NOVO BANCO Photo

O NOVO BANCO tem como compromisso em estar atento aos impactos ambientais dos seus produtos e serviços financeiros e às oportunidades de negócio que daí advém, solidificando a sua oferta de acordo com as expectativas dos seus stakeholders.

Conta 18.31
Desenvolvida com o objetivo de ter um menor impacte ambiental, a conta NB 18.31 foi a primeira conta totalmente neutra em carbono em Portugal - (e)mission neutral certified®), conseguido não só pela sua baixa emissão de carbono por se tratar de uma conta online, excetuando a sua abertura, como também pelo facto de o NOVO BANCO neutralizar todas as suas emissões de CO2, incluindo as emissões não evitadas de todos os seus utilizadores.

O NOVO BANCO detinha em 2018 12.133 contas NB 18.31 totalmente compensadas, o equivalente a:
  • 1860 voos de ida-e-volta para um passageiro entre Lisboa e Londres
  • Emissões de CO2 resultantes do consumo de 2 589 barris de petróleo
  • Volume de gás suficiente para encher 243 balões de ar quente
  • Emissões de CO2 anualmente sequestrado por 104 hectares de pinhal

Para efetuar a neutralização das emissões, foram calculadas as emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) associadas, incluindo todo o ciclo de vida desta conta bancária: desde a sua abertura até ao fecho, incluindo a utilização de computadores, cartões, consultas em ATM's e NBnet, entre outros . Este cálculo foi efetuado em  total alinhamento com a metodologia PAS 2050:2008, específica para análise do ciclo de vida de produtos e serviços, e permitiu concluir que cada nova Conta NB 18.31 tem um impacto de carbono estimado de 1,06 kg CO2eq/ano, o que representa uma redução de 20% face a uma conta convencional, e se  a  abertura  for online o carbono estimado é de 912g.

Em 2018, as emissões de carbono foram compensadas, através do apoio ao projecto Soil&More, um projeto de compostagem de resíduos verdes (resíduos vegetais de jardins, parques e outros) recolhidos no município da Cidade do Cabo, na África do Sul, sendo aprovado pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima). Com a produção deste composto microbiano controlado é possível restaurar a fertilidade e fortalecer os solos agrícolas, evitando que os resíduos continuem a ser depositados em dois aterros sem condições na Cidade do Cabo, a sua consequente queimada e emissão de metano. Estima-se que este projeto reduza 600 mil toneladas de CO2 equivalente em 10 anos. O procedimento adotado irá permitir ainda o aumento da capacidade de retenção de água dos solos até 70%, o que no contexto Sul Africano é um impacto extremamente importante, dado que o UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) listou a qualidade e disponibilidade de água nesta região como uma das três principais questões ambientais a considerar.

Saiba mais sobre o Projeto Compostagem na Áfica do Sul.

Comunicação Digital ao cliente
No âmbito do compromisso estabelecido de redução do consumo de papel o NOVO BANCO continuou a promover a desmaterialização da comunicação enviada a clientes, disponibilizando os respetivos documentos online.

Para além dos extratos de conta, o NOVO BANCO disponibiliza aos seus clientes a generalidades dos outros documentos bancários também digitais, nomeadamente extrato de cartão de crédito, títulos constitutivos de depósito, extratos de avisos de lançamento, documentos integrados de faturas, avisos de lançamento avulso. A consolidação da digitalização da comunicação ao cliente permitiu atingir em 2018, dois anos antes, o objetivo definido para 2020, ou seja, 83% da comunicação ao cliente ser digital face a um valor inferior a 50% em 2014.


Gestão de Ativos

O investimento responsável é uma abordagem ao investimento tradicional que reconhece a relevância dos fatores ambientais, sociais e de governance no sucesso dos investimentos e na estabilidade de longo prazo. O Grupo NOVO BANCO (GNB) comercializa, através do Banco Best, fundos de investimento responsável de entidades externas ao GNB, diversificados tanto ao nível das geografias como das estratégias de investimento.

Em 2018, foram disponibilizados 160 fundos de investimento responsável, mais 42 face ao ano anterior,com uma subscrição de cerca de 12,96 milhões de euros em investimento, por parte de clientes do Banco Best, um aumento de 63% versus 2017.


Consulte aqui a listagem dos fundos.

O Banco Best disponibilizou igualmente, em 2018, 12 Exchange-Traded Fund (ETFs) com preocupaçõesambientais, sociais e de governance, com um investimento de 24.500 euros.