Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Alertas de Fraude

Leia atentamente os conteúdos dos SMS´s de confirmação de operações. Caso não correspondam à operação que está a realizar, não insira em circunstância alguma o código de validação.

Nunca introduza posições da matriz ou códigos enviados por SMS em páginas que lhe levantem dúvidas ou apareçam em locais pouco habituais.

O novobanco nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

Ignore as mensagens de origem ou conteúdos suspeitos.
Em caso de dúvida não clique!
Contacte o novobanco através do serviço Linha Direta 707 24 7 365.

Conheça as últimas tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu computador e mantenha-se sempre informado sobre as nossos conselhos de segurança.

Maio 2023

O MB WAY:

  • Não envia SMS com Links
  • Não liga para utilizadores
  • Não solicita passwords ou códigos de verificação fora da app.

 

Consulte as principais recomendações de segurança do MB WAY -> https://www.mbway.pt/seguranca-mb-way/

 

E ainda: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Maio 2023

Atenção: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco nunca lhe vai enviar SMS com links.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://novobanco.pt.
  • Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o SMS abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Janeiro 2023

Atenção: O novobanco nunca lhe envia SMS com links, nem o vamos contactar telefonicamente a solicitar códigos para um suposto cancelamento de operações.

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais, dados da sua conta ou dados de cartões.

Contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta através do número 707 24 7 365.

Novembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 247 365.

Novembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 247 365.

Outubro 2022

  • O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de chamadas telefónicas ou e-mails onde determinada ação não tenha sido iniciada por si. Esteja atento a situações de “Urgência” ou pedidos onde lhe seja exigida uma ação no imediato.
  • NUNCA forneça os códigos do sistema de segurança adicional por SMS através de chamadas telefónicas, e-mails ou sites desconhecidos.
  • Caso seja confrontado com uma situação destas, desligue a chamada telefónica de imediato, não clique em links ou botões semelhantes ao indicado no e-mail abaixo.
  • Garanta a segurança dos seus dados pessoais e dados de acesso aos canais digitais do banco. Não partilhe dados ou informações sensíveis com terceiros.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Setembro 2022

  • O novobanco nunca lhe envia e-mails com este tipo de alertas ou procedimentos.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas, urgentes/importantes que o levam por impulso a clicar de imediato num link ou botão.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.

Caso tenha recebido o e-mail abaixo (ou parecido), não efetue qualquer ação! Não forneça os seus dados pessoais ou dados da sua conta/cartões, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Siga as nossas principais recomendações de segurança disponíveis em https://www.novobanco.pt/seguranca

Setembro 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou sms com ações inesperadas que o levam por impulso a clicar num link ou botão.
  • Não somos nós! Esteja atento a expressões não utilizadas pelo banco ou erros de escrita nas mensagens de e-mail ou sms.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.
  • Cuidado com contactos telefónicos de desconhecidos:  Atenção a chamadas telefónicas inesperadas mesmo que do “outro lado” afirmem que é “do Banco”. Por telefone, numa situação inesperada não iniciada por si, nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações. Nem mesmo para um suposto “cancelamento de operações/transações”.

Caso tenha recebido o SMS abaixo (ou parecido) e/ou uma chamada telefónica suspeita em nome do novobanco”, não efetue qualquer ação! Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Agosto 2022

  • Esteja atento! Caso seja confrontado com um pedido de “Verificação de Módulo de Segurança” para um “Controlo ou Cancelamento de Transações”, não somos nós!
  • O novobanco nunca lhe vai solicitar este tipo de "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação/Verificação de Módulos de Segurança" na utilização dos Canais Digitais PC ou Mobile Apps.
  • Proteja os seus dados. Em chamadas telefónicas inesperadas cujo o assunto não tenha sido despoletado por si,  nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens de e-mail ou SMS que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Evite clicar em links que constem em e-mails ou SMS, em caso de dúvida confirme sempre a veracidade do e-mail ou SMS telefonicamente com o remente.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações”  no âmbito de uma fraude ou tenha sido confrontado com os ecrãs abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Agosto 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca o vai contactar telefonicamente a solicitar dados pessoais e intransmissíveis de acesso aos canais digitais para um suposto “cancelamento de transações”.
  • Em chamadas telefónicas nunca forneça posições do cartão matriz e códigos enviados por SMS para a validação de operações.
  • Desconfie sempre de mensagens que implicam um “procedimento obrigatório” ou “ameaças de bloqueios/suspensão de contas, acessos ou cartões”.
  • Não somos nós! O novobanco não tem um endereço de e-mail “Gestor Novo Banco Smart gestornbseguranca[@]gmail[.]com” – Nunca utilizamos o Gmail para o contactar.
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido uma chamada telefónica suspeita para um suposto “Cancelamento de Transações” ou o E-mail abaixo, não efetue qualquer ação!

Não forneça dados pessoais ou dados da sua conta, contacte de imediato o seu Balcão ou a nossa Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.

Julho 2022

  • Esteja atento! O novobanco nunca lhe envia mensagens SMS com links, nem solicita este tipo de ações.
  • Desconfie sempre de mensagens com links que implicam uma ação inesperada ou ameaças de bloqueios.
  • Verifique cuidadosamente os textos, nunca o iremos abordar desta forma, não somos nós!
  • O endereço online do novobanco é sempre o https://www.novobanco.pt.

Caso tenha recebido este SMS, não clique no link e apague o sms de imediato.

Em caso de dúvida contacte a Linha Direta pelo nº 707 24 7 365.