Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Cuidamos do ambiente

Cuidamos do ambiente

Adotar uma atitude sustentável é, também, olhar para o impacto da nossa atividade. É refletir sobre como podemos contribuir para um futuro mais sustentável. Com este propósito em mente, desenvolvemos o modelo Dividendo Social com objetivos desafiantes.

Reduzimos a nossa pegada ambiental

Com vista à redução dos consumos de eletricidade, temos vindo a implementar diversas iniciativas que nos tornam eficientes ao nível energético. 

•Consumo de eletricidade isenta de emissões de dióxido de carbono (CO₂);

•Instalação de painéis fotovoltaicos no Campus novobanco

•Redução do número de locais de consumo (rede de balcões e edifícios);

•Equipamentos AVAC, informática e iluminação do Campus novobanco e do Novo Modelo de Distribuição energeticamente mais eficientes;

•Determinação de horário limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de AVAC e iluminação;

• Utilização da iluminação por LED;

•Reforço do programa de monitorização de consumos e de adoção de medidas preventivas e corretivas.

Estamos comprometidos com a racionalização da comunicação em suporte de papel, tanto a nível interno como externo. Um compromisso que passa pela sensibilização e mudança de hábitos de colaboradores e clientes, mas, também, pela desmaterialização contínua dos nossos processos. 

  • Projeto Phygital: formalização com assinatura digital em alguns processos de negócio, contribuindo para uma organização e dinamização de uma cultura “sem papel”. 
  • Redução de impressão nas diversas atividades de backoffice;
  • Envio de comunicação obrigatória a clientes por via digital.

 

Conscientes dos efeitos nocivos da escassez de água, definimos medidas que visam  melhorar a sua gestão. Assim, com o objetivo de reduzirmos o nosso consumo, implementámos diferentes medidas como a substituição de torneiras tradicionais por torneiras com temporizador, além de uma constante sensibilização dos colaboradores para a comunicação de anomalias.

 

Assumimos como fulcral a elaboração de um inventário das emissões da nossa atividade e, por isso, realizamos, anualmente, o cálculo de emissões diretas e indiretas de acordo com as diretrizes do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas (IPCC), do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa do WRI/WBCSD. Em 2024, o inventário de emissões de CO₂ (âmbito 1, 2 e 3*) reduziu 58%, com menos 4495 toneladas de emissões de CO₂.

*Exclui emissões financiadas

Em 2023 o novobanco iniciou igualmente a substituição gradual de todos os tradicionais cartões bancários em PVC por cartões em re-PVC, ou seja, fabricados a partir de plástico reciclado vindo de resíduos industriais recolhidos regionalmente.

Também implementámos medidas no campo da reciclagem, procurando realizar uma gestão eficiente dos resíduos, incluindo do papel e toners de impressoras, mas não só: 

  • Eliminámos o consumo de plástico de uso único e passámos a disponibilizar copos de papel e palhetas de madeira recicláveis; 

  • Recolhemos e inutilizamos os cartões bancários expirados, sendo que este resíduo é encaminhado para Extruplás que o utiliza no fabrico de material urbano.

     

Estamos atentos às alterações climáticas

A preservação do Planeta é um tema que deve merecer atenção de todos os agentes, nomeadamente dos económicos. Conscientes do nosso papel, e sendo o sector financeiro um dos principais impulsionadores da economia, promovemos o acesso a capital por parte de setores relacionados com o desenvolvimento sustentável.

Business Ambition for 1.5ºC

No novobanco, assumimos o compromisso de alinhar os nossos planos de descarbonização com a ambição de limitar, ou mitigar, o aquecimento global. Nesse sentido, assinámos a Business Ambition for 1.5˚C, uma carta que encoraja empresas, organizações e governos a criarem medidas de redução da emissão de gases com efeito de estufa, com vista a alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera.

Carta Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal

Queremos também contribuir para a promoção e o desenvolvimento do financiamento sustentável em Portugal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Grupo de Reflexão, ao qual pertencemos. Nesse sentido, assinámos a Carta Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal que poderá consultar abaixo.

Carta Compromisso Financiamento Sustentável Carta Compromisso Financiamento Sustentável