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O GRUPO NOVO BANCO considera os colaboradores como uma das grandes forças impulsionadoras da implementação da sua estratégia e dos resultados alcançados. Neste sentido as medidas de recursos humanos existentes foram desenvolvidas partindo do princípio essencial da promoção do capital intelectual enquanto fator de distinção da marca, o que tem permitido ao Banco estabelecer fortes vínculos com todos os seus clientes.
As políticas e as estratégias implementadas pelo Grupo NOVO BANCO valorizam, assim, o princípio essencial do desenvolvimento dos colaboradores, contribuindo ativamente para a sua motivação e elevados padrões de desempenho.

O Capital Humano Grupo NOVO BANCO
A 31 de dezembro de 2017, o Grupo NOVO BANCO contava com 5 488 Colaboradores, dos quais 5 156 em Portugal.

Distribuição dos colaboradores por região:                        

PaísDezembro de 2016
Portugal 5 156
Resto da Europa

    Espanha
    Reino Unido
    Luxemburgo
    Suiça
    França

328

291
14
13
7
3
África - África do Sul 2
Ásia - Xangai 2
Total 5 488

 
Capital Humano do NOVO BANCO

GéneroDezembro de 2017
Masculino 49,1%
Feminino 50,9%
Contrato de trabalho
    Efetivo masculino 
    Efetivo feminino

97,3%
97,1%
Média de horas de formação/colaborador 65,2
Taxa de absentismo (sem parentalidade) 2,2%

Nos objetivos estratégicos do Grupo NOVO BANCO encontram-se incorporados a motivação, o desenvolvimento e a retenção dos seus talentos, tendo para este fim sido definidos os seguintes eixos de gestão:

  • Formação - permitir que todos os colaboradores tenham acesso a ações de formação que contribuam para o desenvolvimento das suas competências e que promovam uma execução mais eficiente e eficaz das suas funções de desempenho;
  • Gestão de Talento – desenvolver um modelo que permita identificar e reter o talento;
  • Desempenho - assegurar que o desempenho dos colaboradores seja gerido com equidade e isenção e seja periodicamente monitorizado, tanto a nível individual como coletivo, garantindo que o trabalho de cada um e da equipa se encontram em perfeita consonância com o desenvolvimento humano, fator essencial para o crescimento do Banco;
  • #NB Work & Life, #NB Equal Gender - integrado no modelo Dividendo Social e no modelo de gestão de capital humano, o Banco implementou, em 2017, dois programas com o intuito de proporcionar aos colaboradores um conjunto de boas práticas que estão para além das imposições legais;
  • Responsabilidade Social Interna – apoios sociais a colaboradores em situações excecionais que podem ocorrer no seu ciclo de vida.

Formação
Acreditando que é pelo conhecimento que se reconhece e retém o talento, o NOVO BANCO investe em permanência no desenho e implementação de formação distintiva e motivadora que permita assegurar a melhoria dos desempenhos e possibilite o desenvolvimento e a evolução dos colaboradores na organização. O Banco aposta assim, de forma contínua, em atividades formativas abrangentes nos seus destinatários, distintas nas suas metodologias e desafiantes nos seus objetivos e grau de exigência, quer na vertente técnica, quer na vertente comportamental.

Em 2017 o investimento em formação aumentou significativamente, fundamentalmente pela necessidade em dar resposta ao desenvolvimento de competências técnicas no âmbito das exigências legais e regulamentares, fator que contribuiu para o aumento do número de horas formação, concluindo o ano com  65,2 horas por colaborador.

Apesar da elevada carga formativa da rede comercial, a formação on the job manteve-se como uma metodologia de formação privilegiada para o reforço de competências de caráter operacional, processual e de produto, para os colaboradores da rede de Retalho. Esta formação continua a ser desenvolvida pelos 22 Balcões Escola que se encontram distribuídos por cada uma das Direções Regionais, em todo o país.

O Balcão Escola centra a sua atividade no reforço de competências dos colaboradores da Rede Comercial de Retalho. Esta metodologia de formação abrange não apenas os colaboradores dos segmentos comerciais como também os colaboradores dos departamentos centrais. Os programas construídos para os colaboradores dos departamentos centrais têm como principal objetivo dar a conhecer as necessidades e expectativas dos clientes, bem como os constrangimentos das equipas na resolução dos pedidos e problemas apresentados, mostrando o quanto é importante o apoio e o contributo dos diversos departamentos centrais para o desenvolvimento da atividade comercial e para a melhoria da qualidade de serviço prestado.

Gestão de Talento
A necessidade em conhecer e reter os colaboradores de maior potencial é determinante para gerir Capital Humano do NOVO BANCO. A importância de uma gestão cuidada e rigorosa originou um investimento no desenvolvimento de uma plataforma que permite identificar, mapear e caracterizar de forma organizada os colaboradores, possibilitando planear e gerir de forma mais eficaz as necessidades da organização em harmonia com as expectativas e ambições dos colaboradores.

A área da Gestão de Talento foca-se assim na formação e desenvolvimento de competências de quadros de topo, tendo sido implementado, em 2017, o programa  NBT2P (NOVO BANCO Training to Perform), um programa modular de formação continua, assente no desenvolvimento de competências estratégicas, de gestão, técnicas e interpessoais que contou com a participação de elementos do Conselho de Administração Executivo e da primeira linha de Direção.

O NOVO BANCO desenvolve ainda e neste âmbito diferentes iniciativas que possibilitam a participação de alguns dos “Talentos” do Banco em eventos de partilha sobre programas de responsabilidade social, como por exemplo  a iniciativa  ”Conversas com o Presidente”.

#NB Equal Gender
O Grupo NOVO BANCO Banco exerce uma política de recursos humanos que tem por base políticas efetivas de alto nível de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres e de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, bem como de valorização profissional dos trabalhadores.

Em 2017, integrado no seu Modelo de Dividendo Social, um modelo inovador em que o NOVO BANCO assume perante a sociedade e seus colaboradores devolver o que origina com a sua atividade, tendo lançado no âmbito do Capital Humano, o programa  #NB Equal Gender, com a definição de objetivos concretos para 2020  tendo conseguido alcançar em 2017 os seguintes resultados:

Programa

IndicadoresObjetivos 2020% do objetivo alcançado em 2017
% de Mulheres Quadros Diretivos 40% 13,8%
% de Mulheres em primeira linha 34,5% 33,9%
% Diparidade salarial Global 5,0% 11,0%

Para o alcance dos objetivos definidos o banco definiu um conjunto de iniciativas subjacentes ao tema, tendo já iniciado as “Conversas com o Presidente”, um ciclo de conversas sobre a Igualdade de Género, protagonizado por colaboradores de ambos os géneros e o Presidente do Conselho de Administração

Os compromissos assumidos no âmbito da igualdade de género vêm ao encontro dos objetivos estratégicos do NOVO BANCO, que passam pela adoção das melhores práticas na área da gestão do capital humano, no domínio da motivação e no desenvolvimento e retenção de talentos.

Para consultar a Política de Não Discriminação e Igualdade clique aqui .

Para consultar a Política de Direitos Humanos clique aqui .


Programa # NB Work & Life
Diagnosticando permanentemente os principais desafios tentando encontrar respostas que possibilitem melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada dos seus colaboradores, o NOVO BANCO integrou nos benefícios atribuídos a este grupo de stakeholders o programa #NB Work & Life, contribuindo deste modo não só para o aumento da sua satisfação e motivação, bem como para a gestão e retenção dos seus talentos.

O Programa em 2017 alcançou os seguintes resultados:

IndicadoresObjetivos 2020% do Objetivo alcançado em 2017
Dispensa do Colaboradores em dias especiais 11 912 63,2%
Colaboradores que aderiram à compra adicional de férias 580 14,3%
Colaboradores que aderiram ao #NB Early Friday / late Monday 450 2%
Refeição Takeaway 82 500 45,2%

O banco tem uma visão holística dos seus colaboradores pelo que proporciona a este grupo de stakeholders condições para vivenciar datas especiais da sua vida pessoal, facultando, por exemplo, dispensas ao trabalho no dia de aniversário do colaborador e dos filhos, no início da escolaridade destes.

Foi igualmente estabelecido o não agendamento de reuniões após as 18h00 e a determinação das 21h00 como hora limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de iluminação e de ar condicionado e ventilação, como forma de evitar a permanecia nas instalações do banco.

Com o objetivo de proporcionar aos colaboradores Grupo NOVO BANCO mais tempo para si e para os seus, foi igualmente criado um novo serviço de TakeAway NB nos refeitórios do NOVO BANCO que, após uma fase piloto,  se alargou a todos os refeitórios disponibilizando refeições ao maior número possível de colaboradores.

Em 2017 o NOVO BANCO implementou as seguintes iniciativas:

  • NB Early Friday / Late Monday -  Permitr a prestação de horas adicionais durante a semana, que compensem com dispensa na sexta-feira à tarde ou na segunda - feira de manhã, desde que seja garantida a prestação das 35 horas semanais.
  • Compra adicional de férias - Permitir a compra de 5 dias de férias adicionais, promovendo a conciliação da vida laboral com  o período de férias escolares dos filhos

Responsabilidade Social Interna
O NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de benefícios aos colaboradores, que não sendo retribuição monetária, fazem parte do pacote global de valor oferecido pela empresa e têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal.

Ao abrigo do seu Programa de Responsabilidade Social Interna o NOVO BANCO dispõe de uma política de atribuição de apoios aos colaboradores que abrange as seguintes áreas:

APOIOS DESEMPENHO 2017
Colaboradores no Ativo - Apoio à Educação

Atribuição de apoios à primeira infância, apoio escolar, bolsas de estudo e apoio a crianças e jovens com necessidades especiais.
  • 409 Apoios à primeira infância no valor de 520,4 mil euros;
  • 207 Bolsas de estudo no valor de 165,1 mil euros
  • 281 Apoios escolares no valor de 39,6 mil euros;
  • 94 Apoios a crianças e jovens com necessidades especiais no valor de 93,9 mil euros.
Colaboradores Reformados - Apoio a Seniores

Comparticipação nos encargos com internamentos em lares, centros de dia, apoio domiciliário e apoio na compra de medicamentos ou outros bens de primeira necessidade.

  • 52 Apoios no valor de 126,9 mil euros.

Os colaboradores podem ainda usufruir de condições especiais na oferta comercial do Banco, destacando-se o crédito com taxas de juros mais reduzidas. O Banco concedeu, em 2017, aos seus Colaboradores crédito à habitação e crédito de aquisição de bens de consumo, no valor de 20 milhões de euros. O total acumulado deste crédito perfez, em 2017, cerca de 330 milhões de euros.

O NOVO BANCO dispõe de 7 refeitórios e 7 bares, geograficamente colocados nas zonas de maior concentração de colaboradores com refeições a baixo custo e nutricionalmente equilibradas, tendo sido a primeira entidade nacional a adotar nas ementas servidas nos seus refeitórios, o conceito de “semáforo nutricional”. Em 2017, foram servidas nos refeitórios do Banco, 246 143 refeições a colaboradores do Grupo NOVO BANCO.

Adicionalmente o Grupo disponibiliza através Clube NOVO BANCO - Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo NOVO BANCO, um conjunto de atividades culturais, desportivas e de tempo livres aos seus colaboradores e familiares.

Saúde e Segurança no Trabalho
O NOVO BANCO dispõe de serviços clínicos, onde se encontram disponíveis as seguintes valências:   

- medicina do trabalho;
- medicina curativa;
- serviços de enfermagem;
- consultas de psiquiatria;
- consultas de psicologia;
- consultas de nutrição;
- consultas de cessação tabágica;programas de check -up.

Esta orientação estratégica ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, tendo em conta que o NOVO BANCO disponibiliza a todos os seus colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Os serviços clínicos disponibilizam consultas e exames de medicina do trabalho, medicina curativa e enfermagem.

Em 2017, foram efetuados:
- 3 099 exames de medicina do trabalho (exames de admissão, periódicos e ocasionais;
- 19 882 atos médicos (consultas e receitas) e
- 7 109 atos de enfermagem.

O Grupo NOVO BANCO efetua igual e regularmente, avaliações de risco aos locais de trabalho, tendo em 2017 sido efetuadas as seguintes avaliações ao local e ambiente de trabalho:

- 150 Auditorias de segurança às instalações
- 27 Avaliações ergonómicas dos postos de trabalho
- 136 Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos das Atividades (IPAR)
- 1 Avaliação do Ambiente Térmico
- 4 Análises de Acidentes de Trabalho
- 2 Avaliações de Qualidade do Ar Interior
- 5 Avaliações dos níveis de iluminação