O setor agroalimentar e os impactos do Covid 19
Susana Barros, Consultora Sénior
Forte expressão do setor agroalimentar
4.9% de peso no VAB, 10.5% de peso nas exportações.
O setor agroalimentar tem sido um dos principais setores em foco no período do Covid-19 - por um lado, continuando a operar e a assegurar o abastecimento necessário da população, no contexto de um aumento do peso dos bens alimentares no consumo doméstico das famílias em confinamento; por outro lado, sentindo os impactos negativos da queda da procura externa e da interrupção forçada da atividade na restauração e hotelaria, bem como as dificuldades associadas à escassez de mão de obra. No âmbito do setor primário e da indústria alimentar e bebidas, o agroalimentar desempenha um papel muito importante na economia portuguesa, com uma expressão de 4.9% no VAB nacional, 10.6% no número total de empresas e 7.2% no emprego. Se alargarmos a cadeia de valor ao comércio alimentar, i.e. considerando também o comércio por grosso e a retalho de bens alimentares (incluindo supermercados e hipermercados), o peso do setor ascende a 9.6% no VAB, 13.8% no número de empresas e 12.7% no emprego.
A preponderância do setor agroalimentar no comércio internacional português é evidenciada pela sua representatividade nas exportações de bens, 10.5% do total, e no PIB português onde o seu peso ascende a 3%. Ainda que o setor agroalimentar globalmente apresente uma balança comercial deficitária, com saldo negativo em produtos como os cereais, o peixe e a carne, merecem destaque alguns produtos onde Portugal mundialmente se distingue.
Os dados disponíveis mostram Portugal como o 9º maior exportador mundial de vinho, com 3% das exportações mundiais deste produto; e como o 3º maior exportador mundial de azeite, com um peso de 10% no total das exportações globais.
Principais impactos do Covid 19
Alterações nas cadeias de abastecimento e nos padrões de consumo.
As restrições e alterações de comportamentos impostos pelo Covid-19 - que se deverão traduzir numa economia menos globalizada, mais digital e mais consciente (i.e. com maiores preocupações de sustentabilidade), colocam desafios importantes a toda a cadeia de valor do setor alimentar. Entre as principais tendências pós-Covid, destacam-se as seguintes:
- Cadeias de abastecimento mais curtas e menos globalizadas, que facilitam a circulação dos produtos, e aumentam a segurança do abastecimento;
- Incremento da oferta de produtos nacionais, e consequente redução da dependência externa. A Distribuição Alimentar está a assumir essa responsabilidade social de apoio à produção nacional;
- Reforço do canal Online e dos seus níveis de serviço e inovação nos serviços de takeaway e de marketplace, com possível redução nas lojas físicas;
- Redefinição dos modelos de promoção dos produtos: online, influencers, comunidades de grupos de marcas, e redução de catálogos físicos;
- Desenvolvimento de modelos de data analytics para prognosticar necessidades dos consumidores e mais rapidamente responder a choques de mercado;
- Relevância das Associações e agrupamentos do setor para atuações conjuntas que o fortaleçam e atuem também junto da UE (foi fundamental a manutenção das green lanes que permitiram a manutenção da circulação de veículos de mercadorias na UE);
- O futuro da produção de bens alimentares tem que passar pela exploração sustentável dos recursos disponíveis, capitalizando toda a inovação, criatividade e tecnologia do setor.
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