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O GRUPO NOVO BANCO considera os colaboradores como uma das grandes forças impulsionadoras da implementação da sua estratégia e dos resultados alcançados. Neste sentido as medidas de recursos humanos existentes foram desenvolvidas partindo do princípio essencial da promoção do capital intelectual enquanto fator de distinção da marca, o que tem permitido ao Banco estabelecer fortes vínculos com todos os seus clientes.
As políticas e as estratégias implementadas pelo Grupo NOVO BANCO valorizam, assim, o princípio essencial do desenvolvimento dos colaboradores, contribuindo ativamente para a sua motivação e elevados padrões de desempenho.

O Capital Humano Grupo NOVO BANCO
A 31 de dezembro de 2016, o Grupo NOVO BANCO contava com 6 096 Colaboradores, dos quais 5 691 em Portugal.

Distribuição dos colaboradores por região:                        

País Dezembro de 2016
Portugal 5 691
Resto da Europa
    Espanha
    reino unido
    outros países

303
15
27
áfrica 2
américa do sul 56
ásia 2
total 6 096

 
Capital Humano do NOVO BANCO

Género Dezembro de 2016
Masculino 49,7%
Feminino 50,3%
Contrato de trabalho
    Efetivo masculino 
    Efetivo feminino

97,5%
96,2%
Média de horas de formação/colaborador 29
Taxa de absentismo (sem parentalidade) 2,9%

Nos objetivos estratégicos do Grupo NOVO BANCO encontram-se incorporados a motivação, o desenvolvimento e a retenção dos seus talentos, tendo para este fim sido definidos os seguintes eixos de gestão:


Formação
Na política de valorização dos recursos humanos a aposta na formação é um dos pilares fundamentais no desenvolvimento de competências e dos colaboradores.

O conhecimento é, cada vez mais, um fator diferenciador na retenção e formação de recursos humanos, pelo que o Grupo NOVO BANCO dedicou especial atenção a este tema desenvolvendo as competências dos seus colaboradores, preparando-os para o correto desempenho das suas funções reforçando as suas competências técnicas, principalmente dos que interagem diariamente com os clientes. Assim, em 2016 o Banco assegurou módulos de formação presencial de Analise Financeira, Gestão do Risco, Técnica Bancária e Mercados Financeiros, Técnicas de Venda e Negociação e Planeamento e Gestão da Atividade.

Para além destes Programas de formação, o Grupo NOVO BANCO manteve o investimento no programa de formação Balcão Escola e Universidade Corporativa NOVO BANCO.

Balcão Escola
Projeto pioneiro na banca portuguesa que centra a sua atividade no reforço de competências dos colaboradores da Rede Comercial de Retalho. Esta metodologia de formação abrange não apenas os colaboradores dos segmentos comerciais como também os colaboradores dos departamentos centrais. Os programas construídos para os colaboradores dos departamentos centrais têm como principal objetivo dar a conhecer as necessidades e expectativas dos clientes, bem como os constrangimentos das equipas na resolução dos pedidos e problemas apresentados, mostrando o quanto é importante o apoio e o contributo dos diversos departamentos centrais para o desenvolvimento da atividade comercial e para a melhoria da qualidade de serviço prestado.

Para apoiar o trabalho realizado pelos Balcões Escola, foram desenvolvidos programas formativos que respondem com objetividade às necessidades identificadas pelas diversas áreas do Banco e foram implementadas metodologias e processos que permitem com rigor aferir as necessidades formativas, avaliar os ganhos de conhecimentos pós formação e acompanhar a eficácia da formação realizada. O NOVO BANCO tem 28 Balcões Escola que se encontram distribuídos por cada uma das Direções Regionais e que contribuem como meio privilegiado no reforço das competências dos colaboradores.

Universidade Corporativa NOVO BANCO
No âmbito de uma estratégia de promoção, valorização e retenção dos Colaboradores, o NOVO BANCO disponibiliza aos seus Quadros, a possibilidade de frequentarem a sua Universidade Corporativa, um projeto assente em parcerias com universidades e institutos superiores de renome e que conta com o envolvimento significativo dos Quadros do Banco na conceção e execução de alguns programas. Este projeto tem como objetivo incrementar a competitividade, o crescimento e a inovação no Grupo NOVO BANCO.

A Universidade NOVO BANCO encontra-se disponível para jovens licenciados de elevado potencial e Colaboradores não licenciados, mas com experiência profissional significativa. Neste âmbito, foram desenvolvidos dois programas distintos:

  • Executive Master in Management & Banking, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa;
  • Apoio à Licenciatura em Gestão Bancária.


Gestão de Talento
A identificação e a gestão dos colaboradores de elevado potencial são determinantes numa gestão do capital humano que tem como objetivo compatibilizar as ambições e expectativas dos colaboradores com as necessidades do negócio. Para desenvolver o trabalho relacionado com a identificação, desenvolvimento e retenção de colaboradores, o Grupo NOVO BANCO dispõe da área de Gestão de Talento, que através de um modelo de avaliação identifica os colaboradores com maior potencial para evoluir na carreira, assumindo funções de maior complexidade e/ou de acrescido nível de responsabilidade.

O desenvolvimento deste modelo permite reconhecer não só os colaboradores com maiores níveis de desempenho, identificar os que apresentam maior potencial para evoluir, conhecer o nível de desenvolvimento das suas competências, bem como identificar quais necessitam de ser desenvolvidas, possibilitando adicionalmente ter um conhecimento mais abrangente dos colaboradores e das suas expectativas, permitindo assim dar melhor resposta aos pedidos de mobilidade interna.

#NB Equal Gender
O Grupo NOVO BANCO Banco exerce uma política de recursos humanos que tem por base políticas efetivas de alto nível de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres e de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, bem como de valorização profissional dos trabalhadores.

O Grupo garante os princípios gerais definidos em matéria de Igualdade e Não Discriminação e Direitos Humanos, contudo e destacando a importância deste tema e como forma de reforçar a sua Políticas de Não Discriminação e Igualdade e de Direitos Humanos criou o programa #NB Equal Gender definindo novos objetivos sociais para 2020:

NB Equal Gender Representatividade
Conselho de Administração 28%
Diretoras Coordenadoras 34,4%
Quadro Diretivo 40%
Gap Salarial entre géneros 5%
Política de Sucessão 1/3

Para o alcance dos objetivos definidos o banco definiu um conjunto de iniciativas subjacentes ao tema, tendo já iniciado as “Conversas com o Presidente”, um ciclo de conversas sobre a Igualdade de Género, protagonizado por colaboradores de ambos os géneros e o Presidente do Conselho de Administração

Os compromissos assumidos no âmbito da igualdade de género vêm ao encontro dos objetivos estratégicos do NOVO BANCO, que passam pela adoção das melhores práticas na área da gestão do capital humano, no domínio da motivação e no desenvolvimento e retenção de talentos.

Para consultar a Política de Não Discriminação e Igualdade clique aqui .

Para consultar a Política de Direitos Humanos clique aqui .

Responsabilidade Social Interna
O NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de benefícios aos colaboradores, que não sendo retribuição monetária, fazem parte do pacote global de valor oferecido pela empresa e têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal.

Ao abrigo do seu Programa de Responsabilidade Social Interna o NOVO BANCO dispõe de uma política de atribuição de apoios aos colaboradores que abrange as seguintes áreas:

APOIOS DESEMPENHO 2016
Colaboradores no Ativo - Apoio à Educação

Atribuição de apoios à primeira infância, apoio escolar, bolsas de estudo e apoio a crianças e jovens com necessidades especiais.
  • 383 Apoios à primeira infância no valor de 512 400 euros;
  • 206 Bolsas de estudo no valor de 164 100 euros
  • 268 Apoios escolares no valor de 37 500 euros;
  • 91 Apoios a crianças e jovens com necessidades especiais no valor de 91 000 euros.
Colaboradores Reformados - Apoio a Seniores

Comparticipação nos encargos com internamentos em lares, centros de dia, apoio domiciliário e apoio na compra de medicamentos ou outros bens de primeira necessidade.

  • 53 Apoios no valor de 126 900 euros.

Os colaboradores podem ainda usufruir de condições especiais na oferta comercial do Banco, destacando-se o crédito com taxas de juros mais reduzidas. O Banco concedeu, em 2016, aos seus Colaboradores crédito à habitação e crédito de aquisição de bens de consumo, no valor de 18 910 milhares de euros. O total acumulado deste crédito perfez, em 2016, cerca de 331 450 milhares de euros.

O NOVO BANCO dispõe de 7 refeitórios e 7 bares, geograficamente colocados nas zonas de maior concentração de colaboradores com refeições a baixo custo e nutricionalmente equilibradas, tendo sido a primeira entidade nacional a adotar nas ementas servidas nos seus refeitórios, o conceito de “semáforo nutricional”. Em 2016, foram servidas nos refeitórios do Banco, 238 144 refeições a colaboradores do Grupo NOVO BANCO.

Adicionalmente o Grupo disponibiliza através Clube NOVO BANCO - Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo NOVO BANCO, um conjunto de atividades culturaIs, desportivas e de tempo livres aos seus colaboradores e familiares.

Programa # NB Work & Life
Diagnosticando permanentemente os principais desafios tentando encontrar respostas que possibilitem melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada dos seus colaboradores, o NOVO BANCO integrou nos benefícios atribuídos a este grupo de stakeholders o programa #NB Work & Life, contribuindo deste modo não só para o aumento da sua satisfação e motivação, bem como para a gestão e retenção dos seus talentos.

#NB Work & Life Objetivos 2020
Dispensa em dias especiais 11 912
Colaboradores que aderem à compra adicional de férias 580
Refeições Takeaway 82 500
Colaboradores que aderem a serviços domésticos externos 120

O banco tem uma visão holística dos seus colaboradores pelo que proporciona a este grupo de stakeholders condições para vivenciar datas especiais da sua vida pessoal, facultando, por exemplo, dispensas ao trabalho no dia de aniversário do colaborador e dos filhos, no início da escolaridade destes.

Foi igualmente estabelecido o não agendamento de reuniões após as 18h00 e a determinação das 21h00 como hora limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de iluminação e de ar condicionado e ventilação, como forma de evitar a permanecia nas instalações do banco.

Com o objetivo de proporcionar aos colaboradores Grupo NOVO BANCO mais tempo para si e para os seus, foi no final de 2016, criado um novo serviço de TakeAway NB nos refeitórios do NOVO BANCO - que, após uma fase piloto se pretende reforçar e disponibilizar ao maior número possível de colaboradores.

Em 2017 o NOVO BANCO pretende implementar as restantes incitativas, nomeadamente:

  • NB Early Friday / Late Monday -  Permitr a prestação de horas adicionais durante a semana, que compensem com dispensa na sexta-feira à tarde ou na segunda - feira de manhã, desde que seja garantida a prestação das 35 horas semanais.
  • Compra adicional de férias - Permitir a compra de 5 dias de férias adicionais, promovendo a conciliação da vida laboral com  o período de férias escolares dos filhos
  • Serviços domésticos - disponibilizar aos colaboradores serviços de empresas de apoio doméstico como por exemplo a passagem a ferro, costura, refeições, revisão/ lavagem do carro, etc..

Saúde e Segurança no Trabalho
O NOVO BANCO dispõe de serviços clínicos, onde se encontram disponíveis as seguintes valências:

  • medicina do trabalho;medicina curativa;
  • serviços de enfermagem;
  • consultas de psiquiatria;
  • consultas de psicologia;
  • consultas de nutrição;
  • consultas de cessação tabágica;
  • programas de check -up.

Esta orientação estratégica ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, tendo em conta que o NOVO BANCO disponibiliza a todos os seus colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Os serviços clínicos disponibilizam consultas e exames de medicina do trabalho, medicina curativa e enfermagem. Em 2016, foram efetuados 3 387 exames de medicina do trabalho (exames de admissão, periódicos e ocasionais) 27 651 atos médicos (consultas e receitas) e 7 623 atos de enfermagem.

O Grupo NOVO BANCO efetua igual e regularmente, avaliações de risco aos locais de trabalho, tendo em 2016 sido efetuadas as seguintes avaliações ao local e ambiente de trabalho:

  • 190 Auditorias de segurança às instalações
  • 13 Avaliações ergonómicas dos postos de trabalho
  • 13 Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos das Atividades (IPAR)
  • 187 Avaliações do Ambiente Térmico
  • 188 Avaliações dos níveis de iluminação