Cash Management Internacional no NBnetwork
 
No âmbito da estratégia de desenvolvimento do negócio internacional e do apoio aos clientes empresas mais ativos neste domínio, o NOVO BANCO disponibiliza um serviço, acessível através do NBnetwork Premium, denominado Cash Management Internacional.
 

O que é?

Trata-se de um serviço que permite às empresas com relações comerciais fora de Portugal e/ou com presença no estrangeiro uma gestão integrada de toda a tesouraria e fluxos de pagamentos relativos às suas contas no estrangeiro.

Como funciona?

Através do NBnetwork Premium, as empresas acedem comodamente aos extratos das suas contas no estrangeiro e procedem à emissão de pedidos de transferência de fundos (ordens de pagamento internacionais/repatriamento de fundos) sobre as suas contas em bancos estrangeiros.

Quais as vantagens?

  • Gestão integrada de tesouraria
  • Otimização da gestão de liquidez, com a utilização de saldos excedentários
  • Maior controlo das empresas filiais

Clientes-alvo?

Empresas nacionais que apresentem já um certo grau de internacionalização, expresso através da detenção de contas fora de Portugal ou de filiais no estrangeiro que possuam contas locais.

Subscrição?

  • 1º Passo: identificação da conta no estrangeiro (nº. de conta, moeda, IBAN (se aplicável); nome e endereço SWIFT do banco estrangeiro
     
  • 2º Passo: identificação dos serviços a configurar: consulta dos Extratos (saldos e movimentos) da conta no estrangeiro - incluindo o download - e/ou emissão de pedidos de transferência de fundos

Configuração?

  • Consultas e Download de Extratos: a conta no estrangeiro deve ser previamente configurada na opção de Configuração de Histórico de Movimentos com o respetivo pedido a ser ativado pelo gestor. Uma vez ativado o pedido, o cliente pode aceder à informação desta conta em todas as funcionalidades do Histórico de Movimentos.
     
  • Submissão de Pedidos de Transferências de Fundos: são validadas as condições de assinatura da conta NB à qual a conta internacional está associada no NBnetwork. O cliente pode executar as transferências internacionais a partir da sua conta no estrangeiro na opção de menu Operações de Estrangeiro/Pedido de Transferência de Fundos, devendo para tal completar os dados gerais de cada uma das transferências, indicando a conta origem (estrangeira), o beneficiário, o montante a transferir e a moeda da transferência.

Preçário?

  • Consultas e Download de Extratos (em diversos formatos): gratuito
     
  • Pedidos de Transferência de Fundos: gratuito
     
  • De salientar que, em ambos os casos, poderá o banco estrangeiro imputar custos ao cliente, mediante o preçário próprio de cada instituição bancária

Níveis de serviço?

  • Consultas e Download de Extratos: após a implementação do serviço junto dos bancos estrangeiros, serão visíveis no início de cada dia os saldos e movimentos das contas no estrangeiro, relativos ao dia anterior (desde que as contas tenham sido movimentadas)
     
  • Pedidos de Transferência de Fundos: as ordens são encaminhadas para os bancos estrangeiros no próprio dia em que são reunidas as assinaturas que vinculam os clientes. O processamento depende do banco no estrangeiro e das próprias características da transferência. No caso do NB Espanha, desde que o pedido de transferência de fundos seja emitido até às 13h30m - hora de Lisboa -, é garantido no próprio dia o repatriamento dos fundos para a conta da empresa junto do NOVO BANCO.

Nota: Aconselhamos que os pedidos sejam enviados durante a manhã dos dias úteis, permitindo assim a receção e o processamento dentro dos horários limites estipulados por cada banco estrangeiro, que são obviamente variáveis.