Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:
     A importância da Poupança

A importância da Poupança

A 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança, um dia para relembrar a relevância da poupança para o investimento privado e para o crescimento económico, e a sua importância perante o desconhecimento do impacto económico, do aumento da esperança média de vida e do envelhecimento da população nas próximas décadas.

Esse dia tem um papel igualmente importante em alertar-nos quanto à necessidade de disciplina na hora de gastar e poupar. É imperativo manter esta tendência positiva na taxa de poupança, criando hábitos sustentáveis nesse sentido.

No ciclo de vida, o padrão de poupança vai-se alterando de acordo com o rendimento disponível e as necessidades/objetivos ao longo do mesmo. 

Por isso, de forma a conseguirmos cumprir com os nossos objetivos e, se necessário, lidar com um imprevisto, recorrendo ao nosso Fundo de Emergência, devemos começar a encarar a poupança como uma despesa, tão importante como qualquer outra, tornando-a a nossa primeira despesa do mês.

Ser regular a poupar

Na hora de poupar, o senso comum diz-nos que uma poupança pequena, mas regular, custa muito menos. Assim, apesar de existirem várias opções na hora de poupar, foquemo-nos na poupança progressiva de pequenos montantes:

  • É possível programar a poupança regular através de entregas mensais de montante fixo, de acordo com um objetivo pré-definido;
  • Podemos optar pelo arredondamento de alguns débitos na nossa conta (compras, transferências, débitos diretos, prestação de CH.), cujo valor pode ser transferido para uma conta poupança;
  • Ou simplesmente optar por uma ordem permanente de transferência da nossa conta à ordem para a conta poupança associada, na qual definimos o montante e o dia da transferência.

Além das sugestões apresentadas, de forma generalista, é aconselhado que se comece com um valor pequeno que possamos colocar de lado numa base regular, seja semanal, quinzenal, mensal ou mesmo anual. O que importa é que poupemos ao nosso próprio ritmo, de acordo com a nossa situação financeira, de forma realista, perante as nossas responsabilidades, e comprometida com os nossos objetivos futuros.

Educar a poupar para o futuro

É decisivo ensinar a importância do dinheiro e da poupança às crianças. Tendo em mente que as crianças aprendem pelo exemplo, há que manter a coerência entre aquilo que lhes ensinamos e o que praticamos. É por isso fundamental demonstrar comportamentos financeiros responsáveis no dia a dia, que podem incluir a existência de um orçamento familiar, a criação do já referido Fundo de Emergência e a preocupação na poupança regular. 

Resumidamente, podemos ter diferentes poupanças com diferentes objetivos, de forma a podermos ter sempre as nossas necessidades asseguradas, estabilidade para alguma emergência, assim como a poupança para um sonho de vida. 

Online, por telefone ou no Balcão

Pode começar já a poupar. A escolha é sua.

Online

Através do novobanco Online ou App

Telefone

Fale connosco

Presencialmente

Escolha o Balcão mais conveniente.