Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Portugal reconhecido como melhor destino 

Portugal tem-se destacado em diversas áreas do Turismo, recebendo prémios e reconhecimento importantes, os quais se traduzem na solidificação da sua posição como um importante destino turístico a nível internacional. O país é frequentemente reconhecido como um dos melhores destinos, quer em termos de popularidade quer no que concerne à qualidade, destacando-se pela sua diversidade de atrações, que vão desde cidades históricas até às suas belas praias, vinhedos e aldeias pitorescas.

Dum modo geral, nos últimos oito anos, assinala-se o reconhecimento do país como o Melhor Destino Turístico do Mundo e como o Melhor Destino Turístico da Europa, tendo sido premiado três vezes na primeira categoria e seis na segunda, no âmbito dos World Travel Awards (considerados os “óscares do Turismo”). Aprofundando para uma análise por categorias regionais, deparamo-nos com a valorização de destinos específicos no país, tais como Madeira, Algarve, Lisboa, Porto e Braga que foram eleitos, em 2024, no World Travel Awards, como Melhor Destino Insular do Mundo, Melhor Destino de Praia do Mundo, Melhor Destino Urbano da Europa, Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar da Europa e Melhor Destino Emergente do Mundo respetivamente. Assistiu-se também à premiação de Óbidos e Santa Cruz da Graciosa como Best Tourism Villages pela ONU Tourism.

Além dos reconhecimentos acima mencionados, o país tem-se afirmado em áreas mais específicas e concretas. A cultura do vinho e as tradições vinícolas ancestrais têm alavancado o enoturismo, sendo as visitas e as degustações uma das maiores atrações para turistas e Portugal foi, inclusivamente, eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo pela FIBEGA em 2024. Com 14 regiões vinícolas, é o 9º país do mundo com maior área de vinha e o 3º com maior diversidade de castas autóctones (inclui a primeira Região Demarcada e Regulamentada do mundo, o Douro, reconhecida como Património Mundial da UNESCO desde 2001). Em 2023 e 2024, Portugal liderou o The Wine Lover's Index e são cada vez mais as unidades de enoturismo portuguesas distinguidas no World's Best Vineyards (11 propriedades em 2024).

A par com o enoturismo, a gastronomia portuguesa também tem obtido significativo reconhecimento mundial, materializado nas premiações, em 2024, de Lisboa como Melhor Destino Culinário da Europa e o Porto o Melhor Destino Culinário Emergente, no âmbito dos World Culinary Awards. Mais recentemente, já em 2025, foram atribuídas 8 novas estrelas Michelin, o que se traduz num total de 46 restaurantes com estrela Michelin (38 com uma estrela e 8 com duas). É amplamente reconhecida a qualidade da oferta gastronómica portuguesa, desde restaurantes de autor até espaços de comida tradicional, desempenhando um papel preponderante na economia e no setor do Turismo em particular.  

O Golfe é outra valência que tem vindo a ganhar dimensão e, atualmente, é uma das imagens de marca do país. Premiado como o Melhor Destino de Golfe do Mundo nos World Golf Awards 2024 e como o Melhor Destino de Golfe da Europa pelo terceiro ano consecutivo (2022, 2023 e 2024), Portugal dispõe de campos mundialmente reconhecidos, sobretudo no Algarve, Lisboa, Porto e Norte, com elevada procura por parte de golfistas. A combinação entre um clima ameno, paisagens deslumbrantes, hospitalidade excecional, relação qualidade/preço e campos de golfe de elevado nível tornam esta modalidade um atrativo cada vez mais apreciado e valorizado. Um exemplo paradigmático é o Dunas Douradas Beach Club que venceu o prémio Líder Mundial Golf & Villa Resort pela terceira vez consecutiva em 2024.

Com uma extensa costa marítima com areia branca e fina, Portugal também é famoso pelas suas praias, destacando-se em algumas categorias. O país tem 352 praias galardoadas com a Bandeira Azul da Europa e 214 consideradas Praia Acessível. O Algarve em particular foi eleito, pela terceira vez, o Melhor Destino de Praia do Mundo nos World Travel Awards 2024 e o Melhor Destino de Verão nos Irish Travel Industry Awards 2025. No domínio do Surf, a Ericeira é considerada uma Reserva Mundial (segunda Reserva distinguida a nível global e a primeira da Europa), atraindo praticantes de todos os cantos do planeta.

O turismo de aventura em Portugal é outra área que tem ganho comprovada notoriedade mundial. A combinação de natureza intocada, clima favorável e paisagens deslumbrantes torna o país ideal para os que buscam novas experiências com adrenalina. Nos World Travel Awards, os Açores consagraram-se em 2024 pela quarta vez consecutiva como o Melhor Destino de Aventura da Europa e pela segunda vez consecutiva como o Melhor Destino de Aventura do Mundo. Também os Passadiços do Paiva foram, pelo sétimo ano consecutivo, nomeados a Melhor Atração de Turismo de Aventura do Mundo.

Verifica-se ainda que a grande diversidade de paisagens e reservas naturais, as trilhas e a observação de vida selvagem atraem aqueles que procuram uma conexão com a natureza de forma sustentável. Por exemplo, o arquipélago dos Açores e várias propriedades em Portugal receberam a certificação Green Key, que reconhece iniciativas de turismo sustentável. Também o Dark Sky Alqueva conquistou a categoria Prémio Mundial de Turismo Responsável 2024 no World Travel Awards. Alinhado com a exploração da natureza, o turismo de bem-estar também tem vindo a ganhar importância, com valorização dos vários parques termais espalhados pelo país.

Transversalmente a todas estas valências do turismo, o país apresenta uma matriz cultural vincada, com um património histórico, religioso e arquitetónico riquíssimo. Em 2024, Parques de Sintra recebeu pelo segundo ano consecutivo o prémio Melhor Destino Cultural do Mundo no World Luxury Travel Awards e a Arte Equestre portuguesa tornou-se o 11º elemento português reconhecido no âmbito da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Em 2023, a Casa Fernando Pessoa e o Museu de Lagos estiveram nomeados para os prémios Museu Europeu do Ano e Museu do Conselho da Europa, afirmando a herança cultural de Portugal a nível internacional.

Concluindo, Portugal destaca-se como um destino turístico de classe mundial. A combinação entre todos os reconhecimentos e fatores mencionados representa uma oportunidade significativa para as Empresas turísticas diversificarem a sua oferta e inovarem nos seus modelos de negócio, aumentando a atratividade para nichos de turistas que permitam incrementar a qualidade do turismo e as margens de exploração. 

 

Newsletters Turismo