NOVO BANCO Photo

A preservação do Planeta é um tema que deve merecer a maior atenção de todos os agentes, nomeadamente dos económicos. O NOVO BANCO não é exceção, e colocou ao serviço da conservação da natureza as suas competências enquanto prestador de serviços financeiros.

O setor financeiro é um dos principais impulsionadores da economia, desempenhando um papel fulcral no acesso ao capital dos diversos setores, desempenhando deste modo uma função importante no desenvolvimento sustentável e na problemática das alterações climáticas, uma das principais questões e desafios da humanidade a nível mundial, cujos consequências já se encontram bem visíveis no nosso dia-a-dia.

O NOVO BANCO, seguindo as linhas de orientação do Banco Mundial, reconhece que as alterações climáticas constituem uma das maiores preocupações a nível mundial, sendo inegáveis os seus impactos diretos na saúde e no crescimento económico.

 

Bussiness Ambition for 1.5ºC

O NOVO BANCO, assinou a carta Bussiness Ambition for 1.5ºC,  uma carta que incentiva as empresas, a nível mundial, a criarem medidas de combate às alterações climáticas.
O documento, recentemente apresentado pela United Nations Global Compact, encoraja  empresas, organizações  e governos a empenharem-se verdadeiramente na preservação do planeta, exigindo a assunção de um compromisso com metas concretas que devem ser alcançadas em matéria de redução da emissão de gases com efeito de estufa, essenciais para travar o aquecimento global. Alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera são os seus principais objetivos.

Este apelo surge em linha com o “Global Warming of 1.5 ºC”, um relatório apresentado pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) que aborda os impactes negativos e os riscos decorrentes do aumento das temperaturas e alerta para a urgência da criação de medidas que impeçam este aquecimento.

Consciente do papel a desempenhar o NOVO BANCO assumiu  publicamente o compromisso de alinhar os seus planos de descarbonização com a ambição de limitar – ou mitigar – o aquecimento global.