Finais das XXVIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática
Évora
 

Num feito excecional, os irmãos Miguel Martins Santos e João Pedro Martins Santos de Alcanena, ganharam cada um uma medalha na XXVIII edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, cuja cerimónia de encerramento decorreu no dia 28 de março de 2011, no Teatro Garcia de Resende, em Évora. Miguel, aluno do 9º ano, conquistou um dos três ouros da categoria A (8.º e 9.º ano). Já João Pedro, 12.º, conquistou uma prata na categoria B (10.º a 12.º ano).

Estes alunos - bem como os demais vencedores de ambas as categorias - receberam as medalhas das mãos da Ministra da Educação, Isabel Alçada, cujo apoio foi fundamental para concretizar a expansão das OPM a partir do próximo ano ao primeiro e segundo ciclos. O ministro Mariano Gago, impedido de comparecer, fez-se representar pelo secretário de estado Manuel Heitor. Estiveram também presentes a Câmara Municipal de Évora na figura do seu presidente, José Ernesto Oliveira, a diretora da anfitriã Escola E.B. 2,3 de Santa Clara, Antónia Ilhéu, e o Banco Espírito Santo - um dos principais patrocinadores das Olimpíadas -, representado por Eduardo Gonçalves. Outras presenças a destacar foram as dos participantes no encontro de organização das Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de língua Portuguesa – uma nova competição que em breve terá a sua primeira edição.

Os estudantes medalhados na categoria B concorrem agora com antigos vencedores para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais e Ibero-americanas. Em 2010, estas competições decorrerão na República do Cazaquistão e no Paraguai, respetivamente.

 

 


Os vencedores