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Fazer ou receber transferências e pagamentos internacionais.

Fazer ou receber transferências e pagamentos internacionais.

Nós tratamos das suas transferências em qualquer parte do mundo.
Efetue os seus pagamentos ou cobranças para qualquer parte do mundo, de forma rápida e eficiente.

As três formas de efetuar transferências ou pagamentos internacionais:

EURO
MOEDA ESTRANGEIRA
QUALQUER MOEDA

NIB e IBAN - O que mudou?

Desde 1 de fevereiro de 2016, todas as transferências a crédito e os débitos diretos deixaram de ser efetuadas através da introdução do NIB (Número de Identificação Bancária) e passaram a ser realizadas com o IBAN (International Bank Account Number - código internacional de identificação de conta bancária).

Sempre que efetuar as suas transferências nos canais digitais NOVO BANCO, passa a ser-lhe solicitado o IBAN, que, em Portugal, é constituído por:

 

IBAN

Pode consultar o IBAN da sua conta nos canais digitais NOVO BANCO.

  • NBnet

    menu quotidiano » contas » NIB/ IBAN / SWIFT

  • NBnetwork

    menu quotidiano » consulta de contas » IBAN/BIC/Endereço SWIFT

  • NB smarter

    menu Consultas » NIB, IBAN e SWIFT

  • NBapp tablet

    menu quotidiano » Consulta de NIB e IBAN

Tem ainda a possibilidade de recebê-lo via email.

1. Dentro do espaço SEPA  (Single Euro Payments Area)

Dentro da União Europeia está estabelecido um acordo chamado SEPA, um espaço geográfico onde particulares, empresas e outros agentes económicos podem efetuar e receber pagamentos em euros, em idênticas condições, direitos e obrigações, qualquer que seja a sua localização, sendo eliminadas as diferenças entre os pagamentos nacionais/domésticos (efetuados dentro das fronteiras de um país) e os transfronteiriços (entre países).

Pagamentos SEPA - Detalhes
Outros tópicos

A SEPA:

  • Permite utilizar uma única conta bancária para pagamentos em euros no espaço SEPA;
  • Dá maior proteção aos utilizadores de serviços de pagamento;
  • Traz uma maior simplicidade, dado que passa a existir uma oferta europeia com características comuns.

Estas vantagens são especialmente relevantes no caso de Clientes que se deslocam regularmente entre vários países da zona SEPA, ou que residam fora do seu país de origem (ex: estudantes, trabalhadores no estrangeiro ou estrangeiros residentes em Portugal).

Em complemento, e em consequência da legislação europeia já anteriormente publicada, as comissões aplicáveis em pagamentos europeus em euros (Transferências a Crédito e Débitos Diretos) já se encontram equiparadas às comissões aplicáveis aos pagamentos nacionais equivalentes.

Definições:

IBAN (International Bank Account Number): é o código internacional que identifica uma conta bancária; substituirá o atual NIB. Se for Cliente NOVO BANCO, conheça o seu IBAN por consulta no cabeçalho do seu Extrato ou através do NBNET, em Quotidiano/ Contas / NIB/IBAN/SWIFT.

BIC (Bank/Business Identifier Code): é o código de identificação internacional de cada banco. Se for Cliente NOVO BANCO, conheça o BIC do NOVO BANCO por consulta no cabeçalho do seu Extrato ou através do NBNET, em Quotidiano/ Contas / NIB/IBAN/SWIFT. O BIC do NOVO BANCO é BESCPTPL.

Para ter acesso aos esclarecimentos e respostas a questões frequentes que o Banco de Portugal publicou sobre a SEPA, aceda aqui.

O Regulamento UE 260/2012 estabeleceu novos requisitos técnicos e de negócio para as transferências a crédito e os débitos diretos efetuados em euros.

Em 2012 este Regulamento estabeleceu que a partir de 1 de fevereiro de 2014, todos os pagamentos em euros efetuados através de transferências a crédito e de débitos diretos teriam de obedecer aos requisitos técnicos SEPA. Em decisão posterior, a 9 de janeiro de 2014, a Comissão Europeia adotou uma Proposta de alteração àquele Regulamento, introduzindo um prazo adicional de 6 meses para esta transição de sistemas (prazo este já confirmado pelo Banco de Portugal), estabelecendo a data limite para 1 de Agosto de 2014 - em vigor no NOVO BANCO, desde esta data.

A SEPA abrange 34 países:

  • Os 28 países-membros da União Europeia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia;
  • Territórios ultramarinos de países-membros da União Europeia, Gibraltar, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Mayotte, Reunião, São Bartolomeu, São Martinho, São Pedro e Miquelon;
  • Países do Espaço Económico Europeu (EEE), Islândia, Liechtenstein, Noruega;
  • A Suíça, o Mónaco e San Marino.

Quando se referem os países abrangidos significa que apenas bancos localizados nestes países poderão estar conectados aos mecanismos de pagamento SEPA.

Importa clarificar que em determinadas condições e, nos casos de alguns países, durante um período transitório, não é obrigatória a adesão de todos os bancos a estes mecanismos SEPA, pelo que continuarão a existir bancos nestes países (e, logo, das suas contas DO e respetivos titulares) que podem não ser "alcançáveis" para operações de pagamento por via da SEPA, sendo necessário continuarem-se a utilizar outros mecanismos de pagamento alternativos.

No âmbito da SEPA estão disponíveis 2 sistemas europeus para processamento de meios de pagamento em euros:

  • Transferências a Crédito;
  • Débitos Diretos.

No âmbito da SEPA, e com base neste instrumento de pagamento, passa a poder ser utilizada uma única conta bancária para realizar operações domésticas/nacionais e transfronteiriças entre os países aderentes.

Assim, qualquer cidadão, empresa ou instituição, residente na UE ou nos restantes países SEPA, passa a pode fazer ou receber pagamentos em euros, através destes instrumentos, com a mesma facilidade e custos com que já os fazia no seu próprio país.

Com uma única conta no NOVO BANCO, qualquer Cliente passa a poder efetuar Transferências a Crédito em euros na zona SEPA, independentemente do país de destino, proporcionado um acréscimo de eficiência na sua gestão financeira.

É eliminada a distinção entre transferências nacionais e europeias, passando a existir um serviço único com as seguintes características e especificações:

  • Alcance alargado à escala europeia, passando a ser utilizável por qualquer Cliente que seja titular de uma conta bancária num banco aderente a este mecanismo (atualmente mais de 4.500 bancos europeus). Com a SEPA passará a poder receber o seu salário na sua conta domiciliada no NOVO BANCO, mesmo que trabalhe no estrangeiro (num dos países SEPA). Caso receba no NOVO BANCO, por esta via, o seu salário, a entidade pagadora terá de assegurar, ao fazê-lo através dos mecanismos SEPA, que a "classificação" dessa transferência respeita ao tipo de pagamento que está a ser processado (no caso, salário, mas extensível também a pensões). Esta adequação de procedimentos da entidade pagadora é relevante, em especial se a domiciliação deste tipo de transferência lhe traz, no NOVO BANCO, alguma vantagem comercial que tenha expressamente negociado;

  • Para efeitos de identificação de conta bancária, passa a ser necessária a identificação do IBAN (International Bank Account Number) e do BIC (Bank/Business Identifier Code), deixando de se utilizar o NIB para identificar as contas de origem e destino. Em Portugal é simples obter o IBAN, uma vez que consiste no NIB antecedido de "PT50" (o IBAN tem 25 dígitos e é igual a PT50+NIB). Se já for Cliente NOVO BANCO, conheça o seu IBAN por consulta no cabeçalho do seu Extrato ou através do NBNET, em Quotidiano/ Contas / NIB/IBAN/SWIFT;

  • Passa a existir a possibilidade de associar à operação (transferência a crédito emitida) um descritivo com informação (simples ou estruturada) para o beneficiário, com uma dimensão máxima de 140 carateres.

É uma cobrança/transferência a débito (em euros) iniciada pelo beneficiário (o cobrador) através do seu banco de apoio, mediante acordo prévio entre o beneficiário e o pagador (o devedor/cobrado). Os Débitos Diretos funcionam de forma muito aproximada ao atual sistema de Débitos Diretos nacional.

Pode referenciar a sua conta no Novo Banco para pagamento de débitos diretos provenientes de qualquer fornecedor nacional ou estrangeiro que envie essas cobranças através de um banco aderente à SEPA, sendo que esses débitos diretos serão processados de igual forma pelos bancos aderentes, portugueses ou europeu.

Os Débitos Diretos podem ser utilizados para:

  • Cobranças recorrentes (p. ex: faturas mensais de determinados serviços);
  • Cobranças pontuais, apenas para efeitos de um pagamento único.

Para ambos os casos é necessário que o devedor/cobrado dê previamente a devida Autorização de Débito em Conta (também designada por Mandato) ao seu fornecedor/entidade cobradora.

Nos Débitos Diretos:

  • É também necessário passar a utilizar o IBAN e BIC como identificadores das contas bancárias;
  • É necessário que quer o Banco do Devedor quer o Banco do Credor, independentemente do país em que estejam situados, sejam aderentes ao Sistema de Débitos Diretos;
  • Sobre os Mandatos/Autorizações de Débito em Conta (ADC) deixa de estar disponível ao Devedor a criação de Mandato/ADC (na ATM, Homebanking, etc). Essa criação/ativação passa a ser da exclusiva responsabilidade do Credor. O Devedor apenas pode efetuar junto do Banco a manutenção de algumas características do seu Mandato/ADC (definição de montantes máximos, data de validade, inativação e definição de periodicidade).

2. Fora do espaço SEPA

Efetue os seus pagamentos ou cobranças para qualquer parte do mundo, de forma rápida e eficiente.

Beneficie de todas as vantagens que a vasta rede de correspondentes estrangeiros do NOVO BANCO lhe oferece, assim como a participação direta do banco nos principais sistemas bancários internacionais, com um preçário competitivo.

Transferências denominadas em Euro ou qualquer outra moeda, sem limite de montante, de e para todas as instituições de crédito com as quais o NOVO BANCO tenha relacionamento (mais de 2.000 no mundo inteiro).

A emissão de transferências em moedas não cotadas pelo Banco de Portugal fica dependente das condições de câmbio do banco correspondente.

 

A transferência deve conter informação que permita um processamento totalmente automático: IBAN e BIC.Caso a instrução não possa ser processada automaticamente será cobrada uma taxa adicional pelo tratamento manual.
Na emissão de transferências para o estrangeiro, a empresa pode solicitar ao NOVO BANCO: 

  • Emissão urgente (entrega dos fundos ao banco do beneficiário com data-valor do próprio dia).
  • Estabelecimento de instruções permanentes (indicando a periodicidade pretendida).
  • Negociação de taxa de câmbio sobre instruções em moeda estrangeira.

3. MoneyGram

Quando se trata de enviar dinheiro internacionalmente, sabemos que tem à sua escolha várias opções. Por isso, o NOVO BANCO escolhe parceiros como a MoneyGram, que trabalha para garantir que os envios sejam seguros.

Ao escolher a MoneyGram, tenha total confiança que está a utilizar um serviço fiável, utilizado por muitas outras famílias em todo o mundo.

Vantagens

  • Conveniente

    Com mais de 310.000 pontos de venda em todo o mundo a MoneyGram assegura um novo nível de conveniência para si e para a sua família.

  • Acessível

    Para usar o serviço não precisa de ter conta bancária nem cartão de crédito. Para além disso, a MoneyGram mantém as tarifas baixas para que o seu dinheiro possa ir ainda mais longe.

  • Rápido

    Com a MoneyGram é muito rápido enviar dinheiro. Depois de concluída a transação o seu dinheiro estará disponível no país destino em apenas 10 minutos!*

  • Vantagens NB

    Para além de todas as vantagens, se for cliente do NOVO BANCO, pode enviar o dinheiro a partir da sua conta, ou receber na sua conta uma remessa que lhe tenha sido enviada.

Escolha a melhor opção:

Porque as necessidades de cada um não são exatamente as mesmas, a MoneyGram dispõe, dependendo do país:

  • Pagamentos em diversas moedas**
  • Dinheiro enviado diretamente para particulares.
  • Para enviar dinheiro:

    Apresente um documento de identificação com foto.***

    Informe de todos os detalhes da sua transferência.

    Receba um número de referência e um recibo para assinar.

    Comunique ao destinatário qual a quantia que ele deverá receber e o número de referência necessário para levantar o dinheiro.

  • Para receber dinheiro:

    O remetente irá informá-lo qual a quantia que deverá receber e o número de referência.

    Dê o número de referência juntamente com o seu documento de identificação.***

    As suas informações serão introduzidas no sistema e o Agente verificará que o dinheiro está disponível para si antes de realizar o pagamento.

Saiba mais

Serviço de Receções MoneyGram no NBnet

Caso seja cliente do NOVO BANCO, saiba que ainda pode ser mais rápida e cómoda a receção de dinheiro.

Basta aceder ao NBnet, menu Quotidiano, Transferências, Receber Transferência Moneygram e seguir os passos indicados para a operação.

É imediato, basta inserir a sua referência Moneygram e o montante fica imediatamente creditado na conta. Caso não seja aderente ao NBnet, pode fazê-lo aqui.

* Sujeito ao horário de funcionamento da agência e aos regulamentos locais.
** O pagamento em moeda à escolha existe apenas em certos locais de receção e está sujeito à disponibilidade da moeda na altura do pagamento.
*** Terá de apresentar identificação pessoal, normalmente um ou mais dos seguintes documentos: Passaporte, Carta de Condução, Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou identificação emitida pelo Governo. Pode também ter que apresentar um comprovativo de Residência (Extrato de Conta Bancária ou Conta de Serviços).

Sobre o MoneyGram

Os requisitos variam de país para país, peça ao seu Agente local da MoneyGram informação sobre as formas de identificação aceites.

O NOVO BANCO é um agente autorizado da MoneyGram International SRL na prestação de serviços de transferência de dinheiro. A MoneyGram International SRL, é uma Instituição de Pagamentos autorizada para o Espaço Económico Europeu e regulada na Bélgica pelo Banco Nacional da Bélgica. Call-Center disponível 24 horas. A MoneyGram e o Globo são marcas da MoneyGram, outras marcas pertencem a terceiros. ©2020 MoneyGram.