Diversificar as poupanças
Decidir quais as aplicações que permitem aumentar o seu património é um detalhe essencial para conseguir atingir os seus objetivos. Por isso, é fundamental poder ter à disposição as soluções financeiras que melhor se adequam ao seu perfil.
O planeamento financeiro é uma forma de delinearmos, passo a passo, uma rota que nos permita concretizar a vertente financeira dos nossos objetivos de vida. Num plano mais concreto, um planeamento financeiro ajuda-nos a controlar e a gerir os nossos rendimentos, as nossas despesas e os nossos investimentos, por forma a que o nosso património financeiro seja suficiente para alcançarmos determinados objetivos, como sejam comprar uma casa, pagar os estudos dos nossos filhos, ultrapassar situações de crise (como a atual), ou constituir um complemento de reforma.
Este último objetivo, pela sua importância para a nossa qualidade de vida, numa altura em que a nossa capacidade de obter rendimentos derivados do nosso trabalho é mais reduzida, é aquele em que os benefícios de planearmos o nosso futuro financeiro são mais evidentes. Adicionalmente, o planeamento da reforma envolve lidar com a incógnita mais difícil de prever, ou seja, quanto tempo irá durar.