Medidas adotadas pelo NOVO BANCO para responder ao surto da COVID-19




O NOVO BANCO, tem acompanhado de perto os desenvolvimentos da pandemia provocada pelo novo Coronavirus Covid-19 e implementado todas as medidas de prevenção recomendadas pela Direção Geral da Saúde e pela OMS.

Estamos consigo nos bons e nos momentos difíceis. Por isso, estamos empenhados em responder a todas as suas necessidades financeiras, com eficácia e preocupação pelo seu bem estar, privilegiando a utilização dos canais digitais, em alternativa aos balcões, garantindo as condições de higiene e segurança na prestação de serviços nos balcões por parte dos nossos colaboradores.


"Contem com o NOVO BANCO, como sempre contaram.
Estamos juntos. Estamos na linha da frente."

António Ramalho, CEO NOVO BANCO

Veja aqui a mensagem completa.



|   Medidas para o proteger e aos nossos colaboradores nos balcões

No NOVO BANCO cumprimos as normas de segurança. Os espaços e equipamentos são devidamente desinfetados e temos um limite de permanência de 4 pessoas por cada 100m2.

O uso de máscara, é obrigatório, se pretende deslocar-se a um balcão.



|   Estamos disponíveis à distância de um clique ou de um telefonema

Privilegie o uso dos canais diretos - NBnet, NB smart app, NB network e NBdireto.

Proteja-se e proteja aqueles que o rodeiam. O NOVO BANCO disponibiliza-lhe os meios necessários para gerir o seu dia-a-dia, de forma online ou através de telefone. Assuntos tão simples como pagamentos de serviços, pagamentos ao estado, transferências, carregamentos, simulações, pedido de crédito pessoal e até de crédito habitação podem ser feitos através dos canais diretos.



|   Moratória Legal de Crédito Habitação

No âmbito da crise económica derivada da pandemia provocada pela Covid-19, o Estado aprovou uma moratória de prestação do Credito Habitação abrangendo a Aquisição, Obras ou Construção de Habitação Própria Permanente, para as famílias que se encontram numa situação que se traduza em quebra de rendimento financeiro.

Trata-se de uma medida que permite aliviar os encargos com a prestação de Crédito Habitação a quem seja afetado pelos efeitos económicos negativos da Covid-19, e estará em vigor até 31 de março 2021.

Saiba mais aqui.



|   Moratória NOVO BANCO Crédito a Particulares | Covid-19

Para além da moratória legal de prestação do Crédito Habitação aprovada pelo Estado abrangendo a Aquisição, Obras ou Construção de Habitação Própria Permanente, o NOVO BANCO decidiu reforçar e alargar o seu apoio às famílias que se encontram confrontadas com dificuldades financeiras, com a Moratória NOVO BANCO Crédito a Particulares | Covid-19.

Destina-se a ao Crédito Habitação nas situações não abrangidas pelo DL 10-J/2020, ao Crédito Pessoal e Crédito Automóvel (não abrange cartões de crédito, descobertos e contas correntes).

Saiba mais aqui.



|   Estamos ao lado da sua empresa e do seu negócio

O NOVO BANCO, dando continuidade ao seu total comprometimento com o tecido empresarial, vem demonstrar toda a sua disponibilidade em apoiar as empresas cuja atividade se encontra afetada pelos efeitos económicos resultantes do surto de Covid-19.

Para além de iniciativas próprias já em curso, tais como - antecipação de receitas tendo como base o novo Programa de Lay-Off / Covid-19, negociação de carência de capital em financiamentos já em curso ou, prorrogação do prazo das faturas até 90 dias dos produtos de Factoring, estamos a desenvolver, em articulação com o Estado e com o Sistema Nacional de Garantia Mútua, um conjunto de linhas de crédito para atenuar as contingências financeiras associados a este surto.

Veja aqui detalhes.



|   Adaptámos o seu seguro de saúde ao período que vivemos

Em conjunto com a GNB Seguros, o NOVO BANCO proporciona um conjunto de medidas para responder às necessidades dos clientes que detêm, junto desta instituição, uma apólice de seguros, nomeadamente:

- Assegurar cobertura, no âmbito das apólices de Seguros de Saúde, para as consultas, tratamentos e exames realizados no âmbito do COVID-19, em estreito respeito e articulação com as regras emanadas da Direção Geral de Saúde.
- Nos casos de baixa por doença, assegurar o pagamento do diferencial entre o salário e o valor a receber da Segurança Social, para os clientes com apólice de Seguros de Proteção Salário.
- Assegurar o pagamento das prestações de crédito, nos casos de baixa por doença de clientes com apólices de Seguros de Proteção ao Crédito.



|   Esteja atento à segurança online

Verifique, regularmente, a segurança do seu computador ou smartphone e siga as nossas recomendações de segurança em caso de receção de mensagens suspeitas.

Leia atentamente os conteúdos dos SMS´s de confirmação de operações. Caso não correspondam à operação que está a realizar, não insira em circunstância alguma o código de validação.

Nunca introduza posições da matriz ou códigos enviados por SMS em páginas que lhe levantem dúvidas ou apareçam em locais pouco habituais.

O NOVO BANCO nunca, em circunstância alguma, lhe pedirá mais do que 3 dígitos da sua matriz dos canais diretos.

Ignore as mensagens de origem ou conteúdos suspeitos. Em caso de dúvida não clique e contate, de imediato, a linha NBdireto através do nº 707 24 7 365.



|   Boas práticas a adotar na utilização de serviços bancários, recomendadas pela APB

  • Privilegie o uso dos meios digitais ou telefónicos para realizar operações bancárias ou falar com o seu Gestor;
  • As operações do dia-a-dia podem ser realizadas com toda a segurança e conforto através do serviço de Homebanking ou da App do banco;
  • Recorra às agências apenas em caso de absoluta necessidade, em especial se está inserido num grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistema imunitário enfraquecido);
  • As operações do dia-a-dia podem ser realizadas com toda a segurança e conforto através do serviço de Homebanking ou da App do banco;
  • Quando não lhe for possível usar meios digitais para fazer transferências, pagar serviços ou carregar o telemóvel, utilize as máquinas de Self-Service instaladas nas agências bancárias ou as ATM, minimizando os contactos pessoais;
  • Evite o manuseamento de dinheiro e prefira os pagamentos com cartão (se possível contactless) ou através de meios digitais.


|   Medidas de prevenção recomendadas pela DGS

A DGS disponibiliza informação sobre a pandemia e as medidas de prevenção recomendadas para toda a sociedade. Siga as recomendações.



Dúvidas? Aqui estão algumas respostas

  • Sim. No NOVO BANCO cumprimos as normas de segurança. Os espaços e equipamentos são devidamente desinfetados e temos um limite de permanência de 4 pessoas por cada 100m2.
    No entanto, recorra aos balcões apenas em caso de absoluta necessidade, em especial se está inserido num grupo de risco (idosos, pessoas com doenças crónicas ou sistema imunitário enfraquecido). Privilegie o uso dos meios digitais ou telefónicos para realizar operações bancárias.

    Consulte aqui em detalhe as boas práticas recomendadas pela APB

  • Sim pode. No NOVO BANCO cumprimos as normas de segurança. Os espaços e equipamentos são devidamente desinfetados, temos um limite de permanência de 4 pessoas por cada 100m2.
    No entanto, antes de o fazer, pesquise aqui quais os nossos balcões que têm disponivel ATM com a funcionalidade ATM Depósitos. Evite o contato com outras pessoas e faça-o você mesmo.

  • Sim pode. No NOVO BANCO cumprimos as normas de segurança. Os espaços e equipamentos são devidamente desinfetados, temos um limite de permanência de 4 pessoas por cada 100m2, e todos os nossos colaboradores usam máscara e luvas. Mas aconselhamos, vivamente, a fazê-lo através dos canais digitais, com Chave Móvel Digital.

  • Sim. O NOVO BANCO utiliza sistemas e tecnologias que respeitam os protocolos de segurança, garantindo a codificação dos dados de adesão, acesso e da informação disponibilizada, impedindo a sua utilização indevida por terceiros. Com o recurso aos processos digitais há a probabilidade de aumento do número de tentativas de fraude. Esteja sempre atento e consulte alguns exemplos e boas práticas Saiba mais aqui sobre segurança.

  • Sim. No NOVO BANCO cumprimos as normas de segurança. Os espaços e equipamentos são devidamente desinfetados, temos um limite de permanência de 4 pessoas por cada 100m2, e todos os nossos colaboradores usam máscara e luvas.
    No entanto, para maior comodidade e segurança, já pode optar pelo pagamento da reforma por transferência bancária.

    Como aderir ao pagamento por transferência bancária?

    Pela Internet, se estiver registado na Segurança Social Direta:
    - Clique em "Segurança Social Direta"
    - Digite o NISS (Número de Identificação de Segurança Social) e a Palavra-Chave
    - No menu "Dados Identificação" clique em "Alterar Número de Identificação Bancária (NIB)"
    - Indique o seu NIB

    A alteração do NIB é registada de imediato no sistema de informação da Segurança Social Direta.

    Preenchendo o Modelo MG 02-DGSS (Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos) disponível no menu "Documentos e Formulários":
    1) Junte um dos seguintes documentos comprovativos do seu NIB
       - Declaração bancária onde conste o seu NIB
       - Fotocópia da primeira folha da caderneta bancária
       - Fotocópia de um cheque em branco
    2) Envie o formulário e os documentos (NIB e identificação) pelo correio para os serviços da Segurança Social da sua área de residência ou entregue-os diretamente num dos Serviços de Atendimento da Segurança Social.

Continua com dúvidas? Envie um email para duvidas.covid19@novobanco.pt ou preencha o formulário.