Skip to main content
SEGURANÇA ONLINE:

Pegada Ambiental

 

 

Pegada Ambiental

Estamos a reduzir o nosso impacto ambiental, queremos diminuir o impacto direto sobre o ambiente, pelo que estamos a desenvolver novas medidas que contribuem para uma trajetória que se quer descendente.  Redefinimos os nossos objetivos de 2022 a 2024 e iremos desenvolver as iniciativas que permitam alcançar com sucesso o que pretendemos alcançar.

 

Consumo de Energia

Com vista à redução dos seus consumos de eletricidade, o Banco tem vindo a implementar diversas iniciativas, nomeadamente:

 - Consumo de eletricidade isenta de emissões de CO2 no novobanco desde novembro 2021

-Redução do número de locais de consumo – rede de balcões e edifícios ;

-Equipamentos AVAC, infomático  e  iluminação usada no Novo Modelo de Distribuição são energeticamente mais eficientes.

- Determinação de horário limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de AVAC e iluminação;

- Substituição progressiva da iluminação por LED;

- Reforço do programa de monitorização de consumos e de adoção de medidas preventivas e corretivas.


Consumo de Papel

A racionalização da comunicação em suporte de papel é um compromisso estrutural que foi assumido pelo banco nas suas duas vertentes: interna e externa. Este compromisso passa essencialmente pela sensibilização e mudança de hábitos dos seus colaboradores e clientes, bem como pela desmaterialização contínua dos seus processos.

Fomentamos a cultura “sem papel” com o reforço dos processos de desmaterialização, nomeadamente:

- Projeto Phygital - formalização com assinatura digital em alguns processos de negócio contribuindo para uma organização e dinamização de uma cultura “sem papel”. Em 2019 e 2020, anos de piloto, o banco poupou 0,21 toneladas de papel. No decorrer de 2021, primeiro ano de rollout phygital, com este projeto o banco evitou o consumo de 13,5 toneladas de papel e 14 milhões de litros de água necessários para a sua produção. É expectativa do banco que o projeto Phygital permita evitar, até 2024, o consumo acumulado de cerca 147,4 toneladas de papel (menos 154,2 milhões de litros de água por ano).

- Redução da impressão nas diversas atividades de backoffice.

Envio de comunicação obrigatória a clientes  por via digital - O novobanco disponibiliza aos seus clientes a generalidade dos outros documentos- bancários em formato digital - extrato de conta e cartão de crédito, títulos constitutivos de depósito, extratos de movimentos e de posição de títulos e de carteira fundos, extratos de avisos de lançamento, documentos integrados de faturas, avisos de lançamento avulso digitais a clientes.

Emissões de CO2

O novobanco assumiu como fulcral a elaboração de um inventário das emissões decorrentes da sua atividade. Para este fim efetua anualmente o cálculo de emissões diretas e indiretas de acordo com as diretrizes do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas (IPCC), do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa do WRI/WBCSD.

Em 2021 o inventário de emissões de CO2 (âmbito 1, 2 e 3) reduziu 18,5%,  emitimos menos 2 599 toneladas de emissões de CO2.


Consumo de Água

Sabemos que a escassez de água afeta a por isso temos que definir medidas  para a  gestão para prevenir e minimizar as consequências da seca e para melhorar a gestão da água. Assim e com o objetivo de reduzir os seus consumos de água, o banco, tem vindo a implementar diversas medidas de redução do seu consumo, incluindo a substituição das torneiras tradicionais por torneiras com temporizador e a sensibilização dos colaboradores para comunicar todas as anomalias detetadas.

 

 

Reciclagem

O Grupo mantém uma eficiente gestão de resíduos, incluindo a reciclagem do papel e dos toners das  impressoras.

Deixou de usar plástico de uso único, disponibilizando aos nossos  colaboradores copos de café e água de papel e palhetas de madeira recicláveis. 

Em 2022, o banco deu início ao processo de reciclagem dos seus cartões bancários. Recolhemos e inutilizamos os cartões bancários expirados dos nossos clientes e encaminhamos este resíduo a ser devidamente reciclado para a Extruplás,  que o utiliza no fabrico de mobiliário urbano, reduzindo significativamente o impacto ambiental que estaria associado a este resíduo caso fosse se tratado de outra forma. No segundo semestre de 2022 enviamos cerca de 1,4 toneladas de cartões bancários para reciclagem, dando uma nova vida ao plástico.

Alterações climáticas

A preservação do Planeta é um tema que deve merecer a maior atenção de todos os agentes, nomeadamente dos económicos. O novobanco não é exceção, e colocou ao serviço da conservação da natureza as suas competências enquanto prestador de serviços financeiros.

O setor financeiro é um dos principais impulsionadores da economia, desempenhando um papel fulcral no acesso ao capital dos diversos setores, desempenhando deste modo uma função importante no desenvolvimento sustentável e na problemática das alterações climáticas, uma das principais questões e desafios da humanidade a nível mundial, cujos consequências já se encontram bem visíveis no nosso dia-a-dia.

O novobanco, seguindo as linhas de orientação do Banco Mundial, reconhece que as alterações climáticas constituem uma das maiores preocupações a nível mundial, sendo inegáveis os seus impactos diretos na saúde e no crescimento económico.

 

Bussiness Ambition for 1.5ºC

O novobanco, assinou a carta Bussiness Ambition for 1.5ºC,  uma carta que incentiva as empresas, a nível mundial, a criarem medidas de combate às alterações climáticas.
O documento, recentemente apresentado pela United Nations Global Compact, encoraja  empresas, organizações  e governos a empenharem-se verdadeiramente na preservação do planeta, exigindo a assunção de um compromisso com metas concretas que devem ser alcançadas em matéria de redução da emissão de gases com efeito de estufa, essenciais para travar o aquecimento global. Alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera são os seus principais objetivos.

Este apelo surge em linha com o “Global Warming of 1.5 ºC”, um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) que aborda os impactes negativos e os riscos decorrentes do aumento das temperaturas e alerta para a urgência da criação de medidas que impeçam este aquecimento.

Consciente do papel a desempenhar o novobanco assumiu  publicamente o compromisso de alinhar os seus planos de descarbonização com a ambição de limitar – ou mitigar – o aquecimento global.

Veja o que estamos a fazer