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SEGURANÇA ONLINE:

Reportar uma fraude

Contacte o novobanco através do serviço Linha Direta

Recordamos que o novobanco:

  • NUNCA comunica por Whatsapp, nem temos um "Assistente Virtual" para o efeito.
  • NUNCA lhe telefona a pedir posições do cartão Matriz e Códigos SMS para supostas anulações de operações.
  • NUNCA envia SMS com links com supostos pedidos de registo de dispositivos ou reativação de acessos sob ameaças de "multas".
  • NUNCA lhe irá pedir fotografias do Cartão Matriz.

Conheça as últimas tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu computador e mantenha-se sempre informado sobre as nossos conselhos de segurança.

Exemplos Fraude

 

Na sequência de envio de mensagem SMS fraudulentas, estão a ser realizadas chamadas telefónicas, em que pessoas mal intencionadas alegam ser Colaboradores de uma área de segurança do NOVO BANCO.

Nestes contactos telefónicos são solicitados dados pessoais e intransmissíveis que NUNCA devem ser fornecidos a terceiros. Caso seja confrontado com estes esquemas fraudulentos (imagens abaixo), contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.

Não forneça posições do Cartão Matriz ou Códigos SMS do Sistema de Segurança Adicional em situações inesperadas ou que não tenham sido iniciadas por si.

Recordamos que o NOVO BANCO:

  • NUNCA envia SMS com links com supostos pedidos de registo de dispositivos ou reativação de acessos sob ameaças de "multas".
  • NUNCA comunica por Whatsapp, nem temos um "Assistente Virtual" para o efeito.
  • NUNCA lhe irá pedir fotografias do Cartão Matriz.
  • NUNCA lhe telefona a pedir posições do cartão Matriz e Códigos SMS para supostas anulações de operações.

 

Na utilização do NBnet ou NBnetwork, caso seja confrontado com a imagem abaixo, muito possivelmente o seu computador encontra-se infetado com um vírus/malware/Trojan bancário.

O NOVO BANCO nunca solicita "Atualizações de Segurança" ou a "Instalação de Módulos de Segurança" na utilização dos Canais Digitais NBnet, NBnetwork ou Mobile Apps.

Caso seja confrontado com este ecrã, contacte o NOVO BANCO de imediato, não forneça dados do seu cartão matriz e leia sempre com atenção o conteúdo dos SMS do Sistema de Segurança Adicional.
Não forneça os seus dados ou códigos em situações inesperadas ou que não tenham sido iniciadas por si.


Esteja igualmente atento aos seguintes procedimentos:

  • Não deve clicar em links que constem em mensagens de E-mail ou SMS desconhecidos que tenha recebi