#TODOSJUNTOS

O NOVO BANCO juntou-se a 9 bancos do sistema financeiro português e a mais de 30 empresas, para organizar uma iniciativa de solidariedade centrada no apoio alimentar às famílias. Sob o lema #TodosJuntos, a iniciativa pretende mobilizar recursos financeiros para ajudar de imediato, as pessoas e famílias mais desprotegidas, no contexto da presente crise. Além do apoio alimentar, esta iniciativa vai apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos.

Foi selecionada como plataforma de distribuição a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa lançada pela ENTRAJUDA para dar resposta às situações de carência resultantes do impacto da pandemia, articulada nos Bancos Alimentares e que integra cerca de 2700 instituições e entidades em todo o País, assegurando-se assim uma desejável diversidade de beneficiários e uma distribuição nacional (continente e regiões autónomas).

Sozinhas, muitas pessoas e famílias não conseguem pagar as despesas de alimentação e os medicamentos que necessitam.

Felizmente não estão sós.


Os 10 bancos comprometeram-se com uma contribuição total de cerca de 1,8 milhões de euros e convidaram a associaram-se à iniciativa mais de 30 empresas com donativos ajustados à sua dimensão, assim como com bens alimentares. O montante total reunido antes mesmo do lançamento oficial desta iniciativa é já superior a 2 milhões de euros. Porém, está longe de ser suficiente.

#TODOSJUNTOS
Junto o seu donativo ao nosso, através de uma chamada telefónica, MBway ou transferência bancária*
 
  • Linha telefónica de valor acrescentado: 761 100 200 (€1+IVA).
  • IBAN: PT50003500270069917613010
  • MB WAY: 931 721 721
*As transferências realizadas por MBway ou multibanco (ATM) são gratuitas. Se optar pelos restantes canais, será aplicado o preçário atual.

 

Porque se muitas pessoas e famílias, sozinhas, não conseguem pagar as suas contas,

#Todosjuntos conseguimos

O montante total angariado no final da campanha permitirá a aquisição de alimentos básicos (leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa, atum, etc.), sendo que 20% do montante será destinado a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com medicamentos.


Operacionalização


A responsabilidade da execução e operacionalização da iniciativa #TodosJuntos será confiada à ENTRAJUDA, em parceria com a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, através das instituições e organizações sociais, que já são hoje os "canais" de distribuição alimentar e que, por essa razão, detêm a informação mais detalhada e mais próxima das necessidades sociais emergentes.

Todos os donativos concedidos no âmbito da iniciativa #TodosJuntos serão exclusivamente afetos à mesma, cumprindo a finalidade da sua criação: apoiar famílias com carências comprovadas, contribuindo para a satisfação das necessidades básicas, tendo em conta o seu padrão de vida, através de instituições/organizações sociais inscritas na rede de bancos alimentares.

Controlo e auditoria


A ENTRAJUDA constituirá uma equipa dedicada a esta iniciativa, garantindo o registo e controlo das verbas recebidas e zelando para que o espírito e objetivos do #TodosJuntos seja escrupulosamente cumprido, designadamente quanto a eficácia e rigor na atribuição das verbas, na validação dos documentos de suporte e na manutenção de registos e arquivos fiáveis por parte das Instituições. A ENTRAJUDA diligenciará uma auditora externa promovida pela Deloitte para acompanhamento da iniciativa #TodosJuntos e elaboração de relatório final.

Calendário


A divulgação pública desta iniciativa será de 19 de maio a 8 de junho de 2021.



Saiba mais