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COVID-19:

Os nossos colaboradores

Os bons resultados advêm de um capital humano estruturado, diversificado, inclusivo e com diferentes experiências de vida.

Colaboradores NOVO BANCO

O NOVO BANCO tem consciência que os bons resultados advêm de um capital humano estruturado, diversificado, inclusivo e com diferentes experiências de vida, pelo que a relação com todos os seus colaboradores assenta numa estratégia de igualdade de oportunidades, focada no desempenho e na sua melhoria continua.

O Capital Humano Grupo NOVO BANCO 

A 31 de dezembro de 2020, o Grupo NOVO BANCO contava com 4 582  colaboradores, dos quais 4 321 do NOVO Banco a exercer as suas funções em Portugal:

 

  • 53,5%

    Mulheres

  • 46,5%

    Homens

  • 69,4%

    colaboradores com idades compreendidas entre os  30 – 50 anos

  • 94,7%

    com contrato de trabalho efetivo

 

O desenvolvimento da atividade no NOVO BANCO junto dos seus colaboradores responde a 5 desafios:

 

  • Atrair

    e reter talento

  • Promover a igualdade de género,

    de oportunidades e respeito pela diversidade

  • Fomentar a conciliação

    entre a vida profissional, pessoal e familiar

  • Responder às necessidades de ação social

    de responsabilidade social interna

  • Cuidar da saúde,

    bem-estar e segurança no trabalho

Atrair e reter talento

  • O NOVO BANCO dispõe de um conjunto de meios e iniciativas que permitem a captação de novos talentos

    e a retenção dos já existentes, no percurso de desenvolvimento pessoal e profissional de todos os seus colaboradores.

    Este modelo materializa-se em 4 etapas:

     

  • Captação de talento no NOVO BANCO

    Programa de estágios que visa atrair novos talentos, em início de carreira profissional, procurando não só dar resposta às necessidades de recrutamento e rejuvenescimento dos quadros do Banco, mas também proporcionar a jovens profissionais oportunidades de carreira e de fixação em regiões onde a oferta de trabalho é mais reduzida:

    Programa Talento Atrai Talento – programa anual de estágios remunerados para jovens recém-licenciados ou com mestrado, a ser desempenhado não só nos departamentos centrais como nas áreas comerciais, com uma duração de 6 ou 12 meses.

    NBup - 1º contacto de jovens com a vida ativa durante os meses de verão.

    Nacional
    Com a duração de um mês. Destina-se a jovens com formação em Economia, Gestão, Matemática, Direito, Engenharias ou Comunicação para exerceram funções  em diversas áreas do Banco.

    Internacional
    Destina-se a alunos finalistas de Enfermagem, Nutrição, Relações Internacionais e Ciências Políticas e Económicas Sociais e Humanas. Com a duração de  3 meses os jovens integram missões humanitárias em parceria com a Fundação AMI.

     

    O programa de trainees do NOVO BANCO foi distinguido na 14a edição dos Prémios RH promovida pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, com o prémio "Melhor Academia de Trainees".

    Os Prémios RH 2019 reúnem a comunidade de recursos humanos nacional para celebrar a excelência no exercício da profissão, reconhecer talentos individuais e coletivos e premiar resultados obtidos pela implementação de boas praticas na gestão de pessoas.

     

  • Mobilidade interna

    O NOVO BANCO estimula a evolução da carreira de cada colaborador ao longo do seu percurso profissional tendo para este fim, e como um dos seus instrumentos, um programa de mobilidade interna que potencia a valorização do capital humano do Banco, possibilitando aos seus colaboradores abraçar novos desafios e oportunidades de desenvolvimento e progresso individual.

     

  • Avaliação de Desempenho

    Um processo de Gestão de Desempenho, transversal a todos os colaboradores integrado no Portal dos Colaboradores "O Meu Portal", que inclui um programa desenvolvimento pessoal, com a possibilidade de cada colaborador definir os seus objetivos de melhoria contínua no exercício da sua função. Alinhada com os novos modelos de funcionamento e evolução do NOVO BANCO, que assentam na modernização e digitalização, foi lançada, em 2020, a AppRH, uma nova ferramenta mobile que facilita e agiliza, de forma rápida e intuitiva, o acesso ao "O Meu Portal", o Portal dos Colaboradores do Banco, a partir dos smartphones particulares de cada colaborador.

     

  • Valorizar o desenvolvimento dos colaboradores

    Ao reforçar continuamente os conhecimentos dos colaboradores, o NOVO BANCO promove a sua retenção, contribuindo também para o reconhecimento do talento diferenciado que existe nos seus quadros e garantindo as competências determinantes para a concretização dos objetivos difíceis que se propõe atingir.

     

O Banco concluiu o ano de 2020 com 45,1 horas por colaborador, com destaque para as formações:

  • legal e obrigatória
  • profissional contínua,

Formação desenhada para o Novo Modelo de Distribuição: a implementação deste novo Modelo integra um dos pilares estratégicos de transformação do NOVO BANCO e prevê um conjunto de iniciativas para proporcionar aos seus clientes, uma nova experiência, dentro do balcão e fora dele, através de todas as formas e canais/digitais, remotos e presenciais com que o Banco se relaciona com os seus clientes.

Balcão escola, assente no conceito aprender fazendo, nos 20 Balcões Escola geograficamente distribuídos pelo País, tanto no interior do território, como nos centros urbanos.

Promover a igualdade de género, de oportunidades e respeito pela diversidade

  • A relação do NOVO BANCO com todos os seus colaboradores assenta numa relação de igualdade de oportunidades,

    que tem por base políticas efetivas de alto nível de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres e de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, bem como de valorização profissional dos trabalhadores. As políticas do NOVO BANCO foram definidas com base com base nos princípios do Global Compact da Organização das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Diretrizes OCDE.

     

Programa NB Equal Gender

Em 2017 e integrado no seu Modelo de Dividendo Social, um modelo inovador em que o NOVO BANCO assume perante a sociedade e seus colaboradores devolver o que origina com a sua atividade, foi lançado o programa NB Equal Gender, com a definição de objetivos concretos para 2020 em matéria de Igualdade de Género. Este programa reforça a Política de Igualdade e Não Discriminação já existente no NOVO BANCO. Em 2020, a paridade de género é uma realidade no NOVO BANCO, com uma ligeira superioridade do género feminino face ao masculino que se situa nos 53,5% face ao 46,5% respetivamente. Contudo, ainda se constata uma inferioridade no género feminino nos quadros diretivos.

 

 
indicadores objetivos 2020 % objetivo alcançado em dezembro 2020
% DE MULHERES QUADROS DIRETIVOS 40% 77,5%
% DE MULHERES EM PRIMEIRA LINHA 34,5% 70,6%
% DISPARIDADE SALARIAL GLOBAL 5,0% -4,6%

 

Para o alcance dos objetivos definidos o banco definiu um conjunto de iniciativas subjacentes ao tema, tendo já iniciado as “Conversas com o Presidente”, um ciclo de conversas sobre a Igualdade de Género, protagonizado por colaboradores de ambos os géneros e o Presidente do Conselho de Administração

Os compromissos assumidos no âmbito da igualdade de género vêm ao encontro dos objetivos estratégicos do NOVO BANCO, que passam pela adoção das melhores práticas na área da gestão do capital humano, no domínio da motivação e no desenvolvimento e retenção de talentos.

 

Consulte

Política de Não Discriminação e Igualdade de Oportunidades Política de Não Discriminação e Igualdade de Oportunidades
Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos

Fomentar a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar

  • Diagnosticando permanentemente os principais desafios tentando encontrar respostas

    que possibilitem melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada dos seus colaboradores, o NOVO BANCO integrou nos benefícios atribuídos a este grupo de stakeholders o programa NB Work & Life, contribuindo deste modo não só para o aumento da sua satisfação e motivação, bem como para a gestão e retenção dos seus talentos.

    O Banco tem uma visão holística dos seus colaboradores pelo que proporciona a este grupo de stakeholders condições para vivenciar datas especiais da sua vida pessoal, facultando, por exemplo, dispensas ao trabalho no dia de aniversário do colaborador e dos filhos, no início da escolaridade destes.

    Foi igualmente estabelecido o não agendamento de reuniões após as 18h00 e a determinação das 21h00 como hora limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de iluminação e de ar condicionado e ventilação, como forma de evitar a permanecia nas instalações do Banco.

    Com o objetivo de proporcionar aos seus colaboradores mais tempo para si e para os seus, o banco dispõe de um serviço de TakeAway NB nos seus refeitórios, possibilitando ainda a utilização de outras iniciativas que permitem a conciliação da vida pessoal  e profissional:

     

  • NB Early Friday/ Late Monday

    permitir a prestação de horas adicionais durante a semana, que compensem com dispensa na sexta-feira à tarde ou na segunda-feira de manhã, desde que seja garantida a prestação das 35 horas semanais.

  • Compra adicional de férias

    permitir a compra de 5 dias de férias adicionais, promovendo a conciliação da vida laboral com  o período de férias escolares dos filhos.

  • Home office

    trabalhar remotamente a partir de casa

 

O Programa em setembro de 2020 alcançou os seguintes resultados:

 

 
indicadores objetivos 2020 % objetivo alcançado em dezembro 2020
DISPENSA DO COLABORADORES EM DIAS ESPECIAIS 11 912 172,9%
HOME OFFICE 630 349,2%
COLABORADORES QUE ADERIRAM À COMPRA ADICIONAL DE FÉRIAS 630 57,6%
COLABORADORES QUE ADERIRAM AO #NB EARLY FRIDAY / LATE MONDAY 450 299,6%
REFEIÇÃO TAKEAWAY 82 500 176,1%

Responder às necessidades de ação social de responsabilidade social interna

  • O NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de benefícios aos colaboradores,

    que não sendo retribuição monetária, fazem parte do pacote global de valor oferecido pela empresa e têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal.

    Ao abrigo do seu Programa de Responsabilidade Social Interna o NOVO BANCO dispõe de uma política de atribuição de apoios aos colaboradores que em 2019 teve o seguinte desempenho:

     

Colaboradores no ativo

Apoio à educação - apoios à 1ª infância, escolar, bolsas de estudo, crianças e jovens com necessidades especiais:

  • 434 apoios à primeira infância no valor de 509,4 mil euros
  • 262 bolsas de estudo no valor de 192,8 mil euros
  • 81 apoios a crianças e jovens com necessidades especiais no valor de 79,9 mil euros

 

Colaboradores reformados

Apoio a seniores - comparticipação nos encargos com internamentos em lares, centros de dia, apoio domiciliário, medicamentos ou bens de primeira necessidade:

  • 60 apoios no valor de 108,4 mil euros

 

Os colaboradores podem ainda usufruir de condições especiais na oferta comercial do Banco, destacando-se o crédito com taxas de juros mais reduzidas. O Banco concedeu, em 2020, aos seus Colaboradores crédito à habitação e crédito de aquisição de bens de consumo, no valor de 18,3 milhões de euros. O total acumulado deste crédito perfez, em 2020, cerca de 75,5 milhões de euros.

No âmbito das dificuldades derivadas da pandemia, o Banco possibilitou aos seus colaboradores, que se encontravam numa situação de quebra de rendimento financeiro, uma moratória de prestação do Credito Habitação abrangendo a Aquisição, Obras ou Construção de Habitação Própria Permanente e credito ao consumo.

O NOVO BANCO dispõe de 4 refeitórios e 4 bares, geograficamente colocados nas zonas de maior concentração de colaboradores com refeições a baixo custo e nutricionalmente equilibradas, tendo sido a primeira entidade nacional a adotar nas ementas servidas nos seus refeitórios, o conceito de “semáforo nutricional”.

Adicionalmente o Banco disponibiliza através Clube NOVO BANCO - Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo NOVO BANCO, um conjunto de atividades culturais, desportivas e de tempo livres aos seus colaboradores e familiares.

Cuidar da saúde, bem-estar e segurança no trabalho

  • O NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de benefícios aos colaboradores,

    O bem-estar físico, psíquico e social dos colaboradores é essencial para o Banco, sendo assegurado por via de uma política de saúde e bem-estar.

    Em 2019, o NOVO BANCO foi distinguido na 14a edição dos Prémios RH promovida pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, com o premio "Saúde e Bem-Estar by MEDIS".

    Com vista a melhorar a experiência do colaborador, promovendo o seu bem-estar holístico, através de um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar e da mitigação de riscos de saúde o NOVO BANCO lançou o programa "O meu lado B". Este programa visa proporcionar aos colaboradores experiências - workshops, conversas ao almoço, ateliers, conferências, entre outros, que abrangem 8 dimensões da sua vida, nomeadamente: saúde, exercício físico, alimentação, gestão emocional, família e lar, imagem pessoal, relações interpessoais, cultura e lazer, que formam a roda do bem-estar.

    O NOVO BANCO dispõe de serviços clínicos, onde se encontram disponíveis as seguintes valências:

     

  • medicina

    do trabalho

  • medicina

    curativa

  • serviços

    de enfermagem

  • consultas

    de psiquiatria

  • consultas

    de psicologia

  • consultas

    de nutrição

  • consultas

    de cessação tabágica

  • programas

    de check-up

 

Esta orientação estratégica ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, tendo em conta que o NOVO BANCO disponibiliza a todos os seus colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Os serviços clínicos disponibilizam consultas e exames de medicina do trabalho, medicina curativa e enfermagem.

Em 2020, foram efetuados:

 

  • 1 437 exames de medicina do trabalho

    (exames de admissão, periódicos e ocasionais)

  • 9 444 atos médicos

    (consultas e receitas)

  • 5 670 atos

    de enfermagem

 

Para dar a melhor resposta a pandemia e manter adequadas condições de trabalho para os seus colaboradores, o NOVO BANCO forneceu, em 2020, informação adequada e útil através de diferentes canais a todos os seus colaboradores e tomou algumas medidas adaptadas quer a rede comercial, quer aos departamentos centrais de modo a minimizar a transmissão do novo coronavírus, entre as quais se destacaram, as regras de conduta, de etiqueta social e o equipamento de proteção individual.

Para os colaboradores que exerceram as suas funções em teletrabalho o NOVO BANCO criou ainda um conjunto de dicas e boas praticas para uma mais fácil adaptação as novas formas de trabalho, que contemplaram não só as boas praticas individuais, como de gestão de equipas e ainda de segurança, por forma a garantir a todos um ambiente de trabalho físico e mentalmente seguro e saudável.

No âmbito da segurança no trabalho, em 2020 e na especificidade do contexto pandémico, o NOVO BANCO promoveu auditorias aos seus edifícios centrais que agregam um maior número de colaboradores, aos refeitórios e a alguns balcões, com o objetivo de avaliar a implementação de procedimentos e práticas no âmbito da atividade e no contexto da pandemia. Em simultâneo, o Banco continuou a avaliar os riscos relacionados com as condições de trabalho e com as funções desempenhadas.