b-a-bes
 

O b-a-bes é o primeiro site de literacia financeira a abordar os conceitos da nova economia de forma integrada e alinhados com as atuais necessidades de educação financeira. Com a crescente complexidade financeira e introdução de novos conceitos de economia e finanças, despoletados pela crise financeira global, existe um novo jargão que deve ser explicado à sociedade especialmente pelo impacto que tem no dia a dia das pessoas e pela sua recorrência na comunicação social.

O portal é inovador na criação de um dicionário financeiro e pela área dedicada à "nova economia", que traduz por palavras simples conceitos extremamente complexos. Apesar de incluir uma forte componente de poupança, investimento e secções dedicadas às finanças pessoias, o site vai mais além ao se dedicar à educação e explicação de conceitos como CDS, CDOs, fundo de resgate, bailout, entre muitos outros. Faz também uso de vários meios cognitivos para facilitar a aprendizagem, incluindo conteúdos em vídeo, imagens e texto. É assim o primeiro portal de literacia financeira a explicar o "banquês" em português.


As funcionalidades

Está organizado em quatro áreas temáticas - Nova Economia, Crédito, Poupar e Investir, Finanças Pessoais - e disponibiliza ainda um inovador dicionário (de banquês para português) que de forma simples e resumida explica os principais termos financeiros utilizados e que ajudam a perceber o que são eurobonds, o que é a troika, o que são CDS, o que é o rating, o que são stress test, o que é um downgrade ou o que é um bailout.

A navegação intuitiva pelas diferentes categorias de conceitos, permite aprofundar os conhecimentos financeiros e apreender de forma simples, aquilo que até agora era tido como complexo.


As áreas temáticas

Nova Economia – Pretende desmistificar os principais "chavões" financeiros do dia a dia. Nesta secção poderão ser encontradas respostas às questões mais frequentes sobre a atual conjuntura económica e sobre os novos conceitos económico-financeiros.

Crédito - O crédito é sem dúvida um instrumento fundamental para o crescimento económico, esta secção constitui um guia completo sobre os principais temas e conceitos deste área.

Poupar e Investir - A poupança e o investimento estão acessíveis a todos. A gestão das finanças pessoais é uma necessidade se pretende ter mais dinheiro e qualidade de vida. Nesta secção são disponibilizadas dicas para poupar mais e investir melhor. Os principais conceitos das finanças pessoais e dos produtos de investimento serão apresentados na forma de um guia prático que permite ajudar a tomar decisões sobre os investimentos a efetuar.

Finanças Pessoais - As finanças pessoais têm um impacto direto na vida de todas as pessoas. No planeamento financeiro, como em muitas vertentes da vida pessoal é importante tomar decisões conscientes e racionais. Com as práticas corretas é possível ter mais segurança financeira e qualidade de vida. Nesta secção encontram-se métodos e ensinamentos para avaliar as finanças pessoais, traçar orçamentos e preparar a reforma.

Vídeos tutoriais - De forma a responder às dúvidas mais comuns e aos temas mais complexos, disponibiliza oito vídeos, através dos quais, em cerca de um minuto se explica com recurso a gráficos, animações e imagens, de forma simples conceitos como:

  • O que é a TAE
  • O que é o Spread
  • Como funciona o Fundo de Resgate
  • Para que serve o Rating
  • O Mercado interbancário, a EONIA e a Euribor
  • O que é a Liquidez
  • O que é a Dívida Pública
  • O que é o Défice Orçamental

Clique aqui para aceder