Crédito Ordenado

Transferência para Telemóvel

Uma funcionalidade inovadora na área dos pagamentos que lhe permite transferir quantias de dinheiro para os seus contactos do telemóvel, de uma forma imediata mesmo que sejam efetuadas entre bancos diferentes.

Simplicidade, porque basta saber o número de telemóvel do destinatário, ao invés do IBAN (International Bank Account Number).

FAQs - Perguntas frequentes

O que é uma transferência para telemóvel?

Uma transferência para telemóvel corresponde a uma movimentação de fundos entre contas bancárias utilizando o mecanismo MB WAY, mas com a novidade de permitir uma disponibilização imediata de fundos a partir do momento em que recebedor (destinatário da transferência) a aceite no seu smartphone.

Para fazer uma transferência para telemóvel tenho de ter MB WAY?

Não necessita de ter MB WAY.

Como faço uma transferência para telemóvel?

Na NB smart app apenas necessita de aceder à opção transferências - para telemóvel, indicar o número de telemóvel do destinatário da sua lista de contactos, indicar o valor da transferência e, se quiser, pode introduzir uma mensagem.

A quem posso fazer transferências?

Pode fazer transferências para qualquer número de telemóvel que esteja na sua lista de contactos, desde que seja um número de Portugal.

Existe algum limite para as transferências?

Os valores estipulados podem variar. Os limites definidos, quer para receber, quer para enviar transferências imediatas pelo serviço MB WAY, são:

  • Limite máximo de 750€ por operação
  • Limite máximo de 2.500€ recebidos e enviados por mês
  • Limite máximo de 20 transferências recebidas por mês

Qual a vantagem em fazer uma transferência para telemóvel?

As transferências para telemóvel estão disponíveis de forma imediata, na conta dos destinatários, mesmo que sejam efetuadas entre bancos diferentes. O montante fica disponível a partir do momento em que o beneficiário da transferência aceite no seu dispositivo móvel.
Para além disso, para fazer uma transferência para telemóvel basta saber o número de telemóvel do destinatário, ao invés do IBAN (International Bank Account Number).

Como é que um utilizador pode saber que lhe foi enviado dinheiro por transferência para telemóvel (MB WAY)?

Quando um ordenante lhe fizer uma transferência para o telemóvel, receberá na sua app MB WAY uma das seguintes notificações:

  • "Transferência recebida" - caso o destinatário tenha definido um cartão default (preferencial) para receber as transferências
  • "Transferência Pendente" - caso o destinatário não tenha definido um cartão default para receber transferências. Neste caso, não há movimentação de fundos do ordenante (ou seja, não há débito em conta) até que o destinatário aceite esta transferência, mediante a escolha do cartão onde a pretende receber.

Caso o destinatário da transferência ainda não tenha aderido ao MB WAY receberá um SMS informando-o de que tem uma transferência pendente. Para receber esta transferência, o destinatário deverá aderir ao MB WAY no prazo de 48 horas. Caso o destinatário não aceite a transferência no prazo de duas horas, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante.

Qual o tempo limite para o destinatário aceitar uma transferência para telemóvel (MB WAY)?

O destinatário deve aceitar a transferência no prazo máximo de 2 horas. Caso não aceite no tempo limite, a transferência expira sem que tenha existido movimentação de fundos do ordenante. E neste caso, o ordenante deverá encaminhar novamente a transferência para telemóvel (MB WAY).

Para receber uma transferência tenho de ter MB WAY?

O destinatário da transferência terá que ser aderente ao serviço MB WAY.
Se destinatário não tiver MB WAY, o débito é feito na sua conta e o destinatário tem 48h para aderir ao MB WAY e assim receber de imediato a transferência. Caso o destinatário da não adira, o montante é devolvido à sua conta.

Tenho algum custo na execução da transferência?

Não. De momento as transferências para números de telemóvel são gratuitas.

O que é o MB WAY?

Consulte toda a informação sobre o serviço MB WAY em mbway.pt