NOVO BANCO Photo

Tendo preocupações de sustentabilidade o NOVO BANCO lançou em 2017 um modelo inovador de Dividendo Social, um modelo assente em 4 programas, nomeadamente:

  • #NB Equal Gender
  • #NB Work & Life
  • #NB Environment
  • #NB Social Responsibility

Com objetivos concretos para 2020, e que tem como compromisso retribuir à sociedade e aos seus colaboradores o que o Banco origina com a sua atividade, o NOVO BANCO pretende com o modelo Dividendo Social assumir um papel de referência neste domínio com preocupações de igualdade de género, bem-estar social e ambiental.


#NB Equal Gender
 

Os compromissos assumidos no âmbito da igualdade de género vêm ao encontro dos objetivos estratégicos do NOVO BANCO, que passam pela adoção das melhores práticas na área da gestão do capital humano, no domínio da motivação e no desenvolvimento e retenção de talentos.

O programa #NB Equal Gender visa garantir um maior equilíbrio em linha com a base de clientes, o talento disponível e um princípio de meritocracia global. Atualmente, o NOVO BANCO já atingiu a paridade de género no número total de colaboradores.

Atualmente a Comissão Executiva do Banco conta com um elemento feminino, num total de sete elementos.

#NB Work &Life

O programa tem como objetivo facilitar a conciliação entre as exigências da vida profissional e as necessidades ao nível pessoal/família. O NOVO BANCO reforçou as suas práticas de conciliação da vida profissional e privada, através deste programa, promovendo o bem-estar dos Colaboradores.

Deste programa fazem parte iniciativas como:

1. Dispensas em Datas Especiais - dispensa em datas especiais da vida pessoal dos Colaboradores, nomeadamente no dia do aniversário do colaborador, tarde do dia de Aniversário dos filhos/enteados a cargo dos Colaboradores (até aos 18 anos de idade); primeiro dia de aula do 1º ano de escolaridade de filhos/Enteado a cargo dos Colaboradores;
2. Dias adicionais de férias - aquisição de dias extra de férias (até 5 dias), para além dos dias de férias previstos na Lei. Trata-se de férias não remuneradas, não sendo contabilizados para o absentismo nem tendo qualquer impacto no valor do subsídio de férias;
3. Novo serviço de TakeAway NB (iniciativa com enorme sucesso e adesão) - possibilidade de os colaboradores adquirem as suas refeições nos refeitórios do banco e levá-los para casa, refletindo o enfoque do Banco no desenvolvimento de uma Política de conciliação trabalho - família proporcionando aos colaboradores mais tempo para si e para os seus.
 

#NB Environment

No âmbito do programa de Gestão Ambiental o banco definiu um conjunto de objetivos para minimizar os impactos ambientais decorrentes da sua atividade.

Estes objetivos foram identificados após um diagnóstico ambiental, com a finalidade de consolidar a gestão responsável, reduzindo a pegada ambiental da atividade do banco. Para atingir estes objetivos propostos, foram identificadas medidas e ações prioritárias a implementar, bem como a monitorização semestral dos seus resultados.


#NB Social Responsibility

Dentro da sua estratégia de responsabilidade social empresarial o banco tem um conjunto de soluções para questões importantes na comunidade em que exerce a sua atividade, designadamente:

1. NB Crowdfunding Social - NB Crowdfunding Social - Centrar e tornar mais ambicioso o seu programa de solidariedade social através da plataforma digital pioneira e inovadora NB Crowdfunding Social que a 30 de junho contava com cerca de 10 943 doadores e 134 projetos financiados por donativos a 100%, num total de 563 mil euros: www.novobancocrowdfunding.pt
2. Mecenato Cultural - Apoiar atividades de instituições que promovem o progresso cultural e jovens artistas do país e o acesso ao património cultural português, através do prémio NOVO BANCO Revelação de fotografia.
3. Inclusão Financeira - contribuir para a formação de uma geração de consumidores de serviços financeiros com especial enfoque na vertente pedagógica principalmente a matemática, através das Olimpíadas da Matemática, iniciativa em que o NOVO BANCO é o principal mecenas.