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SEGURANÇA ONLINE:

Colaboradores

Cuidamos dos nossos colaboradores 

Cuidar do nosso negócio é cuidar dos nossos colaboradores. Porque sabemos que teremos melhores resultados quanto mais diversificados e inclusivos formos, promovemos uma relação assente numa estratégia de igualdade de oportunidades, com foco no desempenho e numa melhoria contínua. 
O nosso capital humano

 

4 592

colaboradores em dezembro 2022

53,6 %

Mulheres

46,4 %

Homens

69,9 %

com idades entre
os 30-50 anos

99,0 %

com contrato
de trabalho efetivo


Uma abordagem, 5 eixos de atuação

Confiantes de que os bons resultados advêm de um capital humano estruturado, diversificado, inclusivo e com diferentes experiências de vida, desenvolvemos a nossa atividade junto dos colaboradores com base em 5 eixos: Talento, Igualdade, Equilíbrio profissional e pessoal, Apoios sociais e Saúde e bem-estar.

 

Atraimos e retemos talento

 
O nosso capital humano é o resultado de uma aposta num conjunto de iniciativas que nos permite captar novos talentos e reter os já existentes. Um modelo que se materializa em quatro etapas:

Captação de talento
Programa de estágios que visa atrair novos talentos, em início de carreira profissional. Através destas iniciativas procuramos dar resposta às necessidades de recrutamento e rejuvenescimento dos quadros do Banco, e proporcionar oportunidades de carreira e de fixação em regiões onde a oferta de trabalho é mais reduzida:

  • Programa Talento Atrai Talento: Programa anual de estágios remunerados para jovens recém-licenciados ou com mestrado, a ser desempenhado nos departamentos centrais e nas áreas comerciais, com uma duração de 6 ou 12 meses.

  • Estágios de verão: Primeiro contacto de jovens com a vida ativa durante os meses de verão. Com a duração de um mês, destina-se a jovens com formação em Economia, Gestão, Matemática, Direito, Engenharias ou Comunicação para exercerem funções em diversas áreas do Banco.

Mobilidade interna
Promovemos a evolução da carreira dos nossos colaboradores ao longo do seu percurso profissional. Para isso, disponibilizamos um programa de mobilidade interna que potencia a valorização do capital humano do Banco bem como o progresso individual. 

Avaliação de desempenho
Avaliamos transversalmente todos os colaboradores e disponbilizamos um programa de desenvolvimento pessoal, que permite a cada colaborador definir os seus objetivos de melhoria contínua no exercício da sua função, e que está disponível no Portal dos Colaboradores. 

Formação
Reforçamos continuamente os conhecimentos dos nossos colaboradores, promovendo a sua retenção, contribuindo para o seu reconhecimento e garantindo as competências necessárias para a concretização dos nossos objetivos.

Defendemos a igualdade de oportunidades

 

Porque acreditamos num mundo igualitário, adotamos políticas efetivas de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres, de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional e de valorização profissional. Estas políticas foram definidas com base nos princípios do Global Compact da Organização das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Diretrizes OCDE.

Igualdade de género, de oportunidades e de inclusão 
Estabelecemos medidas que promovem a inclusão e a igualdade, com maior atenção nos cargos de decisão e gestão. Neste sentido, destacamos as seguintes iniciativas: 

  • Subscrição do Target Gender Equality: com o intuito de reforçar e acelerar a jornada que assumimos na igualdade de género na liderança.
  • Participação ativa no iGen Fórum para a Igualdade de Género: com o objetivo de promover o equilíbrio de género e um fórum de partilha de práticas de sucesso para atingir as metas estabelecidas. 
  • Participação no Inclusive Community Fórum da NOVA SBE: assinatura do compromisso com a Inclusão, dedicada a vida das pessoas com deficiência, que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva.
Os números da igualdade 

36,7 % género feminino no quadro diretivo

2,7%* pessoas com deficiência ou incapacidade atestada

valor acima do indicado na Lei n.º 4/2019, que estabelece o sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência.
Consulte a nossa Política de Não Discriminicação e Igualdade de Oportunidades e a Política de Direitos Humanos.  

Promovemos a conciliação pessoal e profissional

 

Sabemos que colaboradores felizes são colaboradores mais motivados e, por isso, procuramos identificar os principais desafios e encontrar respostas que ajudem a melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada. Nesse sentido, disponibilizamos um conjunto de iniciativas, que pretendem contribuir para a satisfação dos colaboradores e para a gestão e retenção de talentos. 

  • Dispensa ao trabalho no dia de aniversário do colaborador e dos filhos em início de escolaridade;
  • Limitação de agendamento de reuniões até às 18h00, bem como de utilização dos edifícios centrais até às 21h00, desligando os sistemas de iluminação e de ar condicionado como forma de evitar a permanência nas instalações do Banco;
  • Early Friday/Late Monday: prestação de horas adicionais durante a semana que são compensadas com dispensa na sexta-feira à tarde ou na segunda-feira de manhã, desde que sejam garantidas as 35 horas semanais;
  • Compra adicional de férias: até mais 5 dias de férias, promovendo a conciliação da vida laboral com o período de férias escolares dos filhos;
  • Home office: desempenho de funções remotamente a partir de casa.

 

Respondemos a necessidades sociais internas

 

Estamos ao lado dos nossos colaboradores em várias fases das suas vidas, disponibilizando um conjunto de medidas que têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal. Assim, ao abrigo do Programa de Responsabilidade Social Interna atribuímos os seguintes benefícios:

  • Apoio à educação: apoios à 1ª infância, escolar, bolsas de estudo, crianças e jovens com necessidades especiais; 
  • Condições especiais na oferta comercial do Banco, destacando-se o crédito com taxas de juros mais reduzidas; 
  • Acesso a refeições a baixo custo: dispomos de 3 refeitórios e 4 bares, geograficamente colocados nas zonas de maior concentração de colaboradores, com refeições a baixo custo e nutricionalmente equilibradas. Além disso, fomos a  primeira entidade nacional a adotar nas ementas servidas nos refeitórios o conceito de “semáforo nutricional”;
  • Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo novobanco: promoção de atividades culturais, desportivas e de tempo livres para colaboradores e familiares;
  • Apoio a seniores: comparticipação nos encargos com internamentos em lares, centros de dia, apoio domiciliário, medicamentos ou bens de primeira necessidade aos colaboradores reformados.

Cuidamos da saúde, bem-estar e segurança no trabalho

 

O bem-estar físico, psíquico e social dos colaboradores está entre as nossas prioridades. Melhorar a sua experiência, promover o seu bem-estar holístico, através de um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, e mitigar os riscos de saúde são os nossos objetivos. 

Programa 5+: com cinco objetivos: +saúde física, +saúde mental, +bem-estar, +equilíbrio, +felicidade, este programa tem como finalidade cuidar e promover do bem-estar dos colaboradores proporcionando, através de um conjunto de iniciativas, experiências de bem-estar em diversas dimensões: saúde, alimentação, exercício físico, gestão emocional, família e lar, relações interpessoais, imagem pessoal, cultura e lazer.

Disponibilização de serviços clínicos: disponibilizamos a todos os colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Uma orientação estratégica que ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, e que inclui ainda as seguintes valências: 

  • medicina do trabalho
  • medicina curativa
  • serviços de enfermagem
  • consultas de psiquiatria
  • consultas de psicologia
  • consultas de nutrição
  • consultas de cessação tabágica
  • programas de check-up