O Setor Agroalimentar - Compras Online em cenário Covid 19 e perspetivas para o futuro
Susana Barros, Consultora Sénior
Compras online em Portugal
Perspetivas de crescimento no futuro.
O comércio online em Portugal é cada vez mais uma realidade pois, considerando os utilizadores de internet, em 2019, 39% dos portugueses fizeram uma compra por este canal, sendo que em 2010 esta percentagem era apenas de 15%. E é natural que no futuro nos aproximemos da média da UE, onde 63% dos utilizadores de internet fez compras online em 2019.
Em Portugal, o canal online tem sido utilizado, sobretudo, para a compra de bilhetes, de roupa, de filmes, música e revistas, e de viagens e estadias. A compra de bens alimentares surge apenas depois destas rúbricas, com 28% dos portugueses a utilizaram o canal online para este tipo de despesa, em 2019. Se compararmos com outros países da UE, esta percentagem encontra-se bastante abaixo de países como Reino Unido e Holanda (do universo de utilizadores de internet).
Compras Online de bens alimentares em cenário Covid 19
Crescimento do canal online.
Com a quarentena decretada, os consumidores, restringidos ao seu lar, reagiram e reforçaram as suas compras habituais de bens alimentares, com um incremento da utilização do canal online, o que colocou alguma pressão nas cadeias de abastecimento e de logística. Comparando o período pré-COVID-19 (Janeiro a Fevereiro) com a semana de 18 a 24 de Maio as compras online do Comércio Alimentar e Retalho aumentaram 26% (na semana de 20 a 26 de Abril, o crescimento era de 44%).
O peso das compras online nos setores do Comércio Alimentar e Retalho, Restauração, Food delivery & Takeaway, e entretenimento, aumentou de 29%, registado no pré-COVID-19, para 48% no final do mês de Maio.
Oportunidades para o futuro
Fidelização de novos clientes.
No pós Covid 19, é natural que alguns dos consumidores, em particular, os que tiveram boas experiências nas suas compras alimentares online fiquem fiéis a este canal:
- Reforço das cadeias de logística das empresas vendedoras dos produtos e também da qualidade de desempenho das empresas de serviços postais;
- Investimento em tecnologia adequada, com padrões de segurança, e que integrem meios de pagamento da máxima credibilidade e confiança, quer ao nível dos comerciantes como também dos consumidores;
- O comércio online é uma oportunidade para estabelecer relações diretas entre os produtores e os consumidores e apoiar a produção local.
"The crisis opens an opportunity to accelerate food system transformation. New business models are needed. It is the time to speed-up e-commerce in agriculture and food systems across the globe", Diretor Geral da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), QU Dongyu, 21 Abril 2020.
Artigos anteriores
Acordo sobre o Brexit afasta piores cenários, mas não afasta impactos negativos
Abertura conta online
Acordo sobre o Brexit afasta piores cenários, mas não afasta impactos negativos
O hidrogénio em Portugal - um emergente vetor energético
g
O hidrogénio em Portugal - um emergente vetor energético
Quais as perspectivas para uma vacina anti-Covid 19?
g
Quais as perspectivas para uma vacina anti-Covid 19?
Perspetivas para o setor do turismo no pós-Covid 19
Abertura conta online
Perspetivas para o setor do turismo no pós-Covid 19
O Setor Agroalimentar - Compras Online em cenário Covid 19 e perspetivas para o futuro
g
O Setor Agroalimentar - Compras Online em cenário Covid 19 e perspetivas para o futuro