FAQ


1) O que é uma transferência convenção?
Uma transferência convenção é uma operação automática que ocorre entre a conta com vertente à ordem e a conta com vertente poupança de uma conta serviço, em contas que tenham Gestão Automática de Tesouraria.


2) Como obter um comprovativo de NIB/ IBAN?
Pode obter o comprovativo de NIB/ IBAN, através do NBnet ou NB smart app.
NBnet: Deve aceder ao menu Quotidiano » Contas » NIB/ IBAN/ SWIFT. Clique em "Consultar", escreva o seu endereço de email e clique em "enviar email".
NB smart app: Aceda ao menu principal » Consultas » NIB/ IBAN/ SWIFT. Clique e em seguida selecione a opção "enviar-me notificação" para enviar um email. Finalize a operação na opção "Enviar".


3) Como obter o comprovativo de uma operação?
Pode obter o comprovativo de operações efetuadas nos Canais Diretos, através do NBnet ou NB smart app.
NBnet: Aceda ao menu Quotidiano » Contas » Histórico de Operações. Irá obter uma tabela com as operações efetuadas, na última coluna clique em "escolher" para aceder ao comprovativo.
NB smart app: Aceda ao menu principal » Consultas » Histórico de Operações. Em seguida selecione a operação que quer ver o comprovativo. No final do ecrã terá a opção de "Ver comprovativo". Poderá fazer o download para o seu telemóvel.

1) Fiz um pagamento de serviços com entidade e/ ou referência errados. Como posso cancelar?
A operação de pagamento de serviços é uma operação automática, não sendo, por isso, permitido ao Banco o seu cancelamento. Deverá contactar a entidade à qual efetuou o pagamento.


2) Fiz um carregamento para um telemóvel que não é meu. Como posso cancelar?
A operação de carregamento é uma operação automática, não sendo, por isso permitido ao Banco o seu cancelamento. Deverá contactar a entidade à qual efetuou o pagamento.


3) Foi debitado um valor da minha conta com o descritivo "débito direto". Como posso reaver o montante?
Quando é retirado um valor da conta, com a indicação de "débito direto" e com o qual não concorda, tem 47 dias úteis para solicitar o seu estorno. Esta operação pode ser realizada através do NBnet » Menu Quotidiano » Pagamentos e Carregamentos » Débitos Diretos » Ver cobranças agendadas » selecionar o estado "Liquidado". Ao efetuar esta seleção serão disponibilizadas todas as cobranças que foram realizadas no último mês. Para uma informação mais concreta, pode selecionar os campos "Entre datas" e "Número de Autorização". Após a seleção do débito direto que pretende revogar, deve clicar em "Revogar".


4) Como cancelar uma autorização de débito?
Através do NBnet tem a possibilidade de cancelar Autorizações de Débito. Para realizar esta operação, aceda ao Menu Quotidiano» Pagamentos e Carregamentos» Débitos Diretos» Consulta/ Alteração/ Anulação. Deve clicar em "detalhe" e a seguir em "Anular".


5) Quero fazer uma transferência todos os meses para a mesma conta e do mesmo valor. Tenho de repetir a operação todos os meses?
Através do NBnet tem a possibilidade de criar uma Ordem Permanente, definindo a periodicidade de transferência para uma determinada conta. Para realizar a operação, aceda ao Menu Quotidiano » Transferências » Ordens Permanentes » Criação de Ordem Permanente.


6) Preciso de retirar/ colocar dinheiro na minha conta poupança programada. Tenho que ir ao Balcão?
Através do NBnet e NB smart app tem a possibilidade de mobilizar ou reforçar as contas poupança programada.
NBnet: Para realizar a operação, aceda ao Menu Poupança e Investimento » Poupança » Gestão de Poupanças. Deve selecionar a conta que pretende retirar/ colocar dinheiro e no "Tipo de Operação" deve escolher "Reforço" se pretende creditar valor na poupança ou escolher "Mobilização" se pretende retirar da poupança e colocar o valor na conta à ordem.
NB smart app: Acedendo ao menu principal, selecione na área "Poupanças", a opção "Gestão de Poupanças". Selecione a conta de onde pretende efetuar a mobilização/reforço. Abaixo no ecrã terá a possibilidade de selecionar "reforço" ou "mobilização".


7) Tenho que ir a uma Caixa Multibanco se quiser ativar a minha Via Verde?
Através do NBnet tem a possibilidade de ativar a Via Verde. Para realizar a operação, aceda ao Menu Quotidiano » Outras opções » Via Verde » Ativação de Identificador.

1) Como posso alterar o nº de telemóvel associado à minha Segurança Adicional?
No NBnet é possível fazer a alteração do número de telemóvel definido para a Segurança Adicional. Deverá aceder às opções Personalização e Segurança » Segurança » Segurança Adicional por SMS » Alteração de número de telemóvel. Após inserir o novo nº de telemóvel, concluir no botão Alterar. A alteração não é imediata e deverá ser confirmada através da inserção de uma Chave de confirmação, que receberá por carta na morada associada à conta.


2) Como efetuar a certificação de beneficiários frequentes?
No NBnet e na SmartApp tem a possibilidade de certificar beneficiários frequentes das transferências que realiza para que, em operações futuras, o processo seja facilitado.
NBnet: Poderá fazê-lo no menu Quotidiano » Transferências » Nacionais e zona euro.
NB smart app: Menu geral» Transferências » Executar Transferência» Nacionais e Zona Euro. Após introduzir os dados do beneficiário seleciona a opção "Beneficiário Certificado".


3) Não consigo ver todas as minhas contas no NBnet. O que posso fazer para resolver a situação?
No NBnet existe a possibilidade de atribuir nomes às suas contas e selecionar quais as que pretende visualizar.
Deverá aceder a Personalização e Segurança » Apresentação do serviço » Contas. Após selecionar as contas a visualizar e atribuir-lhes os nomes pretendidos, deve confirmar no botão "Alterar".