Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Modelo de Governo da Sociedade

Este é o seu Banco.

Modelo de Governo da Sociedade

A gestão do novobanco assenta num modelo de governo único no setor financeiro nacional. Em linha com as melhores práticas internacionais de gestão e decorrente da nova estrutura acionista, a 18 de outubro de 2017 o Banco constituiu um Conselho Geral e de Supervisão (CGS) e um Conselho de Administração Executivo (CAE).

O CGS é responsável por fiscalizar, assessorar e supervisionar a gestão do Banco e das empresas do Grupo, bem como,o CAE no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos regulamentares relevantes da atividade bancária. Reúne mensalmente, mantendo o Presidente do CGS e o Presidente do CAE uma comunicação e diálogo regulares. A atividade do CGS é apoiada por comités em quem delega algumas competências: o Comité para as Matérias Financeiras, o Comité de Risco, o Comité de Compliance, o Comité de Nomeações e o Comité de Remunerações. Estes comités são presididos por membros independentes do CGS, e sua composição obedece à legislação em vigor no que se refere à maioria dos membros independentes (quando aplicável).

As responsabilidade e poderes do CGS encontram-se descritos na lei, nos Estatutos e no seu regulamento interno, incluindo a supervisão de todos os assuntos relacionados com gestão de risco, compliance e auditoria interna, bem como a prestação de prévio consentimento sobre diversas matérias relevantes para o Banco.

Ao Conselho de Administração Executivo compete a gestão do Banco, a definição das políticas gerais e objetivos estratégicos, bem como garantir a execução da atividade, observando as normas e as boas práticas bancárias.

O modelo de governo garante o acompanhamento da atividade do Banco, visando atingir seus objetivos estratégicos:

Assembleia Geral

CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO

COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

Revisor Oficial de Contas

Secretário da Sociedade

Conselho Geral e de Supervisão (CGS)

Comité de Risco

Comité de Matérias Financeiras

Comité de Remunerações

Comité de Nomeações

Comité de Compliance

Conselho de Administração Executivo (CAE)

Comité de Compliance e Produto

Comité do Sistema de Controlo Interno

Comité de Transformação Digital

Conselho Financeiro e de Crédito

Comité de Risco

Comité de Gestão de Capital Ativos e Passivos (CALCO)

Comité de Custos e Investimentos

Comité de Imparidade Alargado