Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Pagamentos SEPA Empresas

SEPA (Single Euro Payments Area)

Pagamentos SEPA Empresas

SEPA (Área Única de Pagamentos em Euros) é um espaço geográfico onde particulares, empresas e outros agentes económicos podem efetuar e receber pagamentos em euros, em idênticas condições, direitos e obrigações, qualquer que seja a sua localização, sendo eliminadas as diferenças entre os pagamentos nacionais/domésticos (efetuados dentro das fronteiras de um país) e os transfronteiriços (entre países).

É uma iniciativa política da Comissão Europeia e permite aos consumidores, empresas e organismos públicos, ordenar e receber pagamentos em euros, tanto entre países (pagamentos transnacionais), como dentro dos mesmos (pagamentos nacionais), utilizando uma única conta bancária e sob as mesmas condições, direitos e obrigações.

Considera-se a SEPA como a última etapa da construção da União Económica e Monetária e consequentemente da introdução do euro. Conta com o apoio do Banco Central Europeu, dos Governos dos Estados-Membros da UE e dos respetivos Bancos Centrais.

Em concreto, a SEPA revela a criação de uma área onde não existe distinção entre pagamentos nacionais e europeus, nas operações em euros.

Vantagens

  • Permite utilizar uma única conta

    bancária para pagamentos em euros no espaço SEPA.

  • Gera uma melhoria da eficiência

    da execução de pagamentos, ao estabelecer regras e padrões comuns.

  • Dá maior proteção

    aos utilizadores de serviços de pagamento.

  • Permite desenvolver soluções

    inovadoras no âmbito dos meios de pagamento, tais como pagamentos através de telemóveis ou da internet e a faturação eletrónica.

  • Traz uma maior simplicidade,

    dado que passa a existir uma oferta europeia com características comuns.

  • Possibilita níveis de serviço

    harmonizados.

  • Favorece a implementação interna

    de mecanismos de reconciliação automática.

  • Em relação ao SEPA DD,

    dá a possibilidade de processar de forma automaticamente todos os fluxos de exceção (rejeições, devoluções, reembolsos, anulações).

  • O SEPA DD cria a oportunidade

    de se efetuarem cobranças diretamente a Devedores em 34 países, utilizando um único mecanismo de pagamento.

Algumas destas vantagens são especialmente relevantes no caso de Clientes que se deslocam regularmente entre vários países da zona SEPA ou que residam fora do seu país de origem (ex: estudantes, trabalhadores no estrangeiro ou estrangeiros residentes em Portugal).

Em complemento, e em consequência da legislação europeia já anteriormente publicada, as comissões aplicáveis em pagamentos europeus em euros (Transferências a Crédito e Débitos Diretos) já se encontram equiparadas às comissões aplicáveis aos pagamentos nacionais equivalentes.

O NB File Manager

  • CONCEITO

    O File Manager é um aplicativo disponibilizado gratuitamente pelo novobanco para permitir às suas empresas clientes que possam gerir e gerar ficheiros nos formatos SEPA (XML) de forma simples, sejam eles de Débitos Diretos ou de Transferências a Crédito SEPA.

    Este aplicativo (FileManager) permite efetuar um tratamento integral das necessidades que as Empresas têm na gestão recorrente de transferências a crédito (dados dos beneficiários habituais, etc.) e dos débitos diretos a cobrar (identificação dos mandatos/ADC's sob gestão e diversas funcionalidades de controlo das cobranças efetuadas, devoluções verificadas, etc.).

    O processamento por parte do novobanco dos ficheiros de débitos diretos gerados pelo aplicativo File Manager, pressupõe o preenchimento e assinatura do contrato de Adesão aos Débitos Diretos por parte da entidade Credora. Para tal, por favor contacte o seu Gestor novobanco.

Descarregar

Guia rápido de instalação Guia rápido de instalação
Guia rápido da componente de débitos diretos Guia rápido da componente de débitos diretos
Guia rápido da componente de transferências Guia rápido da componente de transferências
File Manager File Manager

Aconselhamos a leitura dos guias rápidos disponibilizados (somente 1 página), para melhor compreensão e facilidade de utilização do File Manager. Faça download aqui File Manager.

Para quaisquer dúvidas relacionadas com o File Manager, por favor contacte o seu gestor de conta, que as encaminhará para uma equipa especializada.

 

Tem dúvidas? Nós esclarecemos

IBAN (International Bank Account Number)

É o código internacional que identifica uma conta bancária; substituirá o atual NIB. Se for Cliente novobanco, conheça o seu IBAN por consulta no cabeçalho do seu Extrato ou através do novobanco Online, em Quotidiano/ Contas / NIB/IBAN/SWIFT.

BIC (Bank/Business Identifier Code)

É o código de identificação internacional de cada banco. Se for Cliente novobanco, conheça o BIC do novobanco por consulta no cabeçalho do seu Extrato ou através do novobanco Online, em Quotidiano/ Contas / NIB/IBAN/SWIFT. O BIC do novobanco é BESCPTPL.

Norma ISO 20022 XML

Standard internacional de linguagem técnica que define regras para codificação de ficheiros.