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O NOVO BANCO tem consciência que os bons resultados advêm de um capital humano estruturado, diversificado, inclusivo e com diferentes experiências de vida, pelo que a relação com todos os seus colaboradores assenta numa estratégia de igualdade de oportunidades, focada no desempenho e na sua melhoria continua.

O Capital Humano Grupo NOVO BANCO
A 31 de dezembro de 2018, o Grupo NOVO BANCO contava com 5 096 colaboradores, dos quais 4 803 em Portugal.
                       

dezembro 2018 
Distribuição por país/ região  
Portugal 4 083
Resto da Europa

    Espanha
    Reino Unido
    Irlanda
    Luxemburgo
    Suiça
    França

286

262
3
1
11
7
2

Ásia - Xangai 2
América do Sul 5
TOTAL 5 096
Distribuição por género 
Masculino 48,7%
Feminino 51,3%

Eixos Estratégicos do Capital Humano:
  1. Valorizar o desenvolvimento dos colaboradores - formação
  2. Gerir o desempenho
  3. Atrair e reter talento
  4. Garantir a igualdade de oportunidades e respeito pela diversidade
  5. Contribuir para o balanço entre a vida profissional e pessoal - Programa NB Work & Life
  6. Dispor de um programa de responsabilidade social interna
  7. Disponibilizar segurança, saúde e bem-estar no trabalho

 

1. Valorizar o desempenho dos colaboradores - formação
O Grupo NOVO BANCO acredita que é pelo conhecimento que se reconhece e retém o talento, pelo que investe em permanência no desenho e implementação de formação distintiva e motivadora aos seus colaboradores, assegurando a melhoria dos seus desempenhos e a evolução da sua carreira. O Banco aposta assim, de forma contínua, em atividades formativas abrangentes, distintas nas suas metodologias e desafiantes nos seus objetivos e grau de exigência, quer na vertente técnica, quer na vertente comportamental.

O Grupo concluiu o ano de 2018 com 63,2 horas por colaborador, com destaque na formação subjacente à área financeira, bem como na formação profissional contínua, com um especial enfoque na formação em línguas, microinformática e oferta comercial. A formação on the job nos atuais 20 Balcões Escola do NOVO BANCO mantém-se como uma metodologia de formação privilegiada, com um aumento da atividade de 34% face a 2017. Esta metodologia que assenta no conceito learning by doing é uma prioridade no segmento de Retalho, quer na preparação de novos colaboradores, quer no reforço de competências comercias e técnicas de colaboradores com alterações na sua função.

 

2. Gerir o desempenho
O NOVO BANCO implementou, em 2018, um novo modelo de gestão de desempenho, integrado no portal dos colaboradores denominados por “Meu Portal”. Com este novo modelo o Banco pretende assegurar que o desempenho dos colaboradores seja gerido com equidade e isenção e periodicamente monitorizado, por forma a garantir que o trabalho de cada um e de cada equipa se encontre em perfeita conformidade com o desenvolvimento profissional desejado e alinhado com a estratégia do Banco.

 

3. Atrair e reter talento
Atrair e reter o talento tem sido uma das prioridades do NOVO BANCO, pelo que estabeleceu um modelo com boas práticas de recrutamento e seleção que permite identificar e reter os talentos, sejam estes provenientes de novas contratações ou provenientes do diagnóstico do potencial dos colaboradores já existentes, sendo esta prática transversal a todo o quadro, independentemente de já exercerem ou não funções de gestão.

 

4. Garantir a igualdade de oportunidades e respeito pela diversidade
A relação do NOVO BANCO com todos os seus colaboradores assenta numa relação de igualdade de oportunidades, que tem por base políticas efetivas de alto nível de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres e de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, bem como de valorização profissional dos trabalhadores. As políticas do NOVO Banco foram definidas com base com base nos princípios do Global Compact da Organização das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Diretrizes OCDE.

Programa NB Equal Gender

Em 2017 e integrado no seu Modelo de Dividendo Social, um modelo inovador em que o NOVO BANCO assume perante a sociedade e seus colaboradores devolver o que origina com a sua atividade, foi lançado o programa NB Equal Gender, com a definição de objetivos concretos para 2020 em matéria de Igualdade de Género. Este programa reforça a Política de Igualdade e Não Discriminação já existente no NOVO BANCO. Em 2018, o BANCO tem uma paridade de género a nível total de colaboradores, com uma ligeira superioridade do género feminino face ao masculino que se situa nos 51,3% face ao 48,7% respetivamente. Contudo, ainda se constata uma inferioridade no género feminino nos quadros diretivos.

IndicadoresObjetivos 2020resultados a dezembro 2018
% de Mulheres Quadros Diretivos 40% 36,2%
% de Mulheres em primeira linha 34,5% 24,2%
% Disparidade salarial Global 5,0% 9,3%

Para o alcance dos objetivos definidos o banco definiu um conjunto de iniciativas subjacentes ao tema, tendo já iniciado as “Conversas com o Presidente”, um ciclo de conversas sobre a Igualdade de Género, protagonizado por colaboradores de ambos os géneros e o Presidente do Conselho de Administração

Os compromissos assumidos no âmbito da igualdade de género vêm ao encontro dos objetivos estratégicos do NOVO BANCO, que passam pela adoção das melhores práticas na área da gestão do capital humano, no domínio da motivação e no desenvolvimento e retenção de talentos.

Consulte:

5. Contribuir para o balanço entre a vida profissional e pessoal - Programa NB Work & Life
Diagnosticando permanentemente os principais desafios tentando encontrar respostas que possibilitem melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada dos seus colaboradores, o NOVO BANCO integrou nos benefícios atribuídos a este grupo de stakeholders o programa NB Work & Life, contribuindo deste modo não só para o aumento da sua satisfação e motivação, bem como para a gestão e retenção dos seus talentos.

O Banco tem uma visão holística dos seus colaboradores pelo que proporciona a este grupo de stakeholders condições para vivenciar datas especiais da sua vida pessoal, facultando, por exemplo, dispensas ao trabalho no dia de aniversário do colaborador e dos filhos, no início da escolaridade destes.

Foi igualmente estabelecido o não agendamento de reuniões após as 18h00 e a determinação das 21h00 como hora limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de iluminação e de ar condicionado e ventilação, como forma de evitar a permanecia nas instalações do Banco.

Com o objetivo de proporcionar aos colaboradores Grupo NOVO BANCO mais tempo para si e para os seus, foi igualmente criado um novo serviço de TakeAway NB nos refeitórios do NOVO BANCO que, após uma fase piloto,  se alargou a todos os refeitórios disponibilizando refeições ao maior número possível de colaboradores.

Em 2017 o NOVO BANCO implementou as seguintes iniciativas:

  • NB Early Friday/ Late Monday -  Permitir a prestação de horas adicionais durante a semana, que compensem com dispensa na sexta-feira à tarde ou na segunda-feira de manhã, desde que seja garantida a prestação das 35 horas semanais;
  • Compra adicional de férias - Permitir a compra de 5 dias de férias adicionais, promovendo a conciliação da vida laboral com  o período de férias escolares dos filhos.

O Programa em dezembro de 2018 alcançou os seguintes resultados:

IndicadoresObjetivos 2020% do objetivo alcançado em 2018
Dispensa do Colaboradores em dias especiais 11 912 101,9%
Colaboradores que aderiram à compra adicional de férias 580 24,3%
Colaboradores que aderiram ao #NB Early Friday / Late Monday 450 261,3%
Refeição Takeaway 82 500 102,8%

6. Dispor de um programa de responsabilidade social interna
O NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de benefícios aos colaboradores, que não sendo retribuição monetária, fazem parte do pacote global de valor oferecido pela empresa e têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal.

Ao abrigo do seu Programa de Responsabilidade Social Interna o NOVO BANCO dispõe de uma política de atribuição de apoios aos colaboradores que em 2018 teve o seguinte desmpenho:

Colaboradores no ativo

Apoio à educação - apoios à 1ª infância, escolar, bolsas de estudo, crianças e jovens com necessidades especiais:

  • 392 apoios à primeira infância no valor de 507 mil euros
  • 222 apoios escolares no valor de 37,5 mil euros
  • 208 bolsas de estudo no valor de 164,8 mil euros
  • 78 apoios a crianças e jovens com necessidades especiais no valor de 90 mil euros
Colaboradores reformados

Apoio a seniores - comparticipação nos encargos com internamentos em lares, centros de dia, apoio domiciliário, medicamentos ou bens de primeira necessidade:

  • 66 apoios no valor de 126,9 mil euros

Os colaboradores podem ainda usufruir de condições especiais na oferta comercial do Banco, destacando-se o crédito com taxas de juros mais reduzidas. O Banco concedeu, em 2018, aos seus Colaboradores crédito à habitação e crédito de aquisição de bens de consumo, no valor de 17,1 milhões de euros. O total acumulado deste crédito perfez, em 2019, cerca de 309,2 milhões de euros.

O NOVO BANCO dispõe de 5 refeitórios e 5 bares, geograficamente colocados nas zonas de maior concentração de colaboradores com refeições a baixo custo e nutricionalmente equilibradas, tendo sido a primeira entidade nacional a adotar nas ementas servidas nos seus refeitórios, o conceito de “semáforo nutricional”. Em 2018, foram servidas nos refeitórios do Banco, 226 835 refeições a colaboradores do Grupo NOVO BANCO.

Adicionalmente o Grupo disponibiliza através Clube NOVO BANCO - Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo NOVO BANCO, um conjunto de atividades culturais, desportivas e de tempo livres aos seus colaboradores e familiares.

7. Disponibilizar segurança, saúde e bem-estar trabalho
O NOVO BANCO dispõe de serviços clínicos, onde se encontram disponíveis as seguintes valências:   

  • medicina do trabalho
  • medicina curativa
  • serviços de enfermagem
  • consultas de psiquiatria
  • consultas de psicologia
  • consultas de nutrição
  • consultas de cessação tabágica
  • programas de check-up


Esta orientação estratégica ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, tendo em conta que o NOVO BANCO disponibiliza a todos os seus colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Os serviços clínicos disponibilizam consultas e exames de medicina do trabalho, medicina curativa e enfermagem.

Em 2018, foram efetuados:

  • 2 966 exames de medicina do trabalho (exames de admissão, periódicos e ocasionais)
  • 18 966 atos médicos (consultas e receitas)
  • 7 373 atos de enfermagem


O Grupo NOVO BANCO efetua igual e regularmente, avaliações de risco aos locais de trabalho, tendo em 2018 sido efetuadas as seguintes avaliações ao local e ambiente de trabalho:

  • 241 auditorias de segurança às instalações
  • 2 avaliações ergonómicas dos postos de trabalho
  • 236 identificação de perigos e avaliação de riscos de atividades (IPAR)
  • 2 avaliações do ambiente térmico
  • 3 avaliações de qualidade do ar interior
  • 1 avaliação dos níveis de iluminação