
Os nossos compromissos
Fazemos um futuro mais sustentável
Pensar num futuro mais sustentável é, também, adoptar uma estratégia de negócio que promova a sustentabilidade, estabelecendo a ligação entre as finanças e as necessidades específicas da economia em benefício do planeta e da sociedade.
Os nossos objetivos
Ambiente
+ 600 M€
de Investimento Verde
(vs. 2021)(1)
0 M€
de Financiamento
a setores excluídos (2)
30 %
de Produtos de Investimento com características ESG (3)
- 30 %
de Consumo de papel
(ton vs. 2021)(4)
- 28 %
de emissões de CO₂
das operações próprias
(ton vs. 2021) (5)
Bem-estar social e financeiro
40 %
de colaboradores a usufruírem do programa Bem-estar social (6)
+ 3 p.p.
de colaboradores com avaliação de riscos psicossociais “Saudável” (vs. 2021)(7)
+ 8 p.p.
no nível de engagement dos colaboradores (vs. 2021) (8)
+ 11,8 p.
no indicador NPS dos clientes (vs. 2021)(9)
+ 9.594 h
de voluntariado dos colaboradores (vs. 2021)(10)
Banca responsável
+ 2,5 p.p.
de mulheres em cargos de liderança sénior (11)
- 0,9 p.p.
na disparidade salarial
de género(12)
+ 3 parcerias
com organizações para promoção do emprego
de pessoas com incapacidade(13)
90 %
dos fornecedores
com avaliação de sustentabilidade(14)
+ 39.160 h
de formação ESG
a colaboradores (15)
Notas
1 Originação de financiamentos ou investimentos em carteira própria em empresas cuja atividade económica principal seja elegível para a Taxonomia Europeia e originação de financiamentos ou investimentos em carteira própria em que a utilização dos fundos pelo devedor ou os projetos seja direcionado para atividades económicas elegíveis para a Taxonomia Europeia ou se destinem a investimentos na transição energética ou de modelo de negócio da empresa para atividades verdes;
2 Setores económicos não financiados pelo novobanco: Armamento, Prostituição, Pornografia, Carvão (mineração e produção de energia) e Comércio de vida selvagem e espécies em vias de extinção
3 Fundos de Investimento, Seguros Financeiros e Produtos Estruturados
4 Redução do consumo de papel de fotocópia, decorrente da implementação do programa Phygital na rede comercial (iniciado em 2019) e da desmaterialização de processos nos serviços centrais
5 Emissões de GEE de âmbito 1 e 2 Grupo novobanco
6 Percentagem de colaboradores que usufruíram de pelo menos 2 iniciativas do programa por ano. Programa de iniciativas de promoção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde mental e física, vida saudável, etc
7 Estudo anual de avaliação de riscos psicossociais à base de colaboradores do novobanco
8 Avaliação de nível de engagement de colaboradores realizado no âmbito do inquérito Pulse (% média de engagement dos colaboradores)
9 Net Promoter Score calculado para Clientes Particulares - BASEF
10 Dinamização de ações de voluntariado em áreas estratégicas de impacto social do banco. Cada colaborador poderá usufruir de 1 dia por ano para ações de voluntariado
11 Diretores de 1ª linha e Conselho de Administração Executivo
12 Disparidade Salarial entre géneros ponderada pela representatividade de cada Função de Desempenho
13 Número de organizações com parcerias ativas e em dinamização pelo Banco
14 Fornecedores com fornecimentos recorrentes ao Grupo novobanco e faturação anual acima de 10 mil euros
O nosso modelo de dividendo social
Com base nos eixos ESG, definimos um modelo de Dividendo Social para 2022–2024 que integra as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e de governance, que refletem a forma como desenvolvemos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este modelo tem como objetivo promover a adoção das melhores práticas de sustentabilidade e, assim, posicionarmo-nos como uma referência ESG em Portugal.
Modelo de Dividendo Social 2022–2024
Promovemos o bem-estar:
Gerimos o nosso negócio com base em critérios sociais, promovendo o bem-estar dos nossos colaboradores e contribuindo para o bem-estar financeiro das comunidades que servimos. O nosso desempenho social é efetuado pelos seguintes indicadores
- Bem estar social para colaboradores
- Riscos Psicossociais - % colaboradores saudáveis;
- Comprometimento dos colaboradores com o banco;
- NPS (Net Promoter Score) dos clientes (pts);
- Programa de voluntariado dos colaboradores (horas).
Defendemos um negócio sustentável:
Centramos a nossa atividade num modelo de negócio responsável com base em valores de equidade, igualdade de oportunidades e género, posicionando ainda a sustentabilidade na nossa cadeia de valor. O nosso desempenho é acompanhado pelos seguintes indicadores:
- Mulheres em cargos de liderança sénior;
- Disparidade salarial ajustada à função;
- Parcerias com organizações que promovem o emprego de pessoas com incapacidade;
- Fornecedores com avaliação de sustentabilidade;
- Formação ESG para colaboradores (#horas).