Finais das XXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática
Figueira da Foz
 

A cerimónia de entrega dos prémios das 27ª Olimpíadas Portuguesas de Matemática decorreu a 29 de março de 2009 no Casino da Figueira da Foz, edição que contou com a participação de mais de 1.000 escolas e 33.000 alunos.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, foi um dos presentes a participar na cerimónia de entrega das medalhas, para além dos patrocinadores - Ministério da Educação, Banco Espírito Santo, Ciência Viva e Fundação Calouste Gulbenkian - bem como do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Nuno Crato, da vice-presidente do Conselho Executivo da EB 2,3 Dr. João de Barros, Bela Matos, e da vereadora Teresa Machado, da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Os 24 vencedores - 12 na categoria A e 12 na categoria B - foram apurados a partir de um grupo de 60 jovens, selecionados entre os mais de 33 mil que participaram da competição. Os vencedores da categoria B terão a oportunidade de frequentar um estágio para a seleção dos representantes de Portugal nas Olimpíadas Internacionais e Ibero-Americanas.

Neste estágio participam também os medalhados da categoria B de anos anteriores e os madalhados de ouro da categoria A que frequentem o ensino secundário. O estágio decorrerá nos fins de semana e durante as férias, em Coimbra. Em 2008, o país ganhou duas medalhas de bronze nas Internacionais, e três medalhas de bronze e uma menção honrosa nas Ibero-americanas. Em 2009, estas competições decorrerão na Alemanha e no México, respetivamente.

 


Os vencedores