
Oferta ESG
Oferta ESG
O novobanco tem como compromisso estar atento aos impactos ambientais e sociais dos seus produtos e serviços financeiros e às oportunidades de negócio que daí advém, solidificando a sua oferta de acordo com as expectativas dos seus stakeholders.
Produtos com vertente ambiental
O contexto da transição para uma economia de baixo carbono, reforçou a intenção do Banco em contribuir para a promoção de práticas de investimento sustentável, com o propósito de acelerar o processo de uma economia neutra em carbono até 2050.
A sustentabilidade na carteira de investimento
Contribuir ativamente para a transição para uma economia neutra em carbono é não só uma prioridade do novobanco, como de muitos dos nossos clientes. Para apoiar os neste percurso, disponibilizamos a possibilidade de nossos clientes aferirem as suas preferências ESG nos seus investimentos. Saiba mais aqui
Contas 18.25 e 26.31
Para construir uma relação forte e duradoura com os clientes foi reestruturada a conta 18.31, a primeira conta bancaria totalmente neutra em carbono em Portugal - (e)mission neutral certified® , tendo sido subdividida em duas novas contas - 18.25 e 26.31, adaptando-as ainda mais às necessidades das faixas etárias mais jovens e com a caraterística do novobanco em neutralizar as suas emissões de carbono.
Desenvolvidas com o objetivo de ter um menor impacto ambiental, tratam-se de contas totalmente neutras em carbono, o que se deve à sua baixa emissão de carbono por se tratarem de contas online e pelo facto das suas emissões serem neutralizadas, seguindo a metodologia PAS 2050:2008, que analisa todo o ciclo de vida de produtos e serviços, para cálculo das emissões produzidas.
Estas contas neutralizam as emissões não passíveis de serem evitadas através do apoio ao projeto Soil & More, um projeto de compostagem de resíduos verdes na África do Sul, que não só reduz as emissões de carbono como também contribui com benefícios sociais e económicos para as comunidades locais e para o desenvolvimento sustentável, e o projeto Kamuthi, um projeto de instalação de
um parque solar fotovoltaico para substituir a produção de energia a partir das centrais de carvão.
Neutralizamos as emissões de CO2 da totalidade das contas 18.31,18.25 e 26.31 em 2021. A neutralização efetuada é equivalente a:
- 308 voos de ida e volta em classe económica para um passageiro entre Lisboa e Londres
- Emissões de CO2 resultantes do consumo de 470 barris de petróleo
- Volume de gás suficiente para encher 40 balões de ar quente
- Emissões de CO2 anualmente sequestrado por 17 hectares de pinhal.
A neutralização das emissões, foram calculadas as emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) associadas, incluindo todo o ciclo de vida desta conta bancária: desde a sua abertura até ao fecho, incluindo a utilização de computadores, cartões, consultas em ATM's e novobanco Online, entre outros. Este cálculo foi efetuado em total alinhamento com a metodologia PAS 2050:2008, específica para análise do ciclo de vida de produtos e serviços, e permitiu concluir que cada nova Conta 18.25 e 26.31 tem um impacto de carbono estimado de 944g.
O projeto Soil&More, projeto selecionado, em 2021, para neutralizar a conta 18.31, é um projeto de compostagem de resíduos verdes (resíduos vegetais de jardins, parques e outros) recolhidos no município da Cidade do Cabo, na África do Sul, sendo aprovado pela UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima). Com a produção deste composto microbiano controlado é possível restaurar a fertilidade e fortalecer os solos agrícolas, evitando que os resíduos continuem a ser depositados em dois aterros sem condições na Cidade do Cabo. Estima-se que este projeto reduza 600 mil toneladas de CO2 equivalente em 10 anos. O procedimento adotado irá permitir ainda o aumento da capacidade de retenção de água dos solos até 70%, o que no contexto Sul Africano é um impacto extremamente importante, dado que o UNEP (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) listou a qualidade e disponibilidade de água nesta região como uma das três principais questões ambientais a considerar.
Saiba mais sobre o Projeto Compostagem na África do Sul.
O projeto Kamuthi foi selecionado para neutralizar as contas 18.25 e 26.31. Trata-se de , um projeto de instalação de um parque solar fotovoltaico para substituir a produção de energia a partir das centrais de carvão. Este projeto substituirá as emissões de gases de efeito estufa estimadas em aproximadamente 346117tCO2e por ano, substituindo a quantidade de eletricidade de 358559MWh/ano do mix de produção das centrais de energia ligadas à rede indiana de eletricidade, que é principalmente caraterizada por centrais termoelétricas à base de combustíveis fósseis (carvão).
Saiba mais sobre o Projecto Kamuthi .
Para mais informações sobre as Contas clique 18.25 e 26.31.
Produtos estruturados
O Banco continuou a reforçar a sua aposta na comercialização de produtos estruturados que têm a sua remuneração indexada ao desempenho de ações de empresas que se destacam na capacidade de liderar as mudanças sociais e de governo com critérios ambientais. Os critérios de seleção das empresas a fazerem parte destes produtos encontram- se sujeitos a um rigoroso processo de avaliação, que, em 2020, foi reforçado não se encontrando somente em conformidade com a política de risco do Banco, mas também com critérios de exclusão setorial (não elegíveis empresas envolvidas com a produção ou venda de tabaco, de industria mineira de carvão, energia nuclear), e critérios de exclusão por práticas que envolvam violação dos direitos humanos e laborais, incluindo a mão de obra infantil e/ ou forçada.
Os nove produtos de poupança estruturados ESG subscritos em 2020 representam um investimento de 116,8 milhões de euros, permitindo, a 31 de dezembro de 2020, um investimento acumulado de 268 milhões de euros em subscrições de produtos estruturados com vertente ambiental.
Os Produtos Estruturados ESG e novobanco ECO tem um peso de 77,39% na carteira total de produtos estruturados que o novobanco coloca à disposição dos seus clientes.
O novobanco recebeu o prémio “Best Performance Distributor, Portugal”, atribuído pela SRP (Structured Retail Products), do Grupo Euromoney, vendo assim reconhecidas a nível internacional, a solidez e consistência da sua oferta no âmbito dos Produtos Estruturados.
A oferta destes produtos é dinâmica e poderá conhecer mais aqui .
Crédito à Habitação novobanco ECO
A oferta Crédito à Habitação tem igualmente uma vertente ambiental, podendo o cliente beneficiar de uma bonificação no spread quando se trate da aquisição de imóvel com certificação energética A+, A e B.
Linha Casa Eficiente 2020
A Linha Casa Eficiente 2020 faz parte da oferta do novobanco e visa conceder empréstimos em condições favoráveis a operações que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos edifícios de habitação particular, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica, bem como na gestão dos resíduos urbanos. Fique a conhecer mais aqui .
Linha de Crédito para a Descarbonização e Economia Circular
Linha que visa facilitar o acesso ao financiamento destinado à implementação de projetos sustentáveis. Nesta linha de financiamento são elegíveis o investimento em equipamentos existentes por outros mais inovadores, modernos e eficientes, o investimento em fontes renováveis para autoconsumo no processo produtivo ou em estratégias circulares para qualquer fase do ciclo de vida do produto/serviço, a implementação de dispositivos de monitorização, de controlo e atuação que permitam otimizar as condições de uso, consumo de energia e consumos de matérias-primas, entre muitos outros.
Linhas InnovFin
O novobanco disponibiliza aos seus clientes PME as linhas InnovFin contratadas com o FEI (Linhas novobanco FEI Inovação II, III e IV) que incorporam o conceito de Ecoinovação, destinada ao financiamento concedidos a Empresas inovadoras com preocupações ambientais.
Comunicação Digital ao Cliente
No âmbito do compromisso estabelecido de redução do consumo de papel o novobanco continuou a promover a desmaterialização da comunicação enviada a clientes, disponibilizando os respetivos documentos online.
Para além dos extratos de conta, o novobanco disponibiliza aos seus clientes a generalidades dos outros documentos bancários também digitais, nomeadamente extrato de cartão de crédito, títulos constitutivos de depósito, extratos de avisos de lançamento, documentos integrados de faturas, avisos de lançamento avulso. A consolidação da digitalização da comunicação ao cliente permitiu atingir em 2018, dois anos antes, o objetivo definido para 2020, ou seja, 83% da comunicação ao cliente ser digital face a um valor inferior a 50% em 2014. Em 2020, a comunicação digital com o cliente aumentou para 88,8%.
Gestão de Ativos
O investimento responsável é uma abordagem ao investimento tradicional que reconhece a relevância dos fatores ambientais, sociais e de governance no sucesso dos investimentos e na estabilidade de longo prazo. O Grupo novobanco comercializa, através do Banco Best, fundos de investimento responsável de entidades externas ao Grupo, diversificados tanto ao nível das geografias como das estratégias de investimento.
Em 2019, foram disponibilizados 127 fundos de investimento responsável, com uma subscrição de cerca de 14,95 milhões de euros em investimento, por parte de clientes do Banco Best.
Consulte aqui a listagem dos fundos.
O Banco Best disponibilizou igualmente, em 2019, 4 Exchange-Traded Fund (ETFs) com preocupações ambientais, sociais e de governance, com um investimento de 121 000 euros.
Produtos com vertente Social
Nos dias que correm é praticamente impossível imaginar a vida sem ter à sua disposição um banco. Na realidade , poucas são as pessoas que não possuem uma conta bancária, pelo que a adequação dos produtos às necessidades dos clientes passa igualmente pela integração progressiva de considerações sociais.
Deste modo o novobanco adequa cada vez mais, os produtos às novas realidades dos clientes, destacando-se os produtos de poupança, com base na constituição de aforros à medida do orçamento familiar de cada um.
Este posicionamento deu origem à disponibilização de um pacote de soluções de Micro Poupança, no qual se encontram contemplados três produtos, promovendo comportamentos de aforro nos clientes, através do depósito de pequenos e regulares valores, arredondamento de contas, entre outros.
Poupança Programada | Permite poupar a partir de 10 euros por mês, mediante a adesão a um plano de entregas mensais, no qual o cliente estabelece a quantia e o momento do mês a poupar, permitindo ajustar a poupança ao seu respetivo orçamento familiar. |
Micro Poupança | Permite a qualquer cliente começar a poupar pequenos montantes através do arredondamento dos débitos correspondentes às suas despesas quotidianas revertendo o arredondamento para uma conta poupança, como por exemplo: prestação de crédito habitação, prestação de crédito individual, prémio de seguro, débitos diretos, entre outros). |
app (Poupança Por Objetivos) | A Poupança por objetivos, lançada em setembro de 2017, é um produto exclusivo para clientes subscritores do app, em que o cliente define os objetivos da sua poupança (quanto quer poupar e em quanto tempo), sendo o trajeto para alcançar o objetivo definido pela app. |
Saiba mais sobre Micro Poupança.
Conta serviços mínimos
Para uma maior abrangência na disponibilização dos serviços financeiros e consequentemente uma mais vasta inclusão social, o novobanco disponibiliza ao seus clientes a Conta de Serviços Mínimos Bancários, uma conta a ordem com cartão de debito e credito com uma comissão de manutenção anual de 4,12 euros.
Destina-se a:
- Pessoas singulares que não sejam titulares de qualquer outra conta de deposito a ordem emqualquer instituição ou que sejam titulares de uma única conta de deposito a ordem a converter em conta de serviços mínimos bancários;
- Pessoas que sejam titulares de outras contas de depósito à ordem, mas que pretendam abrir uma conta de serviços mínimos bancários em que um dos titulares tem mais de 65 anos ou está dependente de terceiros.