8ª edição do Concurso Nacional de Inovação 
 

Na cerimónia pública, que contou com a presença do Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Eng.º Carlos Oliveira e com o Fundador da Siscog, Eng.º João Pavão Martins, foram distinguidos 4 projectos nos sectores a concurso, bem como o vencedor absoluto.

O júri - composto por reitores e vice-reitores das principais universidades do País - decidiu atribuir um grande prémio, distinguindo um entre os vencedores sectoriais. A tecnologia em causa, premiada no sector de Tecnologias de Informação e Serviços, permite aumentar 10 vezes o número de utilizadores que, a partir do mesmo ponto de acesso WIFI, podem aceder a conteúdos de vídeo ou a dados em tempo real. Esta solução pode causar uma verdadeira revolução no sector das comunicações móveis dado que, actualmente, os pontos de acesso WIFI só conseguem fornecer conteúdos de vídeo em alta qualidade a um número muito limitado de clientes, tipicamente cinco a oito.

No processo de avaliação das candidaturas, o júri do concurso guiou-se por um conjunto de critérios definidos pelo seguinte grau de importância: impacte potencial dos resultados do projecto na competitividade empresarial; excelência científica e carácter inovador do projecto; credibilidade da empresa, instituição de I&D ou inventor.

Veja aqui a descrição dos projetos premiados pela 8ª edição do Concurso Nacional de Inovação.