
Turismo
Programa Empresas Turismo 360
O Programa Empresas Turismo 360, criado em 2021, é uma ação dinamizada pelo Turismo de Portugal destinada a Empresas de todas as dimensões que atuam no setor do turismo, tais como agências de viagens, operadores turísticos, hotéis, restaurantes, transportadoras turísticas, entre outros e que visa apoiar a digitalização e a melhoria da competitividade destas Empresas, tendo como principal prioridade colocá-las no centro do processo de transformação sustentável do setor.
“O Programa Empresas Turismo 360º, promovido pelo Turismo de Portugal, é uma iniciativa estratégica que coloca a sustentabilidade no centro da gestão das empresas turísticas. Orientado para todas as tipologias de atividade e dimensões empresariais, o programa permite medir, compreender e melhorar o desempenho ambiental, social e de governação das organizações, respondendo às exigências crescentes dos mercados, financiadores e reguladores.
Através da FOREST, uma plataforma digital inovadora desenvolvida para o setor, as empresas agregam, analisam e reportam os seus dados de sustentabilidade, obtendo uma visão integrada, fiável e comparável da sua performance ESG – essencial para antecipar obrigações de reporte e fortalecer a sua competitividade.
Ao aderir, as empresas posicionam-se na linha da frente da transição verde e digital, obtendo vantagens competitivas como acesso facilitado a financiamento, maior visibilidade junto do mercado e reforço da confiança de clientes e parceiros.
Participar no Programa Empresas Turismo 360º é uma escolha estratégica para quem procura alinhar desempenho económico com responsabilidade ambiental e social – construindo valor real para o negócio e para o território.”
(Turismo de Portugal)
Genericamente, os seus benefícios traduzem-se em situações e processos que trazem valor acrescentado às empresas aderentes, nomeadamente no âmbito da definição de uma estratégia de sustentabilidade, na gestão e monitorização do desempenho e no reporte regular dos resultados e do progresso. Tais ações levam ao desenvolvimento de empresas socialmente justas, ambientalmente responsáveis e financeiramente sustentáveis. Mais concretamente, a comunidade empresarial do setor aderente
· Dispõe da possibilidade de participar em ações de capacitação gratuitas, práticas e direcionadas para a implementação de metodologias assentes nos pilares ESG
· Tem acesso a indicadores setoriais de desempenho em matéria de sustentabilidade
· Tem acesso a fontes de financiamento mais diversificadas
· É elegível para a obtenção de reconhecimentos públicos e de premiações no âmbito da implementação de boas práticas
· Tem o apoio de uma equipa especializada
· Obtém uma classificação de rating ESG
· É alvo de promoção por parte do Turismo de Portugal e participa em webinares e eventos potenciadores de sinergias.
Como compromissos, entre outros, os beneficiários deverão partilhar ambições inerentes aos 17 ODS da Agenda 2030 das Nações Unidades e aos 22 Temas Materiais ESG da agenda comum para o setor, instrumentalizar ações concretas para implementar os critérios ESG alinhados com as metas das Estratégias Turismos 2027 e 2035, participar, sempre que possível, em eventos e webinares de partilha de experiências no âmbito do programa, promover, monitorizar e reportar ao Turismo de Portugal relatórios de sustentabilidade periódicos, divulgar o programa e contribuir para a sua dinamização.
Os 22 Temas Materiais ESG da agenda comum para o setor mencionados anteriormente merecem destaque, pois são princípios essenciais à materialização do programa. Dividem-se em 3 categorias que versam sobre diferentes propósitos:
i) Environmental: consumo de água, consumo de energia, emissões de gases com efeito de estufa, riscos climáticos por geolocalização, gestão de resíduos, economia circular e pressão sobre a biodiversidade;
ii) Social: modelo de contratação, igualdade salarial, diversificação da força de trabalho, qualificação dos trabalhadores, saúde e segurança no trabalho, conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, parcerias, compras e produtos locais;
iii) Governação: conformidade legal, ética, transparência, diversidade na administração, gestão de risco e diligência devida na cadeia de abastecimento;
O Programa Empresas Turismo 360 é uma excelente oportunidade para as empresas do setor do turismo tornarem-se mais sustentáveis e inclusivas, enquanto se adaptam às novas exigências do mercado, aumentam a sua competitividade e passam a oferecer experiências mais inovadoras e personalizadas aos seus clientes. Em conclusão e parafraseando um dos desafios definidos no programa, permitirá “assegurar uma visão coletiva de transformação do setor que o coloque num patamar superior de desenvolvimento mais sustentável, inteligente, responsável e capaz de gerar maior valor acrescentado”.
Fontes:
Notícia elaborada em parceria com o Turismo de Portugal; Plataforma para adesão ao Programa Empresas Turismo 360º já está disponível; Empresas Turismo 360º

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