1º Workshop Banca & Ambiente
 

Riscos Ambientais dos Setores da Construção, Imobiliário e Turismo

No âmbito do Projeto Banca & Ambiente, realizou-se no passado dia 8 de fevereiro o 1º de 4 Workshops promotores da Sustentabilidade no setor financeiro dedicado ao tema “A Cadeia de Valor dos Sectores da Construção, Imobiliário e Turismo – os seus riscos ambientais e oportunidades”.

A escolha do tema vem da importância e do peso que os setores da construção, imobiliária e turismo têm na economia portuguesa, representando uma percentagem considerável dos empréstimos concedidos a empresas. Por outro lado, em termos ambientais estes setores exercem um forte impacto sobre os recursos naturais. Estima-se que o setor da construção, ao nível mundial, seja responsável por 40% do consumo total de energia e de 20% do consumo total de água, originando também cerca de 40% das emissões indiretas de CO2.

Participaram neste evento os seguintes oradores:

  • Francisco Ferreira da Quercus - Os principais desafios para os setores da construção e turismo numa perspetiva ambiental; (apresentação)
  • Eng.º. Vítor Cóias, GECoRPA -  A cadeia de valor da construção e a reabilitação urbana – riscos e oportunidades; (apresentação)
  • Bruno Ramos, diretor do Depto. de Marketing das Aldeias do Xisto - Exemplo de uma boa prática de turismo em Portugal;
  • Andrew Szyman, UNEP-FI - Responsible Property Investment. (apresentação)

Após as apresentações destes senhores procedeu-se à realização de um exercício prático com a participação de todo o público presente. Formaram-se vários grupos, a cada um foi entregue um caso de estudo específico para debater e responder em conjunto. Por fim, foram apresentados os resultados de cada caso e discutido o papel das entidades bancárias em cada uma das situações. Gerou-se uma dinâmica muito interessante, um ambiente descontraído e interativo que se refletiu numa tarde produtiva e num positivismo claro em todos os que participaram no workshop.