XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática, em Leiria
 

A cidade de Leiria foi palco das trigésimas Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) e a equipa da casa correspondeu às expectativas com a conquista de duas medalhas: uma de ouro e outra de bronze. Pedro Pereira, aluno do 12º ano da Escola Secundária de Domingos Sequeira, escola anfitriã da Final Nacional das OPM, alcançou o ouro na Categoria B, a categoria mais avançada da competição. A segunda medalha leiriense (bronze) foi conquistada por Mariana Gago (7º ano), da Escola Básica 2,3 D. Dinis, na Categoria Júnior.

É de assinalar a prestação de Miguel Santos, que em 2011 ganhou a primeira medalha de ouro portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. O estudante de Alcanena voltou a repetir o ouro em solo nacional, à semelhança do que aconteceu nas suas três anteriores participações nas OPM.

Estes e os restantes 87 participantes da final das OPM foram congratulados pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, na sessão de entrega de prémios que decorreu no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

De entre os participantes das OPM foram escolhidos os representantes de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (Argentina), nas Olimpíadas de Matemática da Lusofonia (Brasil), ambas realizadas em julho, e ainda nas Olimpíadas Ibero-americanas  de Matemática (Bolívia), agendadas para o mês de setembro de 2012.