NOVO BANCO Concurso Nacional de Inovação

Espaço NOVO BANCO

 

O espaço NOVO BANCO está situado bem no centro da cidade de Lisboa e representa a forma como o banco se tem vindo a relacionar com aquela que elegeu como a área central da sua política de mecenato cultural: a Fotografia.

Exposições em exibição:

“A voz na cabeça”
A exposição "A voz na cabeça" é um ensaio fotográfico de Valter Vinagre. O trabalho foi realizado em Vila Nova da Barquinha em 2015, durante a primeira residência artística organizada pelo Centro de Estudos de Arte Contemporânea (CEAC), e município de Vila Nova da Barquinha.

A exposição estará patente no espaço NOVO BANCO até dia 14 de julho de 2017.

 

"Da Fuga e do Encontro: Inversões do Olhar"
Com a curadoria de Sérgio Fazenda Rodrigues, é uma exposição que pretende investigar a origem e o funcionamento do olhar contemplativo. A ideia de fuga e de encontro existe no momento em que a acção se desprende e o olhar se liberta, ou no momento em que o que se foca cai fora de foco. É nesse instante em que o ver já não se dirige para fora, mas sim para dentro, que a procura ou o deambular pela imagem muda de um território predominantemente analítico para um território predominantemente afectivo.

Assente nas relações de quem vê, de como se vê e do que se vê, a exposição pretende encontrar aquilo que em cada imagem promove uma condição de fronteira, onde se interroga a imagem, o espectar e o espectador.



Sobre o Espaço NOVO BANCO

A Coleção de Fotografia Contemporânea do NOVO BANCO está acessível ao grande público neste espaço através de exposições que ali acontecem.

É objetivo do Banco divulgar a arte contemporânea, sobretudo junto de públicos que habitualmente não vão aos museus, proporcionando esse contacto através da visita a este espaço.

O espaço é de acesso livre e está aberto nos dias úteis das 9 horas às 19 horas.

Entrada gratuita.



Exposição anterior:
Exposição *27 - Linhas de Diálogo - Obras das Coleções Fundación Coca-Cola e de Fotografia Contemporânea do NOVO BANCO

No dia 4 de abril foi inaugurada a Exposição *27 - Linhas de Diálogo, que esteve patente ao público até dia 30 de setembro.

Linhas de Diálogo juntou duas coleções. A da Fundação Coca-Cola, onde há todo o tipo de técnicas e expressões da arte atual, mas onde a fotografia tem uma grande relevância, com uma das mais importantes coleções de fotografia contemporânea do mundo, a Coleção do NOVO BANCO. O resultado foi uma visão sobre duas coleções que exploram a fotografia espanhola e portuguesa num mesmo período temporal, oferecendo uma pluralidade de olhares que convidam a refletir sobre o mundo através de imagens que tanto remetem para as marcas do passado como para aspetos diversos do quotidiano e da atualidade. 

A exposição Linhas de Diálogo teve a curadoria de Lorena Martínez de Corral. Nas palavras da curadora da exposição “a fotografia foi primeiro meio visual de massas e é a chave de toda a produção técnica de imagens”. Por isso, conclui “Mais do que qualquer outro meio visual, a fotografia moldou a memória do nosso tempo, tanto a coletiva como a individual”. 
 

Contactos

Praça Marquês de Pombal, 3, 1250-161 Lisboa

Telef: 213501112

Email: espacoNB@novobanco.pt