7ª edição
 

A exposição do BESrevelação 2011 (o agora NOVO BANCO Revelação)  apresentou em Serralves os projetos vencedores da autoria de Ana Almeida, Catarina de Oliveira e do colectivo de artistas constituído por Gonçalo Gonçalves, Luís Giestas e Almeida e Silva.

Cada um destes jovens artistas recebeu uma bolsa de produção no valor de 7.500 euros, para além da oportunidade única de mostrar o seu trabalho num dos mais importantes museus nacionais de arte contemporânea.

 

 

 

 

 

Os vencedores

 
 
Ana Almeida
Projeto intitulado AL WAHDA, uma instalação constituída por diapositivos, vídeos e um artigo de imprensa, todos relativos a naufrágios, encalhes e afundamentos de navios, particularmente de um navio que afundou perto do Estoril em 1989 depois de arrastado por uma tempestade. De forma a questionar as práticas documentais na arte contemporânea, e a fronteira entre ficção e realidade, a artista propõe uma reflexão sobre uma possível história pessoal e nacional e as possibilidades da sua representação.
 
 
 
Catarina de Oliveira
Projeto que consiste num vídeo retroprojetado num acrílico, em que a artista se propõe investigar a criação, nos dias de hoje, de mitologias e sistemas de crença que não sirvam uma agenda de políticas nacionalistas e de territorialização. O vídeo será, na sua maioria, registado num anfiteatro grego em ruínas, em Segesta, perto da cidade de Trapani, na Sicília. Segundo a artista, “é através de imagens simbólicas que criam diferentes mapas que eu pretendo desenvolver este trabalho”.
 
 
 
Gonçalo Gonçalves, Luís Giestas e Almeida e Silva

Projeto coletivo. Envio, por parte de um dos membros do grupo, de uma fotografia ou algo “photpgraphy media related” para os outros dois. Após a sua receção, cada membro do grupo criará um novo trabalho, em resposta aos recebidos e envia-os para os outros dois membros e assim por diante. Este processo terá o seu início de imediato e até um mês antes da inauguração da exposição, período durante o qual darão forma a um trabalho final de caráter expositivo.

 
   
 
 
 
 
  •  Expandir 
  • Composição do júri