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SEGURANÇA ONLINE:

Silver Economy - Desafios e Oportunidades

Susana Barros, Consultora Sénior

 

A "economia de prata"

Forte crescimento na Europa.
 
A Silver Economy refere-se ao ecossistema em que participa a população com idade superior a 60/65 anos1, e às necessidades específicas desta faixa etária. A Silver Economy engloba a produção, consumo e comércio de bens e serviços das atividades económicas relevantes para esta faixa etária, públicos e privados.

Nos países mais desenvolvidos caracteriza-se por:

  • Disponibilidade de mais tempo para o lazer (viagens, atividades culturais);
  • Elevados gastos em serviços de saúde, representando 53% do total das despesas de saúde da UE2;
  • Forte crescimento. Na UE, há cerca de 91 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, o equivalente a 21% da população, devendo este peso ascender a 30,7% em 2050. Portugal é o 3º país do mundo com a maior percentagem de pessoas idosas (mais de 65 anos), que representam 22,4% da população, projetando-se que em 2050 esta percentagem ascenda a 34,8%.

Esta situação é consequência de:

  • Aumento da esperança média de vida: na UE, passou de 71 anos em 1970, para 81 em 2018, projetando-se para 2050, os 85 anos (Portugal regista valores de 67, 81 e 86 anos, respetivamente). Note-se que existem já mais de meio milhão de centenários no mundo e as projeções das Nações Unidas apontam para 3,2 milhões em 2050; e
  • Queda da taxa de fertilidade: 2,4 filhos em 1970, para 1,5 em 2018 e 1,7 em 2050, na UE (em Portugal estes valores ascendem a 3, 1,4 e 1,6 filhos, respetivamente).

Desta realidade emerge o desafio da sustentabilidade económica: em Portugal, em 2019, existiam 34 idosos por cada 100 pessoas em idade ativa, projetando-se para 2050, 67 idosos por cada 100 pessoas em idade ativa3.

Note-se que o Algarve está muito exposto ao mercado do Reino Unido, que representou em 2019, 23% do total de hóspedes da região (33% dos estrangeiros). Enquanto o Reino Unido mantiver a exigência de quarentena no regresso dos turistas que venham a Portugal, o turismo português será fortemente afetado pois este é o 1º mercado emissor do Algarve e o 2º do país.

No curto prazo verificaram-se também alterações quanto à tipologia de alojamento procurado. Com o começo do desconfinamento, a procura por casas de férias em Faro no OLX aumentou em 278%, entre abril e 22 de maio, e também por casas com piscina. Enquanto o fator confiança não seja reposto, o que só acontecerá com a vacina, é essencial enfatizar os elementos de segurança do destino (p.e. selo clean&save, bom sistema de saúde), e é natural que os consumidores tenham preferência por tipologias de menor dimensão e pelo turismo de natureza.

1 A Silver Economy refere-se aos older adults, diferindo o limite mínimo de idade considerado, entre diferentes estudos.
2 CE - considera o peso da faixa etária com mais de 50 anos.
3 Índice de sustentabilidade - Relação entre a população em idade ativa e a população idosa (pessoas com idades entre os 15 e os 64 anos e, com 65 ou mais anos).

 

Desafios e Oportunidades

Desafio do envelhecimento compreende várias oportunidades.
 

As oportunidades passam pela construção de modelos que potenciem as valências da Silver Economy, valorizando o seu contributo para a sociedade e, em simultâneo, pelo desenvolvimento dos produtos, serviços e políticas económicas, que respondam a novas necessidades, como:

  • Produtos especificamente dirigidos a este segmento: ferramentas/aplicativos para análise de dados que promovam um estilo de vida saudável e ativo, alimentos funcionais e nutrição personalizada (medicina preventiva); soluções para casas inteligentes, robótica, e carros autónomos;
  • Serviços e produtos financeiros que respondam às necessidades desta faixa etária, como os seguros, produtos de investimento, oferecidos através dos canais de comunicação que melhor se ajustem às suas necessidades;
  • Impulsionar novas profissões na área dos cuidados aos idosos, como os cuidadores profissionais (prevê-se que em 2050 existirão 3 vezes mais pessoas a sofrerem de demência);
  • Tecnologia no setor da saúde, já com resultados impactantes, como as terapias celulares e genéticas, próteses; Dispositivos que aumentem a "Conectividade da Saúde" e possam funcionar em rede (monitores neurológicos, cardíacos, glicose) promovendo a prevenção, e monitorização e também a digitalização da informação da saúde do paciente;
  • Ofertas turísticas direcionadas para os interesses e necessidades específicas dos idosos, como a saúde e bem-estar, o convívio, a cultura, e a promoção do turismo fora de época alta;
  • Promover o empreendedorismo para trabalhadores que deixam de trabalhar antes da reforma e que são altamente qualificados, prolongando a vida ativa, aumentando o emprego e o crescimento de novos negócios.

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