Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Alertas de Fraude

Leia atentamente os conteúdos dos SMS´s de confirmação de operações. Caso não correspondam à operação que está a realizar, não insira em circunstância alguma o código de validação.

Nunca introduza posições da matriz ou códigos enviados por SMS em páginas que lhe levantem dúvidas ou apareçam em locais pouco habituais.

O novobanco nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

Ignore as mensagens de origem ou conteúdos suspeitos.
Em caso de dúvida não clique!
Contacte o novobanco através do serviço Linha Direta 707 24 7 365.

Conheça as últimas tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu computador e mantenha-se sempre informado sobre as nossos conselhos de segurança.

Outubro 2023

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • Não solicitamos o seu telemóvel num endereço na internet. Se é nosso cliente, o novobanco conhece o seu contacto.
  • Não solicitamos informação do seu cartão de débito ou crédito. O cartão é seu para efetuar os seus pagamentos e compras. 
  • Cuidado com chamadas telefónicas inesperadas. Nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Outubro 2023

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto desbloqueio da conta ou para cancelamento de operações.
 
  • Desconfie sempre de mensagens com links que indicam um “procedimento obrigatório” ou verificação para efetuar um qualquer desbloqueio (da sua conta, acessos ou cartões). 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • Não solicitamos o seu telemóvel num endereço na internet. Se é nosso cliente, o novobanco conhece o seu contacto.
  • Não solicitamos informação do seu cartão de débito ou crédito. O cartão é seu para efetuar os seus pagamentos e compras. 
  • Cuidado com chamadas telefónicas inesperadas. Nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS, mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita por um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2023

O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.
  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”. 
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Bloqueio de conta” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2023

  • Esteja atento! Caso seja confrontado com um pedido de instalação de um “Complemento de Segurança Trusteer Rapport" para um “continuar tendo acesso ao seu banco online”, não somos nós!
  • O novobanco nunca lhe vai solicitar este tipo de "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação de um complemento de Segurança" para a utilização dos Canais Digitais PC ou Mobile Apps.
  • Proteja sempre os seus dados. Em chamadas telefónicas inesperadas cujo o assunto não tenha sido despoletado por si,  nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou SMS que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Evite clicar em links que constem em e-mails ou SMS, em caso de dúvida confirme sempre a veracidade do e-mail ou SMS telefonicamente com o remente.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita no âmbito de uma fraude ou tenha sido confrontado com os ecrãs abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Maio 2023

O MB WAY:

  • Não envia SMS com Links
  • Não liga para utilizadores
  • Não solicita passwords ou códigos de verificação fora da app.

 

Consulte as principais recomendações de segurança do MB WAY -> https://www.mbway.pt/seguranca-mb-way/

 

E ainda: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Maio 2023