do NOVO BANCO que visam a recolha de dados bancários e outra informação confidencial para uso ilícito.

O NOVO BANCO nunca irá solicitar este tipo de procedimento/dados.

Esteja atento!