Colaboradores

O GRUPO NOVO BANCO considera os Colaboradores como uma das grandes forças impulsionadoras da implementação da sua estratégia e dos resultados alcançados. Neste sentido, as medidas de recursos humanos existentes foram desenvolvidas partindo do princípio essencial da promoção do capital intelectual enquanto fator de distinção da marca.

O Grupo NOVO BANCO tem nos seus objetivos estratégicos a motivação, desenvolvimento e retenção dos seus talentos, tendo para este fim os seguintes eixos de gestão:

  • Formação - permitir que todos os Colaboradores tenham acesso a ações de formação que contribuam para o desenvolvimento das suas competências, que facilitem o melhor desempenho da sua função;
  • Desempenho - assegurar que o desempenho dos Colaboradores seja gerido com equidade e isenção e seja periodicamente monitorizado, tanto a nível individual como coletivo, garantindo que o trabalho de cada um e da equipa se encontram em perfeita consonância com os 10 Mandamentos do NOVO BANCO;
  • Gestão de Talento - desenvolver um modelo que permita identificar e reter o talento;
  • Benefícios - disponibilizar um conjunto de benefícios motivadores aos Colaboradores;
  • Responsabilidade Social Interna - apoiar cada Colaborador em situações excecionais que podem ocorrer no seu ciclo de vida. Enquadram-se aqui apoios sociais de cariz financeiro e não financeiro;
  • Saúde e Segurança no Trabalho - garantir o cumprimento das regras regulamentares nesta matéria, bem como promover níveis de bem-estar e vida saudável, melhoria das condições de trabalho e ambientais, o aumento dos níveis de satisfação e motivação dos Colaboradores.

Capital Humano do NOVO BANCO
quadro_Colaboradores_2016

Formação

Na política de valorização dos recursos humanos a aposta na formação é um dos pilares fundamentais no desenvolvimento de competências e da carreira deste grupo de stakeholders.
O conhecimento é, cada vez mais, um fator diferenciador na retenção e formação de recursos humanos, pelo que o Grupo NOVO BANCO dedicou especial atenção a este tema, destacando os seguintes programas de formação:

  • Programa Atitude NOVO BANCO
    Trata-se de um programa formativo com duas vertentes complementares:
    . Alinhamento da cultura de liderança e de gestão das equipas;
    . Desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas com o objetivo de melhorar continuamente a qualidade do serviço e do atendimento prestado aos Clientes.
    Este programa de formação tem vindo a ser realizado para todos os Colaboradores da rede comercial de Retalho e também para Colaboradores das áreas de Empresas, Private e Departamentos Centrais.
    Os conteúdos desenvolvidos para este programa de formação incorporam as conclusões resultantes dos habituais inquéritos de levantamento de necessidades de formação e questões relacionadas com a motivação dos Colaboradores, qualidade de serviço ao Cliente e orientações estratégicas. Este Programa utiliza metodologias que permitem assegurar a implementação e acompanhamento dos conhecimentos adquiridos e monitorizar dos seus resultados. Com o objetivo de alinhar a cultura do Banco, consolidar conhecimentos e partilhar boas práticas, foi desenvolvida uma política de comunicação permanente e consistente, através do envio regular de Newsletters para as áreas comerciais e departamentos centrais.
  • Balcão Escola
    O Balcão Escola é um projeto que centrou a sua atividade no reforço de competências dos Colaboradores da rede comercial de retalho. A sua metodologia de formação abrange Colaboradores dos departamentos comerciais e centrais. Em complemento aos programas de formação de cariz comercial, operativa, processual e de produto, realizados aos Colaboradores da rede comercial, foram desenvolvidos programas de formação para os departamentos centrais, com o objetivo de dar a conhecer a forma como os balcões atuam junto dos clientes, evidenciando a importância do apoio e do contributo que todos devem ter para o desenvolvimento da atividade comercial e para a melhoria da qualidade de serviço prestado aos clientes. Também para esta metodologia de formação, foram criados mecanismos que permitem aferir as necessidades formativas, avaliar os ganhos de conhecimentos pós formação e, nos programas possíveis, medir os resultados obtidos com a formação realizada. Este trabalho foi assegurado pelos 34 Balcões Escola distribuídos pelas respetivas Direções Regionais, com a colaboração da equipa da Formação do Departamento de Recursos Humanos.
  • Universidade Corporativa NOVO BANCO
    No âmbito de uma estratégia de promoção, valorização e retenção dos Colaboradores, o NOVO BANCO tem disponibilizado aos seus Quadros, a possibilidade de frequentarem a sua Universidade Corporativa, um projeto assente em parcerias com universidades e institutos superiores de renome e que conta com o envolvimento significativo dos Quadros do Banco na conceção e execução dos programas.
    A Universidade NOVO BANCO está disponível para jovens licenciados de elevado potencial e Colaboradores não licenciados, mas com experiência profissional significativa. Neste âmbito, foram desenvolvidos dois programas distintos:
    . Executive Master in Management & Banking, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa;
    . Apoio à Licenciatura em Gestão Bancária.

Em 2015 investiram-se 920.848 euros em planos de formação dirigidos aos Colaboradores do NOVO BANCO, incluindo as iniciativas no âmbito da Universidade Corporativa NOVO BANCO, num total de 123.555 horas de formação.

Gestão de Talento
A valorização dos Colaboradores do NOVO BANCO passa pela credibilidade no potencial dos seus quadros, que se distinguem pela sua performance, criatividade e dedicação, pelo que a promoção de laços de confiança duradouros são uma constante na organização do Recursos Humanos do NOVO BANCO. A identificação e a gestão dos Colaboradores de Elevado Potencial são determinantes numa Gestão de Recursos Humanos que tem como objetivo compatibilizar as ambições e expectativas dos Colaboradores com as necessidades do Negócio. Para desenvolver o trabalho relacionado com a identificação, desenvolvimento e retenção de colaboradores, foi criada a área de Gestão de Talento.
O desenvolvimento deste modelo permitiu reconhecer os Colaboradores com maiores níveis de desempenho, identificar os que apresentam maior potencial para evoluir, conhecer o nível de desenvolvimento das suas competências e identificar quais as que necessitam de ser desenvolvidas.

Benefícios e Responsabilidade Social Interna
O NOVO BANCO manteve a política de atribuição de apoios ao abrigo do Programa de Responsabilidade Social Interno. À semelhança do ano anterior, os benefícios concedidos abrangeram as seguintes áreas:

  • Apoios à Educação e conciliação
    Em 2015, o NOVO BANCO apoiou, através do apoio à primeira infância, 315 Colaboradores. Atribuiu 157 bolsas de estudo e 226 apoios escolares. Através destes apoios à educação, que permitiram a diminuição dos encargos com as despesas de educação dos filhos, num valor total de 201,6 mil euros. Em 2015, o NOVO BANCO também apoiou 64 Colaboradores que têm filhos com filhos com necessidades especiais.
  • Apoio a Seniores
    O NOVO BANCO concede apoio a Colaboradores reformados com menores rendimentos (até ao nível 7). Trata-se de uma prestação pecuniária que ronda os 225 euros, paga mensalmente e que visa a comparticipação nos encargos com o apoio institucional (internamento em lar, centro de dia ou apoio domiciliário) e apoio nas dificuldades de subsistência ou doença crónica (compra de medicamentos ou outros bens de 1ª necessidade). Até dezembro de 2015 o NOVO BANCO apoiou 47 Colaboradores com um valor total de 126,9 mil euros.

O NOVO BANCO disponibiliza ainda aos seus Colaboradores reformados espaços de lazer, em Lisboa e no Porto onde se procura manter e desenvolver as relações de mútuo convívio, desenvolvidas ao longo da vida de trabalho.

Adicionalmente o NOVO BANCO concede ainda os seguintes regalias aplicáveis à generalidade dos seus Colaboradores:

  • Crédito à habitação e individual com condições especiais desde que estejam ao abrigo do ACT;
  • Aquisição de livros escolares, material informático, viagens, imóveis; telemóveis e telecomunicações, serviços Internet de banda larga e automóveis com descontos estabelecida através de protocolos com as respetivas entidades comercializadoras;
  • Isenção de todas as despesas de comissionamento de transferências e ordens permanentes nas contas de ordenado.

Saúde e Segurança no Trabalho
O NOVO BANCO dispõe de serviços clínicos, onde se encontram disponíveis as seguintes valências:

  • medicina do trabalho;
  • medicina curativa;
  • serviços de enfermagem;
  • consultas de psiquiatria;
  • consultas de psicologia;
  • consultas de nutrição;
  • consultas de cessação tabágica;
  • programas de check -up.

Esta orientação estratégica ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, disponibilizando aos seus Colaboradores serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park, que abrangem todos os Colaboradores do NOVO BANCO e empresas do Grupo e prestam serviços no âmbito de medicina do trabalho, medicina curativa e enfermagem. Em 2015, foram efetuados 3 755 exames de medicina do trabalho (exames de admissão, periódicos) 28 808 atos médicos (consultas e receitas) e 5 066 atos de enfermagem.

O Grupo NOVO BANCO efetua regularmente, avaliações de risco aos locais de trabalho. Foram efetuadas as seguintes avaliações ao local e ambiente de trabalho:

  • 303 auditorias de segurança às instalações
  • 38 avaliações ergonómicas dos postos de trabalho
  • 118 identificação de Perigos e Avaliação de Riscos das Atividades (IPAR)
  • 253 avaliações das Condições Térmicas
  • 254 avaliações dos níveis de iluminação

Para consultar a Política de Segurança e Saúde do NOVO BANCO clique aqui .

Diversidade e Direitos Humanos

O Banco exerce uma política de Recursos Humanos que tem por base políticas efetivas de alto nível de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres e de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, bem como de valorização profissional dos trabalhadores. 

Foi desenvolvida uma formação e-learning que foi disponibilizada para todos os colaboradores do Grupo NOVO BANCO.

Para consultar a Política de Não Discriminação e Igualdade clique aqui .

Para consultar a Política de Direitos Humanos clique aqui .