O Turismo no Algarve
Susana Barros, Consultora Sénior
O Turismo no Algarve
A COVID-19 colocou o extraordinário crescimento deste setor em suspenso.
O setor do turismo em Portugal tem apresentado um forte crescimento nos últimos anos. No ano de 2019 registou um novo recorde em nº de hóspedes, em proveitos, e foi nomeado como Melhor Destino Turístico do Mundo ("World's Leading Destination") (World Travel Awards), pela terceira vez consecutiva. E a Região do Algarve destaca-se neste contributo, onde por exemplo, o nº de hóspedes aumentou 21% de 2016 para 2019, ascendendo a 5,1 milhões em 2019, o que representou um peso de 19% do total nacional. Este notório incremento nos hóspedes foi acompanhado por um crescimento ainda superior nos "Proveitos de aposento"1 que registou um aumento de 30% em igual período (€908 milhões) representando 28% do total nacional desta rúbrica turística. De notar que este crescimento do turismo no Algarve foi acompanhado por um claro reconhecimento da qualidade com a REVpar2 a aumentar 20% neste período. Mas a COVID-19 veio colocar em suspenso esta trajetória: nas estatísticas de maio (as disponíveis) o nº de hóspedes em termos homólogos acumulados desceu 69%, com uma forte queda em maio onde regista uma taxa de variação homóloga mensal de -97%. Até ao mês de maio o Algarve teve um terço dos hóspedes que registou em 2019, cerca de 500 mil que compara com 1,4 milhões em 2019.
- Dos 5,1 milhões de hóspedes no Algarve a percentagem de estrangeiros ascendeu a 71%, com destaque para o mercado do Reino Unido que foi responsável por 1,2 milhões dos hóspedes desta região, seguindo-se Espanha com 407 mil, Alemanha com 358 mil e França com 292 mil.
Note-se que o Algarve está muito exposto ao mercado do Reino Unido, que representou em 2019, 23% do total de hóspedes da região (33% dos estrangeiros). Enquanto o Reino Unido mantiver a exigência de quarentena no regresso dos turistas que venham a Portugal, o turismo português será fortemente afetado pois este é o 1º mercado emissor do Algarve e o 2º do país.
No curto prazo verificaram-se também alterações quanto à tipologia de alojamento procurado. Com o começo do desconfinamento, a procura por casas de férias em Faro no OLX aumentou em 278%, entre abril e 22 de maio, e também por casas com piscina. Enquanto o fator confiança não seja reposto, o que só acontecerá com a vacina, é essencial enfatizar os elementos de segurança do destino (p.e. selo clean&save, bom sistema de saúde), e é natural que os consumidores tenham preferência por tipologias de menor dimensão e pelo turismo de natureza.
O excecional valor do turismo no Algarve é reconhecido mundialmente, através de várias distinções internacionais que tem recebido, destacando-se: "Europe's Leading Beach Destination" (World Travel Awards-WTA 2019); "Best golf destination in the world for 2020" pela The International Association of Golf Tour Operators (IAGTO). Os ativos endógenos do Algarve, reconhecidos internacionalmente, são os pilares para que o turismo volte a conquistar a sua posição pré-COVID-19 e a sua capacidade de atrair turistas a nível mundial, prosseguindo-se a estruturação de um setor com o foco na sustentabilidade, na qualidade e no crescimento em receitas.
1 Receitas de dormidas.
2 RevPAR (Revenue Per Available Room) - Rendimento por quarto, medido através da relação entre os proveitos de aposento e o número de quartos.
Artigos anteriores
Acordo sobre o Brexit afasta piores cenários, mas não afasta impactos negativos
Abertura conta online
Acordo sobre o Brexit afasta piores cenários, mas não afasta impactos negativos
O hidrogénio em Portugal - um emergente vetor energético
g
O hidrogénio em Portugal - um emergente vetor energético
Quais as perspectivas para uma vacina anti-Covid 19?
g
Quais as perspectivas para uma vacina anti-Covid 19?
Perspetivas para o setor do turismo no pós-Covid 19
Abertura conta online
Perspetivas para o setor do turismo no pós-Covid 19
O Setor Agroalimentar - Compras Online em cenário Covid 19 e perspetivas para o futuro
g
O Setor Agroalimentar - Compras Online em cenário Covid 19 e perspetivas para o futuro