
Conselho de Administração Executivo
Ao Conselho de Administração Executivo compete a gestão do Banco, a definição das políticas gerais e objetivos estratégicos, bem como garantir a execução da atividade, observando as normas e as boas práticas bancárias.
Conselho de Administração Executivo
Os membros do Conselho de Administração Executivo (CAE) são nomeados pelo Conselho Geral e de Supervisão a quem também compete ainda nomear o Presidente do CAE (CEO).
No seguimento da aprovação, em agosto de 2022, pelas entidades reguladoras competentes, a composição do CAE do novobanco, para o quadriénio 2022-2025, é a seguinte:

Mark Bourke
Chief Executive Officer (“CEO”)

Benjamin Dickgiesser
Chief Financial Officer (“CFO”) subject to Fit & Proper

Luís Ribeiro
Chief Commercial Officer Retail (“CCOR”)

Andrés Baltar
Chief Commercial Officer Corporate (“CCOC”)

Luísa Soares da Silva
Chief Legal Compliance Officer (“CLCO”)

Carlos Brandão
Chief Risk Officer (“CRO”)

Rui Fontes
Chief Credit Officer (“CCO”)
- Português
- English
Notas Biográficas
Formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, António Manuel Palma Ramalho tem uma vasta experiência no setor financeiro. Entrou para o sistema financeiro pela Associação Portuguesa de Bancos, em 1985, como responsável pela formação em mercados financeiros através do Instituto de Formação Bancária. Em 1990 foi trabalhar para o Banco Pinto Sotto Mayor, na área financeira, Instituição de que se tornou Administrador em 1993. Permaneceu na Administração após a aquisição do Banco pelo Grupo Champalimaud e passou a membro dos conselhos de administração dos restantes bancos do Grupo, Banco Totta e Açores, Credito Predial Português e Banco Chemical Finance, sempre com responsabilidades da área estratégica e financeira. Tendo participado na cisão que precedeu a venda do Grupo em 2000, veio então a integrar a Comissão Executiva e Conselho de Administração do Grupo Santander Totta em Portugal com responsabilidades na área comercial e na área do imobiliário no Credito Predial Português, até 2003. Em 2004 dedica-se às áreas financeiras de empresas do sector público na área de transportes e Infraestruturas, primeiro na Rave e posteriormente como Presidente do CA da CP – Comboios de Portugal, entre 2004 e 2006. Volta ao sector financeiro em 2006 como Presidente do Conselho de Administração e Comissão Executiva da Unicre, empresa detida pelos principais bancos portugueses e em 2010 transfere-se para o Millennium BCP, como CFO e Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo e Presidente do Banco de Investimentos Imobiliários do Grupo. Volta ao sector da Infraestruturas em 2012 como Presidente e CEO das Estradas de Portugal, tendo sido o responsável pela fusão entre as Estradas de Portugal e a Refer – Rede Ferroviária Nacional, que deram origem em 2015 à Infraestruturas de Portugal empresa com 27 mil milhões de Euros de activos líquidos rodoferroviários, empresa a que presidiu. Durante a sua vida profissional, António Ramalho, desempenhou várias funções não executivas de que se destacam, membro do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Lisboa até 2000, Presidente de várias sociedades financeiras do grupo Champalimaud até 2000, membro não executivo do CA PT entre 2008 e 2010, membro do Conselho de Administração representando a região Europa Sul da Visa Europe, entre 2007 e 2010, membro do supervisory board da Euronext NV, até 2012. António Manuel Palma Ramalho é casado e tem duas filhas.
É formado em Contabilidade pela Dublin City University assim como em Engenharia Eletrónica pela University College Dublin. Mark Bourke tem uma vasta experiência na área financeira, iniciando a sua carreira na PricewaterhouseCoopers (PwC) em 1989 e foi sócio em serviços fiscais internacionais na PwC US na Califórnia. Em 2000, Mark Bourke ingressou no IFG Group como CFO passando a CEO do Grupo em 2006. Bourke ingressou no AIB em abril de 2014 como CFO e membro da Comissão Executiva do Allied Irish Bank (AIB) tendo sido cooptado para o Conselho de Administração em 29 de maio de 2014. É membro da Chartered Accountants Ireland e do Irish Taxation Institute. Mark ganhou o prémio “CFO of the Year” pelo Irish Times de 2018.
Rui Fontes ingressou no sector bancário no BES, tendo assumido várias funções, primeiro na área comercial e depois na área de risco de crédito. Em 2000, foi Chefe do Departamento de Risco Global e em 2012 assumiu a responsabilidade pela coordenação deste Departamento, que manteve durante a transição para o novobanco e até à sua nomeação para vogal.
Rui Fontes é membro do CAE do NOVO BANCO desde 6 de abril de 2017, na qualidade de responsável pelas Áreas de Risco e Controlo Interno e, após a aquisição do novobanco pela Lone Star em 18 de outubro de 2017, foi nomeado Chief Risk Officer pelo Conselho Geral de Supervisão.
Formada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Antes de integrar a equipa do novobanco, Luísa Soares da Silva exerceu advocacia na área financeira, bancária, seguradora e de mercado de capitais, na Sociedade de Advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS), desde 2001 como sócia. Luísa Soares da Silva é casada e tem dois filhos.
Luis Ribeiro, que já era membro do órgão de administração do novobanco dos Açores e da Garval – Sociedade de Garantia Mútua, era atualmente responsável pela coordenação da área Sul de Empresas e anteriormente pela área de Retalho, onde desempenhou várias funções ao longo dos seus 23 anos de experiência bancária comercial. Com 47 anos, Luis Ribeiro é licenciado em Economia, tendo frequentado o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica assim como o Advanced Executive Programe da Nova SBE.
Andrés Baltar é um profissional de banca de Empresas e de investimento com mais de 30 anos de experiência. Andrés começou sua carreira na banca no The Chase Manhattan Bank como analista de crédito, em Madrid, exercendo depois uma função de front office nos setores de Infraestrutura, Construção, Engenharia e Imobiliário.
Em 2001, juntou-se ao Barclays para fazer parte da equipa de Investment Banking em Espanha, sendo responsável pelos negócios de Dívidas do Mercado de Capitais e Derivados. Em 2010 Andrés foi nomeado como responsável pelo negócio da Banca de Empresas, inicialmente em Espanha, e pouco depois estendido à Península Ibérica, e a seguir mudou-se para o Dubai com a responsabilidade da Banca de Empresas para o Médio Oriente. Em 2018, Andrés integra a Comissão Executiva do Barclays na Europa como Head of Corporate Banking, cobrindo nove países da Europa continental.
Andrés é formado em Administração de Empresas pela Universidad de Deusto em Bilbao.
Notas Biográficas
Chief Executive Officer (“CEO”)
Mark Bourke ingressou no novobanco como Chief Financial Officer - CFO em março de 2019 e em agosto de 2022 foi nomeado como Chief Executive Officer – CEO.
É um profissional especialista em Serviços Financeiros com vasta carreira nas mais importantes empresas do setor. Obteve o diploma em Contabilidade pela Dublin City University depois de terminar seu bacharelado em Engenharia Eletrônica pela University College Dublin.
Iniciou a carreira na PricewaterhouseCoopers (PwC) em 1989 e é ex-sócio em serviços fiscais internacionais da PwC US na Califórnia. Depois disso, no ano de 2000, ingressou no IFG Group como Diretor Financeiro e foi promovido a Chief Executive Officer do Grupo em 2006.
Antes de ingressar no novobanco, foi Chief Financial Officer do Allied Irish Banks (“AIB”) e membro da Equipa de Liderança do AIB, de 2014 a 2019.
É membro do Chartered Accountants Ireland e do Irish Taxation Institute. Mark Bourke foi distinguido com o prémio Irish Times CFO of the Year 2018.
Chief Financial Officer (“CFO”)
Benjamin Dickgiesser, de nacionalidade alemã, é Managing Director na Hudson Advisors Portugal LDA, onde apoia a subscrição e gestão dos investimentos europeus dos fundos da Lone Star em instituições financeiras. Adicionalmente, é membro do Conselho Geral e de Supervisão do IKB Deutsche Industriebank AG (Alemanha). Antes de ingressar na Hudson Advisors, Benjamin Dickgiesser foi administrador na Lone Star Europe Acquisitions LLP e trabalhou no Financial Institutions Group da Divisão de Banca de Investimento do Citigroup em Londres.
Benjamin Dickgiesser tem um mestrado pela University College London.
Chief Commercial Officer Retail (“CCOR”)
Luís Ribeiro é licenciado em Economia pela Universidade de Évora, tendo frequentado o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica assim como o Advanced Executive Programe da Nova SBE.
É membro do Conselho de Administração Executivo do novobanco desde setembro de 2018, sendo também membro do órgão de administração do novobanco dos Açores, da Unicre - Instituição Financeira de Crédito S.A e da SIBS Forward Payment Solutions, S.A..
Ao longo dos seus mais de vinte e cinco anos de experiência bancária comercial, Luis Ribeiro desempenhou várias funções de direção, incluindo a coordenação do segmento sul de empresas, tendo sido anteriormente também responsável pelo segmento de retalho.
Chief Commercial Officer Corporate (“CCOC”)
Andrés Baltar foi nomeado e aprovado pela primeira vez membro do Conselho de Administração Executivo (“EBD”) do novobanco como Chief Commercial Officer Corporate - CCO em dezembro de 2020. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Deusto em Bilbao.
Andrés Baltar possui profundo conhecimento em Corporate Banking, com mais de trinta anos de experiência no The Chase Manhattan Bank, Barclays Bank e novobanco. Durante estes anos, trabalhou em diferentes projetos em Portugal, e antes de ingressar no novobanco foi Head of Corporate Banking Barclays Europe, abrangendo 9 países da Europa continental. Nesta função, foi Membro do Comité Executivo do Barclays Europe e fez parte de diferentes comités como Risco e Controle, Ativo e Passivo e Empréstimos e Capital.
Chief Legal Compliance Officer (“CLCO”)
Luísa Soares da Silva é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Tem formação adicional em direito europeu, financeiro e mercado de capitais, incluindo um Programa Avançado de Gestão da Nova SBE e um programa de Strategic Management in Banking do Insead.
Em abril de 2017, juntou-se ao novobanco como membro executivo do Conselho de Administração. Antes de iniciar funções no novobanco, Luísa Soares da Silva exercia advocacia em especial nas áreas de atuação financeira, bancária, seguradora, mercados de capitais e corporate na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS), desde 2001 como Sócia, tendo desde cedo na sua carreira assessorado em permanência instituições bancárias e seguradoras. Ao longo da sua carreira, Luisa Soares da Silva recebeu diversos reconhecimentos, incluindo a distinção em 2016 como Leading Lawyer in Capital Markets IFLR e Mergers and Acquisitions IFLR.
Chief Risk Officer (“CRO”)
Carlos Brandão é licenciado em Economia, possui um Mestrado em Gestão Comercial e Marketing e um Programa Avançado de Gestão.
Juntou-se ao novobanco como Diretor Coordenador do Departamento de Risco em julho de 2017, e em agosto de 2022 foi nomeado como membro executivo do Conselho de Administração.
Tem mais de 20 anos de experiência na gestão de equipas de elevado desempenho no sector bancário, em especial na área de Risco no Banco Santander e Barclays Bank, instituições de renome no mercado espanhol e inglês.
Em 2008, assumiu o cargo de Chief Risk Officer do Barclays Bank e em 2016 é nomeado CEO e Country Manager com os pelouros de Risco, Retalho e Controlo Interno
Chief Credit Officer (“CCO”)
Rui Fontes é licenciado em Economia pela Faculdade Economia da Universidade do Porto (FEP).
Rui Fontes é membro executivo do Conselho de Administração do novobanco desde abril de 2017, na qualidade de responsável pelas Áreas de Risco e Controlo Interno e em outubro de 2017 foi nomeado Chief Risk Officer. Em agosto de 2022 foi nomeado para Chief Credit Officer.
Ingressou no sector bancário em 1994, tendo assumido várias funções, primeiro na área comercial e posteriormente nas áreas de risco. Em 2000, ingressou no Departamento de Risco Global e em 2012 assumiu a responsabilidade pela coordenação deste Departamento, que manteve durante a transição para o novobanco e até à sua nomeação para vogal.
Biographies
Chief Executive Officer (“CEO”)
Mark Bourke joined novobanco as Chief Financial Officer- CFO in March 2019 and in August 2022 was appointed as the Chief Executive Officer - CEO of novobanco.
Mr. Bourke is a Financial Services specialist professional with a vast career in the most important companies in the field. He got his Diploma in Accounting from Dublin City University after finishing his bachelor’s degree in Engineer Electronics from University College Dublin.
Mr. Bourke began his career at PricewaterhouseCoopers (PwC) in 1989 and is a former partner in international tax services with PwC US in California. After that in the year 2000, Mr. Bourke joined IFG Group as a Finance Director and was promoted Group Chief Executive Officer in 2006. Before joining novobanco, Mr. Bourke was the Chief Financial Officer of Allied Irish Banks (“AIB”) and member of AIB’s Leadership Team, from 2014 to 2019. He is a member of Chartered Accountants Ireland and the Irish Taxation Institute. Mr. Bourke won the Irish Times CFO of the Year Award 2018.
Chief Financial Officer (“CFO”)
Benjamin Dickgiesser, a German national, serves as a Managing Director for Hudson Advisors Portugal LDA, whereby he is supporting underwriting and management of Lone Star Fund’s European investments in financial institutions.
Mr. Dickgiesser serves also as Member of the Supervisory Board of IKB Deutsche Industriebank AG, Germany. Prior to joining Hudson Advisors, Mr. Dickgiesser worked as a Director at Lone Star Europe Acquisitions LLP and in the Financial Institutions Group of Citigroup’s Investment Banking Division in London. Mr. Dickgiesser has a MSc from University College London.
Chief Commercial Officer Retail (“CCOR”)
Luis Ribeiro is graduated in Economics by Universidade de Évora, attending the Advanced Management Program for Executives of Universidade Católica as well as the Advanced Executive Program of Nova SBE.
Mr. Ribeiro is a member of novobanco board of directors since September 2018, and also member of the board of directors of novobanco dos Açores, of Unicre - Instituição Financeira de Crédito S.A and of SIBS Forward Payment Solutions, S.A..
Mr. Ribeiro has more than twenty-five years of commercial banking experience, and throughout this period he performed a vast number of management roles, including being responsible for the coordination the southern corporates segment and previously for the retail segment.
Chief Commercial Officer Corporate (“CCOC”)
Andrés Baltar was first appointed and approved Executive Board of Directors (“EBD”) member of novobanco as Chief Commercial Officer Corporate - CCO in December 2020.
Mr. Baltar holds a degree in Business Administration for the Universidad de Deusto in Bilbao.
Mr. Baltar has a deep knowledge in Corporate Banking, with over thirty years of experience at The Chase Manhattan Bank, Barclays Bank and novobanco. During these years, he worked in different projects in Portugal and prior to joining novobanco he was the Head of Corporate Banking Barclays Europe, covering 9 countries across continental Europe. In this role, he was Member of the Executive Committee of Barclays Europe and has been part of different committees like Risk and Control, Asset and Liability, and Loans and Capital.
Chief Legal Compliance Officer (“CLCO”)
Luísa Soares da Silva has a degree in Law from Universidade Católica Portuguesa, Lisbon. Mrs. Soares da Silva has additional training in European law, finance and capital markets, as well as the Advanced Executive Program of Nova SBE and Strategic Management in Banking programme of Insead.
Mrs. Soares da Silva joined novobanco in April 2017 as an executive member of the Board of Directors. Before joining novobanco, Mrs. Soares da Silva practiced law, especially in the areas of financial, banking, insurance, capital markets and corporate activities at Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (MLGTS), being a Partner since 2001. Since early in her career, Mrs. Soares da Silva has permanently advised banking and insurance institutions. Throughout her career, Mrs. Soares da Silva has received several recognitions, including Leading Lawyer in Capital Markets IFLR and Mergers and Acquisitions IFLR in 2016.
Chief Risk Officer (“CRO”)
Carlos Brandão is graduated in Economics, has a Master on Commercial and Marketing Management and an Advanced Management Program.
Mr. Brandão joined novobanco as Coordinating Director of Risk Department in July 2017, and in August 2022 he was appointed as an executive member of the Board of Directors.
Mr. Brandão has more than 20 years of experience, managing large and high-performing risk teams across important players of the banking sector. Mr. Brandão was Risk Director on Banco Santander Totta e Barclays Bank, renowned institutions in the Spanish and English markets.
in 2008, Mr. Brandão joined to Barclays Bank in Portugal as first as Chief Risk Officer and in 2016 was appointed to be CEO and Country Manager, being responsible for Risk, Retail and Internal Control areas.
Chief Credit Officer (“CCO”)
Rui Fontes has an Economics degree by Faculdade Economia da Universidade do Porto (FEP).
Mr. Fontes is an executive member of novobanco Board of Directors April 2017, acting as responsible for Risk and Internal Control Areas and in October 2017, he was appointed as Chief Risk Officer. In August 2022 Mr. Fontes was appointed as Chief Credit Officer.
Mr. Fontes joined the banking sector in 1994, having assumed several job positions first in the commercial area and after in the credit risk area. In 2000, he joined the Global Risk Department and in 2012 assumed the responsibility for the coordination of this Department, which he maintained during the transition to novobanco and until his appointment as board member.
Comités do Conselho de Administração Executivo
A atividade do CAE é apoiada pela existência de diversos Comités. De acordo com o seu regulamento de funcionamento, o CAE pode constituir os comités que garantam, em complemento da gestão ao nível do próprio CAE, o acompanhamento da atividade do Banco nos âmbitos que forem considerados relevantes.
Objetivo
Responsável por dar parecer, aprovar ao abrigo da delegação de competências do Conselho de Administração Executivo, e monitorizar as políticas e os níveis de risco do Grupo novo banco. Neste contexto, é responsável por monitorizar a evolução do perfil integrado de risco do GNB e por analisar e propor metodologias, políticas, procedimentos e instrumentos de avaliação para todos os tipos de risco, nomeadamente de crédito, mercado, liquidez e operacional.
Responsável por decidir as principais operações de crédito em que o Grupo novo banco intervém, de acordo com as políticas de risco definidas para o Grupo novo banco.
Responsável pela definição das políticas de gestão de balanço (capital, preços e riscos de taxa de juro, liquidez e cambial) e monitorizar os seus impactos ao nível do Grupo novo banco. O Comité CALCO deverá ainda monitorizar os indicadores de crise (Early Warning Indicators) relativos ao Plano de Recuperação, bem como à Liquidez, propondo medidas de mitigação e, se necessário, ativar o plano de recuperação e/ou o plano de contingência de liquidez.
O Comité monitoriza os temas relacionados com o Sistema de Controlo Interno do Grupo novo banco, sem prejuízo das competências atribuídas ao Conselho de Administração Executivo e aos demais Comités instituídos no Grupo novo banco, nomeadamente ao Comité de Risco, ao Subcomité de Risco Operacional e ao Comité de Compliance e Produto.
Responsável pela aprovação, na perspetiva de compliance, de produtos e serviços a produzir e/ou distribuir pelo Banco, devendo pronunciar-se sobre todos eles, no quadro do processo de “signoff” de produtos em vigor, bem como monitorizar os temas relativos ao controlo do cumprimento, sem prejuízo das competências dos demais Órgãos e Comités do CGS.
Responsável por definir e dinamizar a transformação digital do novo banco.
Responsável pela aprovação da execução de despesas, dentro dos limites de competência que lhe foram definidos.
Inclui nos seus objetivos a definição do plano anual de gastos e a revisão da estratégia de aquisições.
Responsável por definir o valor de imparidade a ser atribuído a cada Cliente, quando a exposição do novo banco a esse Cliente ou Grupo de Clientes é acima de 100M€.
De igual modo, o Conselho de Administração Executivo constituiu 3 (três) Sub-comités, (i) Sub-Comité de Non Performing Assets (NPA), (ii) Sub-Comité de Risco de Modelos Alargado, (iii) Sub-Comité de Risco Operacional e 7 (sete) Steerings para as áreas de (i) Retalho, (ii) Empresas, (iii) Capital Humano, (iv) Informação de Gestão (Management Information System - MIS), (v) Investimento e (vi) Acompanhamento da Atividade e (vii) Sustentabilidade. Os Steerings não têm normativo próprio devendo a composição e regras de funcionamento ser decididas casuisticamente pelos membros do Conselho de Administração Executivo.