FAQ


1) O que é uma transferência convenção?
Uma transferência convenção é uma operação automática que ocorre entre a conta com vertente à ordem e a conta com vertente poupança de uma conta serviço, em contas que tenham Gestão Automática de Tesouraria.


2) Como obter um comprovativo de NIB/ IBAN?
Pode obter o comprovativo de NIB/ IBAN, através do NBnet ou NB smart app.
NBnet: Deve aceder ao menu Quotidiano » Contas » NIB/ IBAN/ SWIFT. Clique em "Consultar", escreva o seu endereço de email e clique em "enviar email".
NB smart app: Aceda ao menu principal » Consultas » NIB/ IBAN/ SWIFT. Clique e em seguida selecione a opção "enviar-me notificação" para enviar um email. Finalize a operação na opção "Enviar".


3) Como obter o comprovativo de uma operação?
Pode obter o comprovativo de operações efetuadas nos Canais Diretos, através do NBnet ou NB smart app.
NBnet: Aceda ao menu Quotidiano » Contas » Histórico de Operações. Irá obter uma tabela com as operações efetuadas, na última coluna clique em "escolher" para aceder ao comprovativo.
NB smart app: Aceda ao menu principal » Consultas » Histórico de Operações. Em seguida selecione a operação que quer ver o comprovativo. No final do ecrã terá a opção de "Ver comprovativo". Poderá fazer o download para o seu telemóvel.

1) Fiz um pagamento de serviços com entidade e/ ou referência errados. Como posso cancelar?
A operação de pagamento de serviços é uma operação automática, não sendo, por isso, permitido ao Banco o seu cancelamento. Deverá contactar a entidade à qual efetuou o pagamento.


2) Fiz um carregamento para um telemóvel que não é meu. Como posso cancelar?
A operação de carregamento é uma operação automática, não sendo, por isso permitido ao Banco o seu cancelamento. Deverá contactar a entidade à qual efetuou o pagamento.


3) Foi debitado um valor da minha conta com o descritivo "débito direto". Como posso reaver o montante?
Quando é retirado um valor da conta, com a indicação de "débito direto" e com o qual não concorda, tem 47 dias úteis para solicitar o seu estorno. Esta operação pode ser realizada através do NBnet » Menu Quotidiano » Pagamentos e Carregamentos » Débitos Diretos » Ver cobranças agendadas » selecionar o estado "Liquidado". Ao efetuar esta seleção serão disponibilizadas todas as cobranças que foram realizadas no último mês. Para uma informação mais concreta, pode selecionar os campos "Entre datas" e "Número de Autorização". Após a seleção do débito direto que pretende revogar, deve clicar em "Revogar".


4) Como cancelar uma autorização de débito?
Através do NBnet tem a possibilidade de cancelar Autorizações de Débito. Para realizar esta operação, aceda ao Menu Quotidiano» Pagamentos e Carregamentos» Débitos Diretos» Consulta/ Alteração/ Anulação. Deve clicar em "detalhe" e a seguir em "Anular".


5) Quero fazer uma transferência todos os meses para a mesma conta e do mesmo valor. Tenho de repetir a operação todos os meses?
Através do NBnet tem a possibilidade de criar uma Ordem Permanente, definindo a periodicidade de transferência para uma determinada conta. Para realizar a operação, aceda ao Menu Quotidiano » Transferências » Ordens Permanentes » Criação de Ordem Permanente.


6) Preciso de retirar/ colocar dinheiro na minha conta poupança programada. Tenho que ir ao Balcão?
Através do NBnet e NB smart app tem a possibilidade de mobilizar ou reforçar as contas poupança programada.
NBnet: Para realizar a operação, aceda ao Menu Poupança e Investimento » Poupança » Gestão de Poupanças. Deve selecionar a conta que pretende retirar/ colocar dinheiro e no "Tipo de Operação" deve escolher "Reforço" se pretende creditar valor na poupança ou escolher "Mobilização" se pretende retirar da poupança e colocar o valor na conta à ordem.
NB smart app: Acedendo ao menu principal, selecione na área "Poupanças", a opção "Gestão de Poupanças". Selecione a conta de onde pretende efetuar a mobilização/reforço. Abaixo no ecrã terá a possibilidade de selecionar "reforço" ou "mobilização".


7) Tenho que ir a uma Caixa Multibanco se quiser ativar a minha Via Verde?
Através do NBnet tem a possibilidade de ativar a Via Verde. Para realizar a operação, aceda ao Menu Quotidiano » Outras opções » Via Verde » Ativação de Identificador.

1) Posso ativar cartões de débito e crédito no NBnet?
O NBnet tem disponível a opção de ativação de cartões para os titulares da conta-cartão. Para ativar, aceda ao NBnet e ao menu Quotidiano » Separador cartões » Opção Ativação de Cartão. Confirme o número do cartão que tem na sua posse, com o que aparece no NBnet para ativar, por fim, selecione o cartão e clique na opção de ativar.


2) O que são pagamentos de baixo valor?
Os pagamentos de baixo valor são pagamentos de pequenas quantias com cartões de débito ou crédito, sem recurso a autorização prévia com código secreto. Verificam-se estes pagamentos associados à Via Verde, parques de estacionamento, portagens e cabines telefónicas.


3) Como posso saber o detalhe dos pagamentos de baixo valor?
Poderá, a qualquer momento, consultar em detalhe (local, dia e hora) os movimentos de baixo valor. Para tal deverá aceder ao NBnet » Menu Quotidiano » Outras opções » Ver pagamento de baixo valor. Nesta opção, selecione o cartão onde se registou o movimento e clique na data de operação que pretende confirmar.


4) Não quero pagar a totalidade do meu cartão de crédito. O que devo fazer?
Caso pretenda pagar outro valor, que não, a totalidade do valor em dívida no cartão de crédito, poderá consultar o extrato a pagamento através de uma das seguintes opções:

  • Menu Quotidiano » Cartões » Pagamento de extratos » Pagar
  • Menu Quotidiano » Cartões » Extratos de cartões

Deverá garantir que, o valor que pretende pagar é igual ou superior ao valor mínimo apresentado no extrato.


5) Onde posso consultar a data limite de pagamento do meu cartão de crédito?
Para obter esta informação, deve acede ao NBnet » Menu Quotidiano » Cartões » Consultas » Pagamento de Extrato » Pagar. Será disponibilizada uma tabela com indicação de "Pagamento de Serviços", onde consta a Data Limite de Pagamento.


6) Onde consultar a entidade e referência do meu cartão de crédito?
Para consultar os dados de pagamento do cartão de crédito deverá aceder ao NBnet, numa das seguintes opções:

  • Menu Quotidiano » Cartões » Pagamento de extratos » Pagar.
  • Menu Quotidiano » Cartões » Extratos de cartões

  • Os dados da entidade e referência mantêm-se mensalmente, mas o valor a pagamento pode variar.

7) O meu cartão foi perdido/ roubado. Como posso efetuar o cancelamento no NBnet?
É possível cancelar o seu cartão através do NBnet, assim como solicitar a sua substituição, de imediato. Para isso, aceda ao NBnet » Menu quotidiano » Separador de cartões » Gestão de cartões » Cancelamento de cartões. Para garantir que anula o cartão certo, verifique o tipo de cartão (débito ou crédito) ou consulte o número dos cartões que tem em sua posse. Por fim, selecione o cartão, indique o motivo de cancelamento, o local da ocorrência e proceda ao pedido de substituição.


8) Tenho movimentos de cartão que não reconheço. O que devo fazer?
Caso verifique movimentos na sua conta à ordem, ou conta crédito, que não reconhece, deve contactar o NBdireto (707 24 7 365), com a maior brevidade possível.


9) Como alterar a modalidade de pagamento do meu cartão de crédito?
A modalidade de pagamento do cartão de crédito pode ser alterada no NBnet. No entanto, esta alteração apenas é possível, para o titular da conta crédito. Caso seja beneficiário, não terá disponível a opção de alterar a modalidade de pagamento. As alterações solicitadas só terão efeito no extrato que se encontra em curso e não no que se encontra a aguardar pagamento.
A alteração da modalidade faz-se a partir do menu Quotidiano » Cartões » Gestão de Cartões » Parametrizar o seu cartão » Alterar modalidade de pagamento. Deverá clicar em Detalhe e a seguir em Alterar modalidade de pagamento.


10) Onde posso consultar a data de validade do meu cartão de crédito?
A data de validade, o número do cartão e o código de segurança, apenas podem ser consultados no seu cartão.


11) Onde posso consultar a data de emissão do extrato do meu cartão de crédito?
Tem a possibilidade de consultar a data de emissão do extrato do seu cartão de crédito, através do NBnet, sendo titular da conta - cartão. Para efetuar a consulta, aceda ao Menu Quotidiano » Cartões » Consultas » Extratos de Cartões. Nesta opção será disponibilizada uma tabela com os extractos emitidos e tem informação sobre a data em que é emitido.


12) Como alterar o plafond do meu cartão de crédito?
Através do NBnet tem a possibilidade solicitar o aumento do plafond do seu cartão de crédito. Para efetuar o pedido, aceda ao Menu Quotidiano » Cartões » Gestão de Cartões » parametrizar o seu cartão » Alterar Limite de Crédito.


13) Quero fazer compras na internet e não quero inserir os dados do meu cartão de crédito. O que fazer?
Através do NBnet e da SmartApp tem a possibilidade de gerar um cartão virtual que permite efetuar compras de uma forma segura via internet.
NBnet: Para efetuar o pedido, aceda ao Menu Quotidiano » Cartões » Pedido de Cartão Virtual MB NET - https://www.novobanco.pt/site/cms.aspx?labelid=cvmbnet
SmartApp: Aceda ao menu principal » Cartões » Cartão Virtual MB NET


14) Como aderir ao MB WAY no NBnet?
O NBnet permite associar os seu cartões ao MB WAY. Para efetuar o pedido, aceda ao Menu Quotidiano » Cartões » MB WAY.


15) Como consultar os movimentos dos meus cartões?
Os movimentos das suas contas podem ser consultados através do NBnet ou NB smart app.
NBnet: tem a possibilidade de consultar os movimentos efectuados com os seus cartões. Para tal, deve aceder ao Menu Quotidiano » Cartões » Consultas » Movimentos a Débito de Cartões ou Movimentos Cartões de Crédito.
NB smart app: deve aceder ao menu principal e verificar na área de Cartões » opção Movimentos Cartões.


16) Como transferir plafond do meu cartão de crédito para a conta à ordem?
Através do NBnet ou NB smart app tem a possibilidade de transferir plafond do cartão de crédito para a conta à ordem.
NBnet: Para efetuar a operação, deve aceder ao Menu Quotidiano » Cartões » Cash Advance. A seguir deve inserir o valor e clicar em "Disponibilizar".
NB smart app: No menu principal na área Cartões » Cash-advance. Clicando nesta opção permitirá "Disponibilizar" o valor pretendido.


17) Quero pedir um cartão de crédito. Como registar o meu pedido no NBnet?
Através do NBnet tem a possibilidade de requisitar um cartão de crédito. Para efetuar o pedido, deve aceder ao Menu Quotidiano » Cartões » Pedido de Cartão de Crédito.


18) Quero pedir um cartão de débito. Como registar o meu pedido no NBnet?
Através do NBnet tem a possibilidade de requisitar um cartão de débito. Para efetuar o pedido, deve aceder ao Menu Quotidiano » Cartões » Pedido de Cartão de débito.


19) Como passar a receber o extrato do meu cartão de crédito por email?
O NBnet disponibiliza a possibilidade de alterar a modalidade de emissão do seu extrato de cartão de crédito. Para o efeito, deverá aceder ao Menu Quotidiano » Cartões » Gestão de Cartões » Parametrizar o seu Cartão » Alterar modalidade de emissão de extrato. No ecrã "Consultas", deve clicar em "Modalidade emissão extrato", validar a conta cartão, selecionar a modalidade pretendida e concluir no botão Alterar.


20) Como receber um alerta via email a informar o valor a pagar no meu cartão de crédito?
No NBnet pode definir alertas que o informem do valor que se encontra a pagamento no extrato do seu cartão de crédito. Deverá aceder ao Menu Personalização e Segurança » Utilização do Serviço » Gestão de Alertas » Criar, Alterar ou Eliminar Alertas. De seguida, deve clicar no botão Extratos de Cartões e no campo Regra definir "Fecho de extrato cartão de crédito - Dados de Pagamento" e o canal pretendido para a receção (SMS, email ou correio NBnet). Os alertas enviados por email ou Correio NBnet são gratuitos, os SMS têm um custo associado, que pode ser consultado no preçário, disponível em: https://www.novobanco.pt/site/cms.aspx?plg=3155cf44-35be-4a3c-860d-91f32e13fb0b


21) Como obter uma 2ª via do talão de uma operação que fiz numa ATM (Multibanco)?
É possível obter uma 2ª via do talão de uma operação efetuada na ATM (Multibanco), nos 60 dias após ter realizado o movimento. Para tal, na ATM (Multibanco) deverá escolher a opção » Consultas » Operações do Cartão na Rede Multibanco » 2ª via de talão MB.


22) Como fazer compras com o cartão de crédito e debitar o valor da conta à ordem?
Não existe essa possibilidade. Todas as compras efetuadas com cartão de crédito em comerciantes são debitadas no plafond do cartão de crédito.


23) Como posso efetuar um levantamento do plafond do meu cartão de crédito, numa Caixa Multibanco?
Numa Caixa Multibanco, após inserir o cartão de crédito e marcar o respetivo PIN, deverá escolher a opção » Levantamentos » Levantamento a Crédito.

1) Como posso alterar o nº de telemóvel associado à minha Segurança Adicional?
No NBnet é possível fazer a alteração do número de telemóvel definido para a Segurança Adicional. Deverá aceder às opções Personalização e Segurança » Segurança » Segurança Adicional por SMS » Alteração de número de telemóvel. Após inserir o novo nº de telemóvel, concluir no botão Alterar. A alteração não é imediata e deverá ser confirmada através da inserção de uma Chave de confirmação, que receberá por carta na morada associada à conta.


2) Como efetuar a certificação de beneficiários frequentes?
No NBnet e na SmartApp tem a possibilidade de certificar beneficiários frequentes das transferências que realiza para que, em operações futuras, o processo seja facilitado.
NBnet: Poderá fazê-lo no menu Quotidiano » Transferências » Nacionais e zona euro.
NB smart app: Menu geral» Transferências » Executar Transferência» Nacionais e Zona Euro. Após introduzir os dados do beneficiário seleciona a opção "Beneficiário Certificado".


3) Não consigo ver todas as minhas contas no NBnet. O que posso fazer para resolver a situação?
No NBnet existe a possibilidade de atribuir nomes às suas contas e selecionar quais as que pretende visualizar.
Deverá aceder a Personalização e Segurança » Apresentação do serviço » Contas. Após selecionar as contas a visualizar e atribuir-lhes os nomes pretendidos, deve confirmar no botão "Alterar".