NB Environment

Após ter efetuado um diagnóstico ambiental, o NOVO BANCO definiu novos objetivos ambientais que têm como finalidade consolidar a sua gestão responsável, reduzindo a pegada ambiental da sua atividade. Para atingir os objetivos definidos, o Banco definiu medidas e ações prioritárias a implementar, bem como a monitorização semestral dos seus resultados.

Os objetivos ambientais - consumos de energia, papel e crescimento de utilização de documentos digitais, emissões de CO2 e separação de resíduos estabelecidos para 2020, evidenciam o grau de compromisso do NOVO BANCO e um consequente envolvimento e motivação de todos os intervenientes na organização para alcançar uma maior eficiência ambiental.

Objetivos 2020

Papel Fotocópia   -50%
Desmaterialização comunicação ao cliente   +20%
Energia   -40%
Emissões CO2
Proveniente das emissões da
    frota automóvel
 -50%
    Proveniente do consumo de
    eletricidade 
 -20%
Água   -16%
Separação de resíduos  100%

(ano base 2015)

Consumo de Energia
Com vista à redução dos seus consumos de eletricidade, o Banco tem vindo a implementar diversas iniciativas, nomeadamente:

  • Redução do número de locais de consumo;
  • Instalação de iluminação e equipamentos de ventilação e ar condicionado mais eficientes do ponto de vista energético;
  • Re - implementação do sistema de alarmística de consumos anómalos e equipamentos ligados que não estejam a ser utilizados.

Em 2016, o NOVO BANCO consumiu cerca de 36 448 556 kWh de eletricidade, dos quais 9 258 905 kWh dizem respeito ao seu data center, pelo que o consumo por colaborador situou-se nos 7 398 kWh, uma redução de 2,6%.

Consumo de Papel
A racionalização da comunicação em suporte de papel é um compromisso estrutural que foi assumido pelo NOVO BANCO nas suas duas vertentes: interna e externa. Este compromisso passa essencialmente pela sensibilização e mudança de hábitos dos seus colaboradores e clientes, bem como pela desmaterialização contínua dos seus processos.

Em 2016, o NOVO BANCO deu continuidade à sensibilização destes dois grupos de stakeholders para a utilização mais eficiente do papel impresso.

Nível Interno: 
   .
Papel branco - 266,0 toneladas;
   . Impressos finishing e extração - 126,7 toneladas;
   . Papel reciclado - 0,3 tonelada.

Em 2016 cada colaborador consumiu cerca de 54 quilos de papel, menos 15,7% face a 2015. Em 2016, e tendo em conta a diminuição e reaproveitamento dos seus resíduos, o NOVO BANCO enviou cerca de 75,9 toneladas de papel para a reciclagem, cerca de 28% do papel consumido, bem com 74,4 toneladas de cartão.

Nível Externo:
Desmaterialização da Comunicação ao Cliente 2016 foi um ano de consolidação da estratégia de otimização da comunicação a clientes no NOVO BANCO, reforçando a estratégia de desmaterialização e consequente contributo para a melhoria da qualidade ambiental. O NOVO BANCO atingiu o valor recorde de mais de um milhão de contas de depósitos à ordem com extrato Digital.

Para além dos extratos de conta, o NOVO BANCO disponibiliza aos seus clientes a generalidades dos outros documentos bancários também digitais (extrato de cartão de crédito, títulos constitutivos de depósito, extratos de avisos de lançamento, documentos integrados de faturas, avisos de lançamento avulso), o que permitiu atingir, em 2016, um grau de desmaterialização global de comunicação ao cliente superior a 75% face a um valor inferior a 50% em 2014.

Emissões de CO2
O NOVO BANCO assumiu como fulcral a elaboração de um inventário das emissões decorrentes da sua atividade. Para este fim efetua anualmente o cálculo de emissões diretas e indiretas de acordo com as diretrizes do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas (IPCC), do Protocolo de Gases com Efeito de Estufa do WRI/WBCSD.

Em 2016 o inventário de emissões de CO2 totalizou 27 503 toneladas sendo que o consumo de eletricidade e o consumo de combustíveis fósseis representam as maiores fontes de emissão de gases com efeito estufa. Face a 2015 as emissões de redução de CO2 tiveram um decréscimo de 12,9%.

Consumo de Água
Com o objetivo de reduzir os seus consumos de água, o banco, tem vindo a implementar diversas medidas de redução do seu consumo, incluindo a substituição das torneiras tradicionais por torneiras com temporizador e a sensibilização dos colaboradores para comunicar todas as anomalias detetadas. Em 2016, o consumo de água situou-se nos 73 721 metros cúbicos de água, cerca de 14,96m3 por colaborador.