10ª edição do Concurso Nacional de Inovação

Dia 27 de novembro, no Espaço NOVO BANCO, decorreu a cerimónia de entrega de prémios da décima edição do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação. No evento, que contou com a presença do CEO da Feedzai, Eng.º Nuno Sebastião, foram distinguidos os três projetos vencedores nos setores a concurso, incluindo o vencedor absoluto.

O júri - composto por reitores e vice-reitores das principais universidades do país atribuiu o grande prémio ao projeto Leishmaniasis Veterinary Detection System (LEVDS), um teste simples, rápido e fiável para diagnosticar a leishmaniose, doença parasitária que afeta os seres humanos e os cães. Integrada na categoria de ‘Saúde, Serviços e Tecnologias de Informação e Comunicação’, a técnica de diagnóstico foi criada por uma equipa do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, liderada pela investigadora Célia Maria Amorim.

Na edição de 2014 do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação concorreram 88 projetos, nas áreas de ‘Saúde, Serviços e Tecnologias de Informação e Comunicação’, ‘Competitividade Industrial’ e ‘Recursos Naturais & Ambiente’. Para além do projeto vencedor, foram ainda atribuídos prémios aos vencedores setoriais, num valor global de 205 mil euros. No setor de ‘Competitividade Industrial’ venceu o projeto de Betão UHPFRC (Ultra High Performance Fiber Reinforced Concrete) e na área de ‘Recursos Naturais & Ambiente’ foi distinguida a proposta de um novo biocida biológico para tintas marítimas.

No processo de avaliação das candidaturas, o júri do concurso guiou-se por um conjunto de critérios definidos pelo seguinte grau de importância: impacte potencial dos resultados do projecto na competitividade empresarial; excelência científica e caráter inovador do projeto; credibilidade da empresa, instituição de I&D ou inventor.

Veja aqui a descrição dos projetos premiados pela 10ª edição do NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação.