Conselho Geral e de Supervisão

Membros do Conselho Geral e de Supervisão para o quadriénio 2017-2020:

Presidente: Byron James Macbean Haynes
Vice-Presidente: Karl-Gerhard Eick
Vogal: Donald John Quintin
Vogal: Kambiz Nourbakhsh
Vogal: Mark Andrew Coker
Vogal: Benjamin Friedrich Dickgiesser
Vogal: John Herbert
Vogal: Robert A. Sherman
Vogal: Carla Antunes da Silva *


Notas Biográficas

Byron Haynes (Presidente, Independente)
Byron Haynes, de nacionalidade britânica, possui mais de 25 anos de experiência profissional no setor dos serviços financeiros. Tendo estagiado e iniciado a sua carreira na KPMG em Londres, obteve a habilitação e registou-se como revisor oficial de contas em 1991. Nos últimos nove anos - de agosto de 2008 a junho de 2017 - Byron Haynes foi membro do Conselho de Administração do BAWAG P.S.K., um banco de empresas e de retalho com sede em Viena, na Áustria, no primeiro ano como Chief Financial Officer e nos oito anos seguintes como Chief Executive Officer. Anteriormente, Byron Haynes ocupou diversas posições na gestão de topo do setor bancário, nomeadamente como Global Chief Financial Officer no ABN AMRO / Royal Bank of Scotland. Byron Haynes licenciou-se em Contabilidade e Finanças pela London University.


Karl-Gerhard Eick (Vice-Presidente, Independente)
Karl-Gerhard Eick, de nacionalidade alemã, possui mais de 35 anos de experiência profissional no setor financeiro. Atualmente acumula a posição de Presidente do Conselho Geral e de Supervisão do IKB AG com a de Presidente da GHC Global Health Care GmbH. Karl-Gerhard Eick desempenha igualmente funções de consultadoria estratégica e financeira, tendo sido Co-Fundador do Financial Reporting Enforcement Panel. Nos últimos 20 anos desempenhou cargos como Presidente do CorpusSireo GmbH, Presidente da Comissão de Auditoria do Deutsche Bank AG, Chief Executive Officer da Arcandor AG, e por mais de 10 anos foi Chief Financial Officer e Deputy Chief Executive Officer da Deutsche Telekom AG. Karl-Gerhard Eick doutorou-se em Gestão de Empresas (Dr.rer.pol) pela Universidade de Augsburg, na Alemanha.


Mark Coker (representante da Lone Star) 
Mark Coker, de nacionalidade britânica, ocupa os cargos de Managing Director e European General Counsel na Lone Star, onde é responsável pela área jurídica na Europa relativamente aos fundos da Lone Star. Adicionalmente, é membro do Conselho Geral e de Supervisão do IKB Deutsche Industriebank AG (Alemanha). Depois de mais de 25 anos a exercer a advocacia, ingressou na Hudson Advisors em 2016, tendo em 2018 integrado os quadros da Lone Star. Durante sete anos foi sócio no escritório de advogados Vinson & Elkins RLLP em Londres, tendo anteriormente sido sócio no escritório de advogados Freshfields Bruckhaus Deringer.  Mark Coker representou clientes em diversas jurisdições em todo o mundo, prestando assessoria essencialmente em operações de financiamento e de investimento privado numa grande variedade de sectores, incluindo private equity, imobiliário, energia e aviação.
Mark Coker tem um mestrado em Letras e Direito pelo Selwyn College, Universidade de Cambridge, e está habilitado para exercer advocacia no Reino Unido.


Benjamin Dickgiesser (representante da Lone Star) 
Benjamin Dickgiesser, de nacionalidade alemã, é Managing Director na Hudson Advisors Portugal LDA, onde apoia a subscrição e gestão dos investimentos europeus dos fundos da Lone Star em instituições financeiras. Adicionalmente, é membro do Conselho Geral e de Supervisão do IKB Deutsche Industriebank AG (Alemanha). Antes de ingressar na Hudson Advisors, Benjamin Dickgiesser foi administrador na Lone Star Europe Acquisitions LLP e trabalhou no Financial Institutions Group da Divisão de Banca de Investimento do Citigroup em Londres.
Benjamin Dickgiesser tem um mestrado pela University College London.


John Herbert (Independente) 
John Herbert foi Responsável Geral pela área de Imobiliária e Hotelaria do HSBC, tendo a seu cargo as atividades de crédito e banca de investimento a nível mundial.  Antes de ingressar no HSBC, foi Responsável para a Europa da área de Imobiliária e Hotelaria do Citigroup e da Merrill Lynch, sendo igualmente membro do Comité de Gestão Europeu nas duas empresas. Durante a sua permanência no Reino Unido, para além das suas funções no HSBC, John Herbert foi membro de um conselho consultivo independente do Governo do Reino Unido, membro do Conselho de Administração de uma entidade de concessão de crédito regulada francesa e esteve envolvido em diversas atividades de beneficência. Atualmente é membro do Conselho de Administração de três sociedades, para além do Novo Banco: duas instituições de crédito nos Estados Unidos e uma sociedade imobiliária no Reino Unido.
John Herbert tem um mestrado em Gestão de Empresas pela Harvard Business School e uma Licenciatura em Economia e Ciências Políticas pela Duke University.


Kambiz Nourbakhsh (representante da Lone Star) 
Kambiz Nourbakhsh, de nacionalidade austríaca, possui 19 anos de experiência profissional no setor financeiro. Kambiz Nourbakhsh é Managing Director da Lone Star Europe Acquisitions, LLP, uma afiliada do General Partner, onde é responsável pela originação de oportunidades de investimento em empresas europeias. Foi ainda Managing Director e responsável pela área de investimento em empresas europeias na Mount Kellet Capital Management. Antes de ingressar na Mount Kellett Capital, em 2011, Kambiz Nourbakhsh trabalhou 13 anos na Goldman Sachs como membro do Grupo Europeu de Situações Especiais.  A sua carreira profissional iniciou-se como diretor de risco de crédito e consultor de rating na Goldman Sachs. Kambiz Nourbakhsh tem uma licenciatura e mestrado em Economia e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia de Viena.


Donald Quintin (representante da Lone Star) 
Donald Quintin, de nacionalidade norte-americana, é Presidente da Lone Star Europe, sendo responsável por orientar as atividades de originação da Lone Star na Europa. Além disso é membro da Comissão de Gestão Executiva da Lone Star e membro do Conselho de Administração de diversas empresas do grupo na Europa.
Donald Quintin tem mais de 23 anos de experiência profissional nos mercados financeiros, quer em gestão de carteiras, como em investimento em empresas e no mercado imobiliário residencial. Recentemente, liderou a originação de investimentos em fundos de oportunidade na Europa para alguns Fundos Lone Star e foi Responsável pela área de investimentos em imobiliário não comercial na Europa. Anteriormente tinha co-liderado a originação de investimentos em fundos de oportunidade na América do Norte.  Antes de ingressar na Lone Star em 2010, Donald Quintin foi Managing Director da Merrill Lynch/BAML. Nesta posição, geriu as áreas de negociação de distressed structured debt, negociação e vendas de crédito hipotecário, e supervisionou ainda diversas carteiras, incluindo a carteira de produtos estruturados, a carteira de investimentos do Merrill Lynch Bank, a carteira de crédito a empresas garantido e a carteira de total return swaps. Donald Quintin iniciou a sua carreira como analista de derivados no Bankers Trust, tendo posteriormente ingressado no Salomon Brothers, onde desempenhou diversas funções nas áreas de banca, negociação e gestão nas direções de crédito à habitação e crédito a empresas. Donald Quintin licenciou-se pela Universidade de St. Lawrence.


Robert Sherman (Independente) 
Robert A. Sherman, natural de Boston, Massachusetts, EUA, acumula funções como Assessor Jurídico Sénior na Greenberg Traurig, uma das maiores sociedades de advogados dos Estados Unidos, e como Consultor Sénior da Rasky Partners, uma das principais empresas de relações públicas e comunicação estratégica neste país. De 2014 a 2017, Robert Sherman foi Embaixador dos Estados Unidos em Portugal. Robert Sherman e a sua mulher, Kim Sawyer, lançaram a Connect to Success, uma iniciativa inovadora e detentora de vários prémios, ligada ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, que se dedica ao empreendedorismo e empowerment das mulheres e que atualmente presta serviços a 950 negócios detidos por mulheres. Robert Sherman e a sua mulher foram recentemente nomeados pelo Presidente da Câmara de Setúbal como embaixadores para promover nos Estados Unidos as oportunidades económicas e o património natural deste município. Pelo trabalho desenvolvido em Portugal, a 10 de março de 2017 Robert Sherman recebeu do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Robert Sherman é licenciado em Ciências Políticas pela Universidade de Rochester, possuindo uma graduação Juris Doctor pela Faculdade de Direito da Universidade de Boston.


Carla Antunes da Silva (Independente) *
Carla Antunes da Silva, de nacionalidade portuguesa, acumula o cargo com a posição de Group Strategy Director do Lloyds Banking Group. Antes de ingressar no Lloyds, trabalhou durante 18 anos no Crédit Suisse, no JP Morgan, e no Deutsche Bank, onde desempenhou funções nas áreas de análise financeira, estratégia e gestão, tendo sido aprovada como indivíduo registado na Financial Conduct Authority. Em reconhecimento pelo seu trabalho no setor bancário em geral, recebeu diversas distinções, incluindo o prémio de Best Bank’s Stock Picker atribuído no Starmine Awards do Financial Times e o prémio de top UK Banks Analyst atribuído pela Institutional Investor (2007-2014). Desde 2014 Carla Antunes da Silva é Administradora Não Executiva da Social Finance. Adicionalmente, representa o Lloyds no projeto Banking Futures, sendo muito ativa como antiga aluna nos career events organizados pelo St. Edmund Hall, Universidade de Oxford.  Carla Antunes da Silva possui um mestrado em Política, Filosofia e Economia pela Universidade de Oxford e um mestrado em Gestão pela London School of Economics.


*  Aguarda autorização do BCE para início de funções.