
Ser o banco de confiança, que apoia as famílias e empresas ao longo da sua vida.
Esta é a nossa missão
Sobre nós
O novobanco é o 4º maior banco a atuar no mercado nacional, com 1,5 milhões de clientes, ativos de 43 mil milhões de euros e 9,8% de quota de mercado em junho de 2023
Temos um modelo de relação com o cliente omnicanal, com uma experiência bancária completa e conveniente, incluindo canais digitais seguros, complementando com o recente e inovador modelo de distribuição de proximidade, com mais de 292 balcões e 20 centros de empresas, cobrindo todo o país.
Com rácios de capital dos mais robustos, temos reforçado a quota de mercado nos depósitos e recursos de clientes, que atingem mais de 34,5 mil milhões de euros, enquanto garantimos o financiamento da economia nacional, com o apoio às famílias e às empresas, com mais de 24,7 mil milhões de euros em crédito concedido.
Valorizamos a formação dos nossos mais de 4000 profissionais e apoiamos a comunidade através de programas sociais, culturais e inclusão financeira. O nosso propósito é contribuir para o crescimento económico de Portugal, tanto para famílias como para empresas em todas as fases da sua vida, de forma sustentável e responsável.
-
Somos uma equipa de profissionais dedicados,
- 4209 colaboradores
- 19,2 anos de senioridade média
- 9,5 mil horas de formação ESG
-
em apoiar as famílias e as empresas a inovar, reinventar e exportar...
- 1,5 milhões de clientes
- + 90% clientes empresa satisfeitos e muito satisfeitos
- 64% de clientes digitais ativos
-
e a fazer das grandes dificuldades grandes oportunidades...
- 25,7 mM€ de crédito concedido*
- 1,4 mM€ de originação de crédito*
- 28,1 mM€ de depósitos*
-
devolvendo à comunidade o suporte que temos recebido.
- 223,4 m€ de donativos e mecenato
- 94 obras de arte cedidas em Museus em todo o país
- 557 horas de voluntariado em iniciativas ambientais e sociais
*dados de setembro 2023
Os nossos valores
O nosso propósito guia e sustenta tudo o que fazemos, permite-nos construir valor a longo prazo, investir para o crescimento, focados na entrega de um dividendo social com uma contribuição positiva para a sociedade e impulsionar retornos sustentáveis para os acionistas.
O modelo de negócio do novobanco é baseado em 2 segmentos da banca comercial: empresas e particulares.
Em ambos, procuramos antecipar e responder às necessidades dos nossos clientes, oferecendo produtos e serviços bancários inovadores, efetivos e transparentes, baseados em elevados padrões éticos e de integridade, e assentes em mecanismos de avaliação de qualidade e satisfação.
A nossa história
A resiliência do novobanco lança as bases para uma nova etapa de transformação comercial e de sólido desempenho financeiro.
-
2014
o novobanco nasce
Constituição do novobanco na sequência da Resolução aplicada ao BES pelo Banco de Portugal.
-
2017
Lone Star adquire capital
Lone Star adquire 75% do capital. Fundo de Resolução detém 25% do capital
Comissão Europeia estabelece 33 novos compromissos que o novobanco tem de cumprir.
-
2020
ciclo de retruturação
O novobanco evidencia a sua capacidade de execução e resiliência ao cumprir os compromissos intercalares e reduzir o seu legado.
-
2021
renovação e transformação
O novobanco entra numa fase de renovação com uma nova imagem, onde se afirma como banco comercial doméstico com uma sólida aboradgem comercial e uma relação de proximidade com os seus clientes.
-
2022
relançamento
Um novo plano estratégico focado em maximizar valor para os clientes, mantendo operações lucrativas e eficiência de capital.
-
1º semestre 2023
execução da estratégia
O novobanco continua a crescer e a exceder as expetativas, reforçando a sua posição como um banco português sólido e independente e mantendo o seu empenho em apoiar as famílias e as empresas ao longo da sua vida.

Quer saber mais?
A nossa marca
Not Comparable Horizontal Highlight - High
As marcas do futuro são marcas com propósito e a marca do novobanco reflete a nossa essência e personalidade. A nossa assinatura evidencia e reforça a ambição e o envolvimento dos vários stakeholders, em particular clientes e colaboradores, neste processo de reconstrução do banco: Juntos fazemos o futuro.

Esta é a nossa marca e traduz o que somos
As marcas do futuro são marcas com propósito e a marca do novobanco reflete a nossa essência e personalidade. A nossa assinatura evidencia e reforça a ambição e o envolvimento dos vários stakeholders, em particular clientes e colaboradores, neste processo de reconstrução do banco: Juntos fazemos o futuro.
Online, simples e rápido.
Abra uma conta em dois minutos.
Online
Online, simples e rápido.
Abra uma conta em dois minutos.
O mercado reconhece a nossa atuação com prémios e distinções.
-
Global Finance awards
-
Refinitiv Lipper Fund Awards
-
SRP Europe Awards
-
SCI - CRT Awards | Prémio Transação do ano
-
Global Finance awards
-
Refinitiv Lipper Fund Awards
-
D-Rating awards
-
Prémios Recursos Humanos
-
Global Finance awards
-
Banking Tech Awards
-
Portugal Digital Awards
-
Finovate Awards
-
Emissão da dívida da República pelo IGCP
Estes prémios são da exclusiva responsabilidade das entidades que os atribuem
Identificação legal
NOVO BANCO, S.A.
Sede: Avenida da Liberdade, n.º 195
1250-142 Lisboa, Portugal
N.º de Matrícula na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa e de Pessoa Coletiva 513 204 016
Capital Social: € 6.567.843.862,91, representado por 11.130.841.957 ações escriturais, nominativas, sem valor nominal, detido em 75,00% pela Nani Holdings, S.G.P.S., S.A., em 13,04 % pelo Fundo de Resolução e em 11,96% pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças.
A nossa estrutura acionista
ACIONISTA | Número ações | % CAPITAL SOCIAL |
---|---|---|
Nani Holdings S.G.P.S., S.A. | 8 348 131 468 | 75,00% |
Fundo de Resolução | 1 451 868 529 | 13,04% |
Direcção-Geral do Tesouro e Finanças | 1 330 841 960 | 11,96% |