
Literacia Digital no novobanco
A banca online é uma ferramenta essencial na experiência do cliente, que tem o banco à distância de um clique, onde e quando quiser, e pode realizar a maioria das suas operações financeiras a qualquer hora do dia.
App
Conheça a App
No novobanco queremos garantir que tem o seu banco sempre disponível para si, com toda a conveniência e segurança, de forma a melhor gerir a sua vida financeira e o seu dia a dia.
- Ter uma visão integrada da vida financeira é essencial, pelo que, com a App novobanco, pode agregar contas de outros bancos e acompanhar os movimentos das suas contas de forma integrada. Com isto consegue acompanhar melhor as suas despesas.
- Experimente a pesquisa: é fácil e ajuda-o a encontrar tudo o que pretende fazer.
- Não se esqueça: para sua segurança disponibilizamos as push notifications, que subsituem a receção de sms com código único, e que permitem ter maior controlo. Ainda assim, relembre-se que todos os códigos que possa receber por sms não devem ser facultados.
Personalize a App
Cada um de nós tem necessidades diferentes e a sua app pode adaptar-se às suas. Veja neste vídeo como configurar tamanho de ecrã e formas de apresentação dos dados.
Atualize os seus dados
Sabia que pode facilmente atualizar os seus dados pessoais? Veja o vídeo e aprenda a, facilmente, ter os dados atualizados.
Alguns dados por segurança apenas podem ser alterados no balcão.
Não forneça dados pessoais sem ser nos meios oficiais do novobanco – desconfie se lhe pedirem atualização em emails com remetentes não reconhecidos, com português mal escrito ou com indicação de prémios.
Segurança no canais digitais
A segurança das transações financeiras digitais tem que estar no topo das suas e nossas prioridades.
A sua segurança é fundamental para nós. Para isso temos um sistema de validação através de notificações push, que recebe no seu telemóvel, através da própria app, sem esforço para si e assegurando total confidencialidade do código.
Relembramos que, ainda assim, em situações com sms não deve fornecer o código a outras pessoas. Se estiver a executar uma ação pedida por si, ao seu gestor, em modo partilha, então pode ter de fornecer códigos – valide a operação e valores.
Tenha sempre presente que o aumento da utilização do mundo digital abriu também portas a maiores situações de potencial fraude e, apesar de termos mecanismos para prevenir, cabe a cada um de nós ter também cuidado:
Dados pessoais e passwords
- Evitar dar dados pessoais que não façam sentido face à transação que está a ser feita;
- Escolher passwords difíceis evitando, por exemplo, relacionadas com datas de nascimento ou cidade;
- Ter sempre uma password de acesso ao telemóvel, para evitar que qualquer um possa mexer, e instalar apps apenas de lojas oficiais;
- No caso de operações no banco online ou na app, utilizar o cartão matriz quando é pedido, sendo que nunca são pedidos mais de 3 caracteres;
- Nunca dar todos os caracteres do cartão matriz a ninguém, nem fotografar para enviar.
- Se receber SMS de algum tipo com códigos de validação, ler bem o conteúdo, para garantir que corresponde à operação e montante que queremos efetuar não fornecer esses códigos a terceiros.
Outros cuidados a ter:
- Verificar que o site que está a utilizar é seguro: endereços que iniciam com https ou que, na barra de endereços, tenham um cadeado;
- Desconfiar de emails em que o português não é correto, que falem de ofertas, multas ou mesmo emails que peçam para alterar dados pessoais ou que tenham links que não levam ao site esperado e de SMS com links;
- Ter um antivírus atualizado para proteger o nosso computador;
- Ter cuidado com o que instalamos no computador, por exemplo, através de downloads;
- Evitar realizar determinadas operações nas redes públicas, em que a segurança é menor, para evitar vulnerabilidades.