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O NOVO BANCO tem consciência que os bons resultados advêm de um capital humano estruturado, diversificado, inclusivo e com diferentes experiências de vida, pelo que a relação com todos os seus colaboradores assenta numa estratégia de igualdade de oportunidades, focada no desempenho e na sua melhoria continua.

Nos Prémios RH 2019, o NOVO BANCO foi reconhecido e escolhido como o grande vencedor na categoria Saúde e Bem-Estar by MÉDIS.

O Capital Humano Grupo NOVO BANCO 

A 31 de dezembro de 2019, o Grupo NOVO BANCO contava com 4 860  colaboradores, dos quais 4 326 do NOVO Banco a exercer as suas funções em Portugal:
- 52,5% Mulheres
- 47,5% Homens
- 71,5% colaboradores com idades compreendidas entre os  30 – 50 anos
- 95,5%  com contrato de trabalho efetivo                       

O desenvolvimento da atividade no NOVO BANCO junto dos seus colaboradores responde a 6 desafios:

- Atrair e reter talento
- Valorizar o desenvolvimento dos colaboradores
- Promover a igualdade de género, de oportunidades e respeito pela diversidade
- Fomentar a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar
- Responder às necessidades de ação social responsabilidade social interna
- Cuidar da saúde, bem-estar e segurança no trabalho

1. Atrair e reter talento
No âmbito do pilar Talento e Mérito, um dos quatro pilares estruturais da estratégia do NOVO BANCO foram desenvolvidas 2 jornadas de colaborador, que pretendem garantir a profunda evolução da gestão do capital humano:
- Look & Join, cujo objetivo e o rejuvenescimento das equipas através da captação e retenção de talento jovem com recurso a modelos de atuação adequados à geração;
- Live & Grow, com a introdução de iniciativas que visam a valorização individual dos colaboradores e a contribuição para a conciliação entre a vida profissional e pessoal - Programa NB Work & Life.

O banco tem em curso três programas de estágios que visam atrair novos talentos jovens em início de carreira profissional, procurando não só dar resposta às necessidades de recrutamento e rejuvenescimento dos quadros do Banco, mas também proporcionar a jovens profissionais oportunidades de carreiras e de fixação em regiões onde a oferta de trabalho é mais reduzida.

- Programa de Trainees
Estágios profissionais de 12 meses, destinados a recém- licenciados/ mestrados que pretendam exercer funções em diferentes Departamentos do banco, incluindo a rede comercial.

- Tech Academy
Componente formativa de 6 meses, estruturada num curso pós- graduação que integra o plano curricular do Instituto Superior Técnico. Destinados a jovens formados nos domínios das Engenharias e Matemática e que pretendam  a reconversão de carreira para que possam ser integrados no NOVO BANCO

- NBup
1º contacto de jovens com a vida ativa durante os meses de verão.
Nacional
Com a duração de um mês. Destina-se a jovens com formação em Economia, Gestão, Matemática, Direito, Engenharias ou Comunicação para exerceram funções  em diversas áreas do Banco
Internacional
Destina-se a alunos finalistas de Enfermagem, Nutrição, Relações Internacionais e Ciências Políticas e Económicas Sociais e Humanas. Com a duração de  3 meses os jovens integram missões humanitárias em parceria com a Fundação AMI

O programa de trainees do NOVO BANCO foi distinguido na 14a edição dos Prémios RH promovida pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, com o prémio "Melhor Academia de Trainees".

Os Prémios RH 2019 reúnem a comunidade de recursos humanos nacional para celebrar a excelência no exercício da profissão, reconhecer talentos individuais e coletivos e premiar resultados obtidos pela implementação de boas praticas na gestão de pessoas.

2. Valorizar o desenvolvimento dos colaboradores
Ao reforçar continuamente os conhecimentos dos colaboradores, o NOVO BANCO promove a sua retenção, contribuindo também para o reconhecimento do talento diferenciado que existe nos seus quadros e garantindo as competências determinantes para a concretização dos objetivos difíceis que se propõe atingir.

O Banco concluiu o ano de 2019 com 46,4 horas por colaborador, com destaque para as formações:
- legal e obrigatória;
- profissional contínua, com especial relevo na formação em inglês;
- estratégica destinada à área comercial, para desenvolver competências técnicas e comportamentais, através do “Programa Amplify”;
- on the job, assente no conceito aprender fazendo, nos 20 Balcões Escola geograficamente distribuídos pelo País, tanto no interior do território, como nos centros urbanos.

O Banco efetua a avaliação de desempenho aos seus colaboradores através de um modelo de está integrado no portal dos colaboradores denominados por “Meu Portal”. Com este novo modelo o Banco pretende assegurar que o desempenho dos colaboradores seja gerido com equidade e isenção e periodicamente monitorizado, por forma a garantir que o trabalho de cada um e de cada equipa se encontre em perfeita conformidade com o desenvolvimento profissional desejado e alinhado com a estratégia do Banco.

3. Promover a igualdade de género, de oportunidades e respeito pela diversidade
A relação do NOVO BANCO com todos os seus colaboradores assenta numa relação de igualdade de oportunidades, que tem por base políticas efetivas de alto nível de igualdade de tratamento de oportunidades entre homens e mulheres e de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional, bem como de valorização profissional dos trabalhadores. As políticas do NOVO Banco foram definidas com base com base nos princípios do Global Compact da Organização das Nações Unidas, Declaração Universal dos Direitos Humanos e Diretrizes OCDE.


Programa NB Equal Gender

Em 2017 e integrado no seu Modelo de Dividendo Social, um modelo inovador em que o NOVO BANCO assume perante a sociedade e seus colaboradores devolver o que origina com a sua atividade, foi lançado o programa NB Equal Gender, com a definição de objetivos concretos para 2020 em matéria de Igualdade de Género. Este programa reforça a Política de Igualdade e Não Discriminação já existente no NOVO BANCO. Em 2019, a paridade de género é uma realidade no NOVO BANCO, com uma ligeira superioridade do género feminino face ao masculino que se situa nos 52,5% face ao 47,5% respetivamente. Contudo, ainda se constata uma inferioridade no género feminino nos quadros diretivos.

IndicadoresObjetivos 2020% objetivo alcançado em junho 2020
% de Mulheres Quadros Diretivos 40% 65%
% de Mulheres em primeira linha 34,5% 79,8%
% Disparidade salarial Global 5,0% -8,3%

Para o alcance dos objetivos definidos o banco definiu um conjunto de iniciativas subjacentes ao tema, tendo já iniciado as “Conversas com o Presidente”, um ciclo de conversas sobre a Igualdade de Género, protagonizado por colaboradores de ambos os géneros e o Presidente do Conselho de Administração

Os compromissos assumidos no âmbito da igualdade de género vêm ao encontro dos objetivos estratégicos do NOVO BANCO, que passam pela adoção das melhores práticas na área da gestão do capital humano, no domínio da motivação e no desenvolvimento e retenção de talentos.

Consulte:

4. Fomentar a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar
Diagnosticando permanentemente os principais desafios tentando encontrar respostas que possibilitem melhorar a conciliação entre a vida profissional e privada dos seus colaboradores, o NOVO BANCO integrou nos benefícios atribuídos a este grupo de stakeholders o programa NB Work & Life, contribuindo deste modo não só para o aumento da sua satisfação e motivação, bem como para a gestão e retenção dos seus talentos.

O Banco tem uma visão holística dos seus colaboradores pelo que proporciona a este grupo de stakeholders condições para vivenciar datas especiais da sua vida pessoal, facultando, por exemplo, dispensas ao trabalho no dia de aniversário do colaborador e dos filhos, no início da escolaridade destes.

Foi igualmente estabelecido o não agendamento de reuniões após as 18h00 e a determinação das 21h00 como hora limite para utilização de edifícios centrais, desligando centralmente sistemas de iluminação e de ar condicionado e ventilação, como forma de evitar a permanecia nas instalações do Banco.

Com o objetivo de proporcionar aos seus colaboradores mais tempo para si e para os seus, o banco dispõe de um serviço de TakeAway NB nos seus refeitórios, possibilitando ainda a utilização de outras iniciativas que permitem a conciliação da vida pessoal  e profissional:
- NB Early Friday/ Late Monday: permitir a prestação de horas adicionais durante a semana, que compensem com dispensa na sexta-feira à tarde ou na segunda-feira de manhã, desde que seja garantida a prestação das 35 horas semanais;
- Compra adicional de férias: permitir a compra de 5 dias de férias adicionais, promovendo a conciliação da vida laboral com  o período de férias escolares dos filhos;
- Home office: trabalhar remotamente a partir de casa.

O Programa em junho de 2020 alcançou os seguintes resultados:

IndicadoresObjetivos 2020% do objetivo alcançado em junho 2020
Dispensa do Colaboradores em dias especiais 11 912 155%
Home office 630 327%
Colaboradores que aderiram à compra adicional de férias 580 59%
Colaboradores que aderiram ao #NB Early Friday / Late Monday 450 294%
Refeição Takeaway 82 500 166%

5. Responder às necessidades de ação social de responsabilidade social interna
O NOVO BANCO disponibiliza um conjunto de benefícios aos colaboradores, que não sendo retribuição monetária, fazem parte do pacote global de valor oferecido pela empresa e têm um impacto positivo em termos de poupança e satisfação pessoal.

Ao abrigo do seu Programa de Responsabilidade Social Interna o NOVO BANCO dispõe de uma política de atribuição de apoios aos colaboradores que em 2019 teve o seguinte desempenho:

Colaboradores no ativo

Apoio à educação - apoios à 1ª infância, escolar, bolsas de estudo, crianças e jovens com necessidades especiais:

  • 435 apoios à primeira infância no valor de 532 mil euros
  • 210 bolsas de estudo no valor de 164,1 mil euros
  • 73 apoios a crianças e jovens com necessidades especiais no valor de 90 mil euros
Colaboradores reformados

Apoio a seniores - comparticipação nos encargos com internamentos em lares, centros de dia, apoio domiciliário, medicamentos ou bens de primeira necessidade:

  • 66 apoios no valor de 126,9 mil euros

Os colaboradores podem ainda usufruir de condições especiais na oferta comercial do Banco, destacando-se o crédito com taxas de juros mais reduzidas. O Banco concedeu, em 2019, aos seus Colaboradores crédito à habitação e crédito de aquisição de bens de consumo, no valor de 16,8 milhões de euros. O total acumulado deste crédito perfez, em 2019, cerca de 283,7 milhões de euros.

O NOVO BANCO dispõe de 4 refeitórios e 4 bares, geograficamente colocados nas zonas de maior concentração de colaboradores com refeições a baixo custo e nutricionalmente equilibradas, tendo sido a primeira entidade nacional a adotar nas ementas servidas nos seus refeitórios, o conceito de “semáforo nutricional”.

Adicionalmente o Banco disponibiliza através Clube NOVO BANCO - Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo NOVO BANCO, um conjunto de atividades culturais, desportivas e de tempo livres aos seus colaboradores e familiares.

6. Cuidar da saúde, bem-estar e segurança no trabalho

O bem-estar físico, psíquico e social dos colaboradores é essencial para o Banco, sendo assegurado por via de uma política de saúde e bem-estar.

Em 2019, o NOVO BANCO foi distinguido na 14a edição dos Prémios RH promovida pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, com o premio "Saúde e Bem-Estar by MEDIS".

Com vista a melhorar a experiência do colaborador, promovendo o seu bem-estar holístico, através de um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar e da mitigação de riscos de saúde o NOVO BANCO lançou o programa "O meu lado B". Este programa visa proporcionar aos colaboradores experiências - workshops, conversas ao almoço, ateliers, conferências, entre outros, que abrangem 8 dimensões da sua vida, nomeadamente: saúde, exercício físico, alimentação, gestão emocional, família e lar, imagem pessoal, relações interpessoais, cultura e lazer, que formam a roda do bem-estar.

O NOVO BANCO dispõe de serviços clínicos, onde se encontram disponíveis as seguintes valências:   

  • medicina do trabalho
  • medicina curativa
  • serviços de enfermagem
  • consultas de psiquiatria
  • consultas de psicologia
  • consultas de nutrição
  • consultas de cessação tabágica
  • programas de check-up


Esta orientação estratégica ultrapassa o simples cumprimento das obrigações legais, tendo em conta que o NOVO BANCO disponibiliza a todos os seus colaboradores e a empresas do Grupo, serviços de saúde próprios, através de serviços clínicos existentes em Lisboa, no Porto e no Tagus Park. Os serviços clínicos disponibilizam consultas e exames de medicina do trabalho, medicina curativa e enfermagem.

Em 2019, foram efetuados:

  • 2 731 exames de medicina do trabalho (exames de admissão, periódicos e ocasionais)
  • 10 296 atos médicos (consultas e receitas)
  • 8 984 atos de enfermagem

NOVO BANCO efetua igual e regularmente, avaliações de risco aos locais de trabalho,  tendo em 2019 sido realizadas 109 auditorias de segurança às instalações, 104 IPAR, 11 avaliações ergonómicas, 26 avaliações de ambiente térmico e 26 de avaliação do nível de iluminação.