Leilões Online

Quem poupa mais, quem poupa mais?

Faça a sua Oferta e saia sempre a poupar.

Exclusivo para utilizadores do NBnet.

Leilão "Pouparia"

TIPO Normal
DATA 25 - 05 - 2018
PERIODO de LICITAÇÃO 10h00 - 14h00
TANB mínima 0,25 %
TANB máxima 2,00 %
PRAZO do DP 30 dias


Licite as condições que pretende para os seus depósitos a prazo nos nossos Leilões Online de Depósitos a Prazo.

O que são os Leilões Online de Depósitos a Prazo?

O NB disponibiliza em determinado(s) dia(s), a possibilidade do Cliente aceder a um Leilão Online onde poderá conseguir condições mais vantajosas para o seu Depósito a Prazo. Existem dois tipos de leilões:

  • Leilões Normais - o Cliente licita o montante e a taxa
  • Leilões de Taxa Fixa - Cliente licita o montante

Os Leilões são disponibilizados, recorrentemente e, realizar-se-ão durante um período de tempo relativamente reduzido sendo que cada Leilão disponível tem regras predefinidas:

  • Montante máximo e mínimo de licitação e de Cliente*;
  • O Banco atribui um plafond (montante) para cada Leilão;
  • Cada Cliente tem um montante máximo e mínimo para licitar em cada Leilão;
  • Caso a soma das licitações ultrapasse o plafond disponibilizado haverá lugar a rateio aplicando-se as regras definidas para cada Leilão.

As licitações podem ser consultadas, alteradas* ou anuladas no decurso do Leilão, através do NBnet. Após a hora de fecho do Leilão não será permitido alterar* ou anular a(s) licitações apresentada(s).

*apenas nos Leilões Normais

Nos Leilões Normais, é disponibilizado um montante máximo e mínimo por licitação e por Cliente, uma taxa máxima e mínima a licitar. A cada licitação, o Cliente define uma taxa e montante pretendido para o Depósito a Prazo. Caso a licitação seja satisfeita, o Depósito a Prazo será constituído com as condições licitadas.

Neste tipo de leilões pode ser feita mais do que uma licitação, desde que seja com taxas diferentes e até ao montante máximo definido por Cliente.

Como é feito o apuramento - Terminado o Leilão, será efetuado o seu apuramento, sendo as licitações satisfeitas por ordem crescente de taxa licitada, até perfazer o plafond máximo disponibilizado. Será igualmente determinada uma Taxa de Fecho correspondente à taxa máxima licitada que conseguiu ser satisfeita. Caso a licitação tenha sido feita a uma taxa superior à Taxa de Fecho, o Depósito a Prazo não é constituído.

Como é efetuado o rateio - No caso do montante total licitado exceder o montante total a leiloar, será efetuado o rateio para as licitações efetuadas à Taxa de Fecho. Nesses casos o Depósito a Prazo será constituído com um montante inferior ao licitado, e proporcional ao montante excedido tendo em conta o valor total das licitações efetivadas à taxa de fecho.

Nos Leilões de Taxa Fixa, é disponibilizado um plafond máximo e a taxa é fixada para cada Leilão. A cada licitação, o Cliente indica o montante pretendido para o Depósito a Prazo, dentro dos limites máximos e mínimos estabelecidos. Apenas pode ser feita uma licitação por cliente.

Como é efetuado o apuramento e rateio - Terminado o Leilão, será efetuado o apuramento, sendo que caso o montante total das licitações for inferior ao montante total do Leilão, os Depósito a Prazo serão efetuados pelo montante licitado. Caso a soma das licitações seja superior ao montante máximo do Leilão, haverá lugar a rateio sendo que nesse caso o Depósito a Prazo será constituído com um montante inferior ao licitado, e proporcional ao montante excedido.



Como participar?

Basta aceder à funcionalidade leilões de depósitos a prazo, no menu Poupança e Investimento do seu NBnet.

Como Funciona?

Passo 1: LICITAÇÃO

 

 

Após entrar no menu Poupança e Investimento do seu NBnet, irão aparecer todos os leilões ativos, bem como aqueles que já estão configurados e agendados.

 

passo 1

 

 

 

Ao licitar, terá acesso a um conjunto de informações do leilão.

 

passo 1

 

 

 

 

Depois de confirmar os dados, a licitação fica registada.

 

Passo 1

Passo 2: GESTÃO DE LICITAÇÕES

 

 

No decorrer do leilão, é sempre possível alterar ou cancelar a licitação.

 

Passo 2

Passo 3: FECHO DO LEILÃO

Os resultados são apurados e enviados para processamento.
De seguida, o banco processa a informação e cria os depósitos.

 

Passo 4: CLIENTE NOTIFICADO

Depois do depósito ser criado, é enviada uma notificação para o cliente por correio NBnet.

 

 

FAQ - Perguntas frequentes

 

Leilões Normais

 

Leilões Taxa Fixa

O que são os Leilões Online de Depósitos a Prazo?

O NB disponibiliza em determinado(s) dia(s), e com duração determinada, a possibilidade do Cliente aceder a um leilão onde poderá conseguir condições mais vantajosas para o seu Depósito a Prazo. Para tal, o Cliente, pode licitar o montante, ou o montante e taxa que pretenda atingir.

Que tipos de Leilões existem?

Podem existir duas tipologias de Leilão:

  • Leilões Normais (onde o Cliente licita o montante e a taxa)
  • Leilões de Taxa Fixa (onde o Cliente apenas licita o montante).

Quando decorrem os Leilões?

Os Leilões são disponibilizados recorrentemente e realizar-se-ão durante um período de tempo relativamente reduzido sendo que cada Leilão disponível tem regras predefinidas: montante mínimo e máximo de licitação, montante total disponível para licitação.

Caso a Conta à ordem do cliente não esteja provisionada a licitação é aceite?

A conta DO do Cliente tem que estar provisionada no momento da licitação e no momento de constituição do Depósito a Prazo com o montante licitado.

 

 

Leilões Normais

O que posso licitar num Leilão Normal?

Nos leilões normais, é disponibilizado um plafond máximo, uma taxa mínima e máxima a licitar. A cada licitação, deverá ser definido um taxa e montante pretendido para o Depósito a Prazo, dentro dos limites definidos para o leilão.

O cliente pode fazer mais que uma licitação?

Sim, desde que licite taxas diferentes e até ao montante máximo definido por cliente para o leilão a decorrer.

A licitação pode ser anulada?

As licitações efetuadas pelo Cliente poderão ser consultadas, alteradas ou anuladas no decurso do leilão, através do NBnet. Após a hora de fecho do leilão não será permitido anular ou alterar a(s) licitação(ões) apresentada(s).

Quando é que saberei qual o resultado da minha licitação?

Terminado um Leilão Normal, será efetuado o seu apuramento, sendo as licitações satisfeitas por ordem crescente de taxa licitada, até perfazer o plafond máximo disponibilizado.

Será igualmente determinada uma taxa de fecho correspondente à taxa máxima licitada que conseguiu ser satisfeita. No caso do montante total licitado exceder o montante total a leiloar, será efetuado o rateio para as licitações efetuadas à taxa de fecho. Nesses casos o Depósito a Prazo será constituído com um montante inferior ao licitado, e proporcional ao montante excedido considerando as licitações efetivadas à taxa de fecho.

 

 

Leilões Taxa Fixa

O que posso licitar no Leilão de Taxa Fixa?

Nos leilões de taxa fixa, é disponibilizado um plafond máximo. A taxa é fixada para cada leilão. A cada licitação, deverá ser definido um montante pretendido para o Depósito a Prazo, dentro dos limites mínimos e máximos estabelecidos.

O cliente pode fazer mais que uma licitação?

Não. Nos Leilões de Taxa Fixa cada Cliente apenas poderá efetuar uma licitação.

A licitação pode ser anulada?

As licitações efetuadas pelo Cliente poderão ser consultadas ou anuladas no decurso do leilão, através do NBnet. Após a hora de fecho do leilão não será permitido anular a(s) licitações. apresentada(s).

Quando é que saberei qual o resultado da minha licitação?

Terminado um Leilão Normal, será efetuado o seu apuramento, sendo as licitações satisfeitas por ordem crescente de taxa licitada, até perfazer o plafond máximo disponibilizado.

Será igualmente determinada uma taxa de fecho correspondente à taxa máxima licitada que conseguiu ser satisfeita. Caso a licitação tenha sido feita a uma taxa superior à Taxa de Fecho, o DP não é constituído.

No caso do montante total licitado exceder o montante total a leiloar, será efetuado o rateio para as licitações efetuadas à taxa de fecho. Nesses casos o Depósito a Prazo será constituído com um montante inferior ao licitado, e proporcional ao montante excedido considerando as licitações efetivadas à taxa de fecho.