Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Oceano, o maior recurso ecológico nacional 



ESG Talks - Reconstruir o Futuro




Fechamos o ciclo de conferências ESG Talks com o tema subjacente aos Oceano, o maior recurso ecológico natural”.

Ao longo de 4 sessões tivemos a oportunidade de partilhar os temas ESG que se encontram na agenda, levantado questões e dando respostas a temas nem sempre lineares e simples, mas que merecem a reflexão de todos para podermos construir Futuro que se quer melhor e mais sustentável.

Histórico

O evento do dia 22 de setembro contou com a presença de dezenas de oradores e os vários eixos temáticos da sustentabilidade como a  diversidade, a inclusão, a igualdade de género, o futuro do trabalho, os desafios das PME na transição para uma economia neutra em carbono e os riscos climáticos mereceram a atenção e a partilha de experiências.

Contamos com a participação  do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o Secretário de Estado do Trabalho Luís Fontes,  Luis Laginha de Sousa, administrador do Banco de Portugal. Mark Bourke, CEO do novobanco e Luísa Soares da Silva,  Carlos Brandão, administradores executivos do novobanco e  Nadim Habib e Rodrigo Tavares, ambos professores da Nova SBE, também estiveram presentes destacando  a integração da sustentabilidade no modelo de negócio das empresas. Ficou claro que o ESG já não tem retorno, veio para ficar e  os  negócios que se orientam pela agenda ESG tendem, não só a gerar menor risco ao investidor, como também impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade.

Se não teve oportunidade de estar presente, não deixe de assistir aqui.

ESG Talks uma iniciativa promovida pelo novobanco, em parceria PwC Portugal e Nova SBE e com os media partners VISÃO e a Exame.

ESG Talks

Créditos Luís Barra, fotógrafo da revista VISÃO 

O primeiro deep ESG Talks que contou com dois painéis “A sustentabilidade como Vantagem Competitiva” e “Como se financia a transição Verde” teve lugar no dia 12 de outubro e aprofundou o tema das finanças sustentáveis.

Entre muitos outros a conferência contou com a participação de Ana Cláudia Coelho, Sustainability and Climate Change Partner da PwC, que foi a Key note speaker do evento; Luísa Soares da Silva e Luís Ribeiro, Administradores Executivos do novobanco, Celina Carrigy, Assessora do Conselho de Administração da CMVM; Paulo Dias, Corporate Banking da Corticeira Amorim; André Almeida Santos, Partner da Indico Capital Partner e André Sousa, Head of Corpoarte Finance da Sonae e finalizou com a intervenção de António Saraiva, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.

Foi consensual que o envolvimento dos investidores nacionais e internacionais na procura e no financiamento a projeto sustentáveis é elevado, demonstrando que o mercado de capitais está disponível para o ESG e que o financiamento das empresas estará cada vez mais dependente de critérios ambientais, sociais e de governance, que não se cingem só às grandes empresas, mas também às PME e a todos os sectores.

A evolução da regulação na Europa para incentivar o setor financeiro a investir e a conceder crédito a empresas e projetos sustentáveis foi igualmente um dos temas que mereceu destaque, bem como o papel central da banca no apoio às empresas na sistematização da informação ESG a ser facultada e na transição para uma economia de baixo carbono.

ESG Talks

Créditos José Carlos Carvalho, fotógrafo da revista VISÃO

A reciclagem e a economia circular foi tema do 2º deep dive do ESG Talks em que tivemos a oportunidade nos dois painéis  “Desafios e Oportunidades da Reciclagem e o valor dos Resíduos” e Empresas em Contexto de Economia Circular” conhecer os  processos em curso, mas nem  sempre com visões concordantes. Duas foram unanimes, a valorização do que se deita fora é certa e a designação de resíduo ser alterado para recurso. 

Na abertura da conferência contamos com  a presença de João Galamba,  secretário de Estado do Ambiente, que salientou os desafios no caminho para uma economia mais circular e no papel do Estado na sua aceleração e Luísa Soares da Silva, administradora do novobanco ressaltou o papel do setor financeiro no apoio à implementação de projetos que contribuam para a passagem de um modelo linear para circular. O ex- secretário de Estado do Ambiente e advogado, José Eduardo Martins teve ainda a oportunidade de apontar o conforto como sendo o principal obstáculo à economia circular.

Ana Cláudia Coelho, Sustainability and Climate Change Partner da PwC, foi novamente uma presença no ciclo ESG talks e destacou o papel crucial que a economia circular terá na alteração estrutural dos modelos económicos. Equacionar  os modos de produção, consumir apenas o que é necessário e recuperar produtos e resíduos terão que ser práticas comuns das empresas.

No primeiro painel  Marcos Batista, das Águas de Portugal  partilhou a circularidade da água exemplificando  esta realidade com a produção de cerveja com água das ETARS e Ana Trigo Morais, administradora-delegada da Sociedade Ponto Verde relembrou a realidade de Portugal no início da constituição da empresa, que era uma lixeira a céu aberto, sendo que hoje apenas 10% do lixo vai para aterro”, ressalvando contudo que ainda existem muito desafios pela frente e o país tem que ser mais ambicioso na separação dos resíduos.

No segundo painel Cinco empresas -Sonae MC, Logoplaste, Dourogás, Floene e novobanco – partilharam os desafios e experiências no processo de transição para a economia circular com um grande destaque da passagem do fóssil para o bio.

O evento fechou com Ana Milhazes, autora do blogue “Ana Go Slowly” e embaixadora do movimento “Lixo Zero que partilhou como podemos reduzir drasticamente  a produção de resíduos em nossas casas e não só.  

 

Créditos José Carlos Carvalho, fotógrafo da revista VISÃO

3º Deep Dive ESG Talks | Oceano, o maior recurso ecológico nacional 

Com a participação de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais e Assunção Cristas, Advogada e Professora Universitárias especializada e Ocean Policies, António Nogueira Leite, Presidente da Forum Oceano, entre outros tivemos a oportunidade ficar a conhecer os projetos que se encontram a ser desenvolvidos no âmbito da economia azul, ainda pouco percecionadas e o peso crescente da economia do mar em Portugal.

Foi igualmente destacada a importância da exploração sustentável deste recurso, que tem de ser um “desígnio nacional”, sendo que a inovação tem que estar subjacente a esta exploração.

Veja os vídeos com o que foi abordado em cada um dos painéis:

  • Game Changing Sector Para Alcançar a neutralidade Carbónica: Inovações Na Economia Azul
ESG Talks