
As nossas prioridades ESG
As nossas prioridades ESG
O novobanco orienta a sua atuação por princípios de sustentabilidade e com o firme propósito de contribuir positivamente para todo o ecossistema em que se insere. Com o objetivo de gerir o seu negócio de forma justa e responsável, o banco tem vindo a implementar uma cultura de contínua monitorização do seu impacto na comunidade em que se insere, de formação e sensibilização dos colaboradores, parceiros e clientes, mantendo-se fiel aos princípios e políticas que norteiam a sua atuação.
Com o objetivo de reavaliar os temas materiais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Grupo novobanco realizou uma nova consultar aos seus diferentes stakeholders contemplando os contributos dos seus clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, organizações não governamentais e os órgãos de decisão do Grupo novobanco, tendo definido os seus temas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) materiais.
Com base nesta consulta a estratégia, os compromissos e os objetivos ESG (Environment, Social e Governance) foram estruturados em 3 eixos que refletem a forma como o grupo endereça os temas materiais e os ODS identificados pelos seus diversos stakeholders.
Conheça a nossa Politíca de Sustentabilidade.
Canais de comunicação de stakeholders
O feedback das diferentes partes interessadas torna-se, deste modo, fundamental para a constante melhoria dos serviços prestados, dispondo para este fim de diferentes canais que permitam melhorar o relacionamento com os diferentes grupos de stakeholders e corresponder às suas expectativas, permitindo reforçar continuamente o dialogo que se pretende constante.
Colaboradores | Solicitação de feedback presencial, via questionários e reuniões Intranet (Somos novobanco, Rede social interna yammer e Portal de Recursos Humanos) Mailboxes temáticas (incluindo CEO Office e "Pergunte ao presidente") Gestor DCH de colaboradores no ativo e na reforma Human Resources Business Partner Visitas de liderança executiva à rede comercial Linha Whistleblower Workshops e Palestras Encontro anual e outras reuniões temáticas, workshops, sessões de esclarecimentos e webinars; Comissão de Trabalhadores, Secretariado Sindical e Procedimento de Informação e Consulta |
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Clientes | Solicitação de feedback presencial, via online e telefónica; Sistema formal para apresentação de reclamações; Rede de Balcões, Centros de Empresas e Direções Regionais. Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin);Eventos, ex. novobanco Summit |
Entidades Reguladoras | Prestação de informação obrigatória e voluntária Solicitação de feedback via telefone, online e presencial. Equipa de Investor Relations Reuniões regulares com investidores Apresentação trimestral de resultados Site de investidores |
Fornecedores | Contactos estabelecidos através de um site específico (Portal de Fornecedores grupo novobanco), articulando-se a troca de informação via e-mail, telefone e presencial. |
Media | Prestação de informação presencial, por telefone e online: Conferências de Imprensa Apresentação trimestral de resultados Partilha de conhecimento especializado através de redes sociais e media (rádio, jornais, televisões). |
Comunidade | Diálogo presencial, telefónico e online contínuo com Associações, IPSS, ONG's sociais e ambientais; Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial; Participação em conferências Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin). |
Parceiros
Signatário | ![]() | Iniciativa na área da cidadania empresarial, que teve a sua origem, no ano 2000, numa proposta do então Secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Assenta em dez Princípios fundamentais, sobre as áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa promover o compromisso público e voluntário das empresas em cumpri-los. |
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Membro |
| Associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade. Associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Integra a rede europeia do CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apoiando setores da indústria e empresas a nível global, na transformação e busca de soluções práticas para o crescimento sustentável. |
Associado |
| Programa acelerador, do Global Compact, que apoia as empresas na definição de metas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres na gestão de topo. O Inclusive Community Forum (ICF) é uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva. Principal entidade que representa o sector bancário português, tendo sido criada em 1984 para fortalecer o sistema financeiro e contribuir para o desenvolvimento de um sector bancário mais sólido.
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Subscritor |
| Documento recentemente apresentado pela United Nations Global Compact, que tem como principal objetivo: alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera. Carta Compromisso pelo Financiamento Sustentável em Portugal, que tem como objetivo contribuir para a promoção de práticas de investimento sustentável. |