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Stakeholders, Temas Materiais e Parceiros 

Stakeholders, Temas Materiais e Parceiros

O novobanco orienta a sua atuação por princípios de sustentabilidade e com o firme propósito de contribuir positivamente para todo o ecossistema em que se insere. Com o objetivo de gerir o seu negócio de forma justa e responsável, o banco tem vindo a implementar uma cultura de contínua monitorização do seu impacto na comunidade em que se insere, de formação e sensibilização dos colaboradores, parceiros e clientes, mantendo-se fiel aos princípios e políticas que norteiam a sua atuação.

Com o objetivo de reavaliar os temas materiais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Grupo novobanco realizou uma nova consultar aos seus diferentes stakeholders contemplando os contributos dos seus clientes, colaboradores, investidores, fornecedores, organizações não governamentais e os órgãos de decisão do Grupo novobanco, tendo definido os seus temas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) materiais.

Com base nesta consulta a estratégia, os compromissos e os objetivos ESG (Environment, Social e Governance) foram estruturados em 3 eixos que refletem a forma como o grupo endereça os temas materiais e os ODS identificados pelos seus diversos stakeholders.

Conheça a nossa Politíca de Sustentabilidade.

Canais de comunicação de stakeholders

 

O feedback das diferentes partes interessadas torna-se, deste modo, fundamental para a constante melhoria dos serviços prestados, dispondo para este fim de diferentes canais que permitam melhorar o relacionamento com os diferentes grupos de stakeholders e corresponder às suas expectativas, permitindo reforçar continuamente o dialogo que se pretende constante.

 

Colaboradores Solicitação de feedback presencial, via questionários e reuniões
Intranet (Somos novobanco, Rede social interna yammer e Portal de Recursos Humanos)
Mailboxes temáticas (incluindo CEO Office e "Pergunte ao presidente")
Gestor DCH de colaboradores no ativo e na reforma
Human Resources Business Partner
Visitas de liderança executiva à rede comercial
Linha Whistleblower
Workshops e Palestras
Encontro anual e outras reuniões temáticas, workshops, sessões de esclarecimentos e webinars;
Comissão de Trabalhadores, Secretariado Sindical e Procedimento de Informação e Consulta
Clientes Solicitação de feedback presencial, via online e telefónica;
Sistema formal para apresentação de reclamações;
Rede de Balcões, Centros de Empresas e Direções Regionais.
Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin);Eventos, ex. novobanco Summit
Entidades Reguladoras Prestação de informação obrigatória e voluntária
Solicitação de feedback via telefone, online e presencial.
Equipa de Investor Relations
Reuniões regulares com investidores
Apresentação trimestral de resultados
Site de investidores
Fornecedores Contactos estabelecidos através de um site específico (Portal de Fornecedores grupo novobanco), articulando-se a troca de informação via e-mail, telefone e presencial.
Media Prestação de informação presencial, por telefone e online:
Conferências de Imprensa
Apresentação trimestral de resultados
Partilha de conhecimento especializado através de redes sociais e media (rádio, jornais, televisões).
Comunidade Diálogo presencial, telefónico e online contínuo com Associações, IPSS, ONG's sociais e ambientais;
Iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial;
Participação em conferências
Redes sociais (novobanco Cultura, Facebook novobanco e Linkedin).

Parceiros

Signatário Iniciativa na área da cidadania empresarial, que teve a sua origem, no ano 2000, numa proposta do então Secretário-geral da ONU, Kofi Annan. Assenta em dez Princípios fundamentais, sobre as áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa promover o compromisso público e voluntário das empresas em cumpri-los.
Membro

 

Associação sem fins lucrativos que agrega e representa mais de 90 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade.

Fórum Organizações para a Igualdade, criado em 2013, é composto por 69 organizações, que assumem o compromisso de reforçar e evidenciar a sua cultura organizacional de responsabilidade social incorporando, nas suas estratégias e nos seus modelos de gestão, os princípios da igualdade entre mulheres e homens no trabalho e no emprego.

Associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que atua nas áreas da Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Integra a rede europeia do CSR Europe, líder em sustentabilidade e responsabilidade corporativa, apoiando setores da indústria e empresas a nível global, na transformação e busca de soluções práticas para o crescimento sustentável.

Associado

 





Programa acelerador, do Global Compact, que apoia as empresas na definição de metas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres na gestão de topo.

O Inclusive Community Forum (ICF) é uma iniciativa da Nova SBE dedicada à vida das pessoas com deficiência que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva.

Principal entidade que representa o sector bancário português, tendo sido criada em 1984 para fortalecer o sistema financeiro e contribuir para o desenvolvimento de um sector bancário mais sólido.


Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, que representa os interesses da Gestão de Fundos de Investimento Mobiliário, da Gestão de Fundos de Investimento Imobiliário, da Gestão de Fundos de Pensões e da Gestão de Patrimónios, permitindo uma defesa mais eficiente destas atividades.

Associação Portuguesa de Qualidade é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1969 que tem como propósito a promoção e divulgação de conhecimentos teóricos e práticas no domínio da Qualidade e Excelência em Portugal.

Índice Nacional de Satisfação do Cliente é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente.

Subscritor


Documento recentemente apresentado pela United Nations Global Compact, que tem como principal objetivo: alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera.

Carta Compromisso pelo Financiamento Sustentável em Portugal, que tem como objetivo contribuir para a promoção de práticas de investimento sustentável.

Inovação e Empreendedorismo

Parceria novobanco/NOVA SBE

Parceria novobanco/NOVA SBE

Sobre a Cátedra de Empreendedorismo e Tecnologia

O novobanco e a NOVA SBE estabeleceram uma parceria estratégica com vista a fomentar a partilha de conhecimento nas áreas de tecnologia e empreendedorismo, inovação e criatividade, através da Cátedra denominada “novobanco Entrepreneurship & Technology Chair.

No âmbito desta parceria, o novobanco e a NOVA SBE promovem duas vezes por ano, o “Programming Academy – Powered by novobanco", destinado aos alunos de mestrado da NOVA SBE. Sob a coordenação da Professora Melissa Prado, Associate Professor of Finance na Nova SBE e PhD em Finanças pela RSM Erasmus University, a Academia visa aprofundar técnicas e práticas de resolução de problemas de negócio e desenvolver novas competências profissionais.

Brevemente serão lançadas mais iniciativas, fique atento ao nosso site e redes sociais.