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SEGURANÇA ONLINE:

Valide operações sem o Cartão Matriz.

 

Realizar operações através da App nunca foi tão fácil


Sabia que pode validar operações sem precisar do Cartão Matriz? Queremos simplificar o seu dia a dia, tornando a autorização de operações conveniente e eficiente, ao mesmo tempo que mantemos a segurança.

 

  • Mais simples e rápido

    Ao deixar de ter a necessidade de utilizar o cartão matriz, pretendemos simplificar a vida dos nossos clientes. Agora, o acesso às operações bancárias online pode ser feito de forma mais rápida e sem preocupações.

  • A mesma segurança

    Com autenticação por PIN ou biométrica (na app), oferecemos a mesma segurança na autorização de operações de forma mais fácil.

Saiba como ativar esta funcionalidade e validar operações na app sem matriz


Na App aceda a Definições e selecione a opção Validar operações sem Cartão Matriz. De seguida clique em Configurar e coloque as 3 posições do cartão que lhe serão pedidas pela última vez.

A partir desse momento, todas as operações iniciadas na App (à exceção da alteração de PIN) que anteriormente requeriam a matriz serão validadas através do PIN ou biometria, a escolha é sua. 

Tenha em atenção que esta configuração é específica para o Smartphone onde a aplicação está instalada. Se remover a adesão, desinstalar a aplicação ou trocar de dispositivo, será necessário configurá-la novamente.

 

A matriz continuará a ser necessária nos seguintes casos

  • Alteração de PIN

    Caso pretenda realizar a alteração do PIN de acesso, pedimos-lhe que valide com 3 dígitos do Cartão Matriz. 

  • Contacto com a Linha Direta

    Para garantir a segurança dos nossos clientes, pedimos a validação através do Cartão Matriz quando entra em contacto connosco pela Linha Direta.

  • Operações no novobanco online

    No caso de realizar operações no novobanco online, continuaremos a garantir a sua segurança através dos 3 dígitos da matriz.

Dicas de Segurança

  • Nunca lhe pediremos mais que 3 dígitos da matriz, por operação.
  • Nunca introduza o conteúdo completo do Cartão Matriz em sites de Internet, Emails ou qualquer outro suporte.
  • Nunca faculte o seu Cartão Matriz a terceiros.
  • Evite anotar os códigos, fotografar ou fotocopiar o cartão.
  • Não guarde a informação do Cartão Matriz em suporte digital.
  • Caso perca o cartão matriz, entre em contacto com o novobanco para que medidas de segurança possam ser tomadas (21 883 77 00 | 707 24 7 365).

Perguntas Frequentes

Outros tópicos

O Cartão Matriz é uma ferramenta de segurança única, pessoal e intransmissível, composta por um conjunto de 192 posições, utilizada em operações nos canais digitais do banco. Durante transações online, o novobanco solicitará um código único aleatório e nunca pedirá mais do que 3 posições da sua matriz.

O Cartão Matriz possui ainda o número de adesão aos canais digitais, localizado no canto inferior esquerdo.

Sim, o Cartão Matriz ainda será necessário para a alteração de PIN, contacto com a Linha Direta e operações iniciadas no novobanco Online. Atenção que terá de configurar novamente esta funcionalidade caso troque de dispositivo, remova a adesão ou desinstale a aplicação novobanco.

Quando efetua a adesão aos Canais Digitais através do site irá receber na sua morada uma carta com um cartão matriz que deve ativar. Siga as instruções enviadas na carta para garantir que o seu processo de adesão fica completo.

Se o seu acesso aos Canais Digitais apenas permite efetuar consultas online e não consegue concretizar operações, por favor contacte a Linha Direta para efetuar o desbloqueio do seu cartão. Tenha consigo o seu cartão matriz.

Caso tenha perdido o cartão matriz deverá efetuar aqui um novo pedido de adesão aos canais ou contactar a Linha Direta do novobanco através de: 21 883 77 00 | 707 24 7 365.