Regulamento SEPA

Envio de ficheiros de Pagamentos no NBnetwork

Por força da regulamentação europeia (SEPA) a partir de 1 de Fevereiro 2016 será retirada a opção de Envio de ficheiros PS2 do NBnetwork.

Com a eliminação desta funcionalidade, para efectuar pagamentos nacionais em ficheiro através do NBnetwork, poderá optar por duas opções distintas:

  • Enviar directamente um ficheiro em formato SEPA XML por si criado, na opção de Envio de ficheiro de Pagamentos SEPA.
  • Importar um ficheiro PS2, convertê-lo para formato SEPA XML usando a nova opção de "Conversor de Ficheiros PS2" e, posteriormente, enviá-lo na opção de Envio de ficheiro de Pagamentos SEPA.

Alternativamente, caso nos seus ficheiros de pagamentos façam transferências para 100 ou menos registos, poderá passar a usar de Pagamento em Lote de Ordenados ou Pagamento em Lote de Fornecedores.

Em qualquer dos casos, será necessário assegurar que a sua adesão ao NBnetwork está configurada adequadamente para enviar ficheiros SEPA XML para o NOVO BANCO.

NOTA IMPORTANTE O NOVO BANCO recomenda que faça todas as configurações necessárias com a devida antecedência e sempre antes da data em que pretende submeter pagamentos. As configurações indicadas podem implicar autorizações/activações do seu Gestor ou Balcão, pelo que deverão ser submetidas com antecedência, para que possam ser tornadas efectivas a tempo de assegurar os processamentos nas datas que pretende.

Para saber quais as configurações que deverá fazer, consulte a informação abaixo.

 

Caso a sua adesão ainda não tenha poderes de assinatura para a conta a debitar nos seus ficheiros:

  • Aceda à opção de Configuração Geral ( Menu NBnetwork: Personalização e Configuração > Utilização do Serviço ).
  • Na etapa 2/5 desse serviço, intitulada "Condições de Movimentação", na linha associada à conta usada para os débitos dos ficheiros, indique a condição de assinatura pretendida ( escolha "Assina Sozinho" se for o único interveniente no processo de assinatura de operações da sua empresa ).
  • Prossiga até ao fim desta opção, imprima e assine o contrato dela resultante e solicite a activação do mesmo ao seu Gestor/Balcão.

Conforme o montante total dos ficheiros que habitualmente envia, poderá necessitar de adaptar as suas configurações. Verifique qual a sua situação:

Montante máximo diário movimentado pela sua adesão Configuração mínima
Inferior a 1.000 Euros Basta acesso com Nº de Adesão e PIN
Entre 1.000 e 30.000 Euros Segurança Adicional por SMS
Entre 30.000 e 125.000 Euros Segurança Adicional por SMS e Acesso com Certificado Digital
Entre 125.000 e 1.000.000 Euros Acesso com Certificado Digital e Assinatura Electrónica PKI
Entre 1.000.000 e 20.000.000 Euros Segurança Adicional por SMS, Acesso com Certificado Digital e Assinatura Electrónica PKI

Para efectuar a configuração mínima necessária indicada no ponto anterior, deverá aceder à(s) seguinte(s) opção(ões) do NBnetwork e efectuar os passos nela(s) indicados:

Configuração    Opção NBnetwork Notas
Segurança Adicional por SMS Personalização e Configuração > Utilização do Serviço > Configuração Geral Indicar o nº de telemóvel no ponto 2 da etapa 4/5 da opção
Acesso com Certificado Digital Personalização e Configuração > Acesso ao Serviço > Pedido de novo Certificado Digital Depois de aprovado o pedido e carregado o certificado, deverá usá-lo para aceder ao NBnetwork, sempre que pretenda efectuar pagamentos
Assinatura Electrónica PKI Personalização e Configuração > Acesso ao Serviço > Assinatura Electrónica PKI Depois de configurada a assinatura PKI, deverá usar o respectivo certificado para aceder ao NBnetwork, sempre que pretenda efectuar pagamentos

 

Caso necessite de qualquer esclarecimento adicional, contacte a Linha NBnetwork através do número 707 200 300.